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comunicação corporativa

Comunicação corporativa: o que é? Quais as vantagens?

A sua empresa está de olho em como ela lida com a comunicação corporativa? Saiba que esse é um elemento essencial que influencia sobre a qualidade dos serviços, o engajamento dos colaboradores e o relacionamento com investidores.

Nesse caso não nos referimos apenas aos comunicados internos e à troca de informações entre gestores e colaboradores para a prestação dos serviços.

Ela se volta à construção da imagem da empresa e de sua transparência. Leia mais!

O que é comunicação corporativa?

Esse tipo de comunicação também leva o nome de assessoria de imprensa. Ela se refere à comunicação formal da empresa, da qual ela faz uso para mostrar mais de si, dos seus propósitos, conquistas e valores.

A comunicação do tipo corporativa serve para que a empresa assuma uma postura perante alguns assuntos. Outro ponto importante é que ela informa de maneira oficial questões que envolvam seus serviços, polêmicas ou panoramas internos.

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Ela engloba uma série de práticas que se dedicam a gerenciar a integração das formas pelas quais a empresa se comunica com os seus colaboradores, investidors e público. Considere algumas hipóteses:

  • Perfil oficial da rede social;
  • Comunicados em site institucional;
  • Posicionamentos perante a mídia;
  • Divulgação de resultados aos investidores e colaboradores e outros.

Para que serve a comunicação corporativa?

Esse tipo de comunicação das empresas serve para inúmeros objetivos corporativos. Dentre eles, é possível destacar:

  • Divulgação de releases e novidades;
  • Elaboração de planos para divulgação de parcerias e resultados;
  • Gerenciamento de crises para a imagem da empresa;
  • Propagação de valores da corporação;
  • Interação com os clientes, parceiros e fornecedores.

Quais são as vantagens de investir na comunicação corporativa?

A comunicação nesses moldes pode trazer inúmeros benefícios às empresas. Ela tem reflexos internos e externos e por isso deve ganhar a atenção da corporação que deseja se beneficiar dessa estratégia.

Veja os principais benefícios da comunicação corporativa para as empresas:

Atraia o público

A assessoria de imprensa busca demonstrar os valores de uma empresa e seu posicionamento perante a sociedade e as mais diversas questões que a envolvem.

Ao demonstrar quais são suas bases e no que acredita, a empresa pode gerar a identificação do público, que presta mais atenção e tende a se sentir à vontade para consumir produtos da marca;

Melhore o clima da organização

Com a comunicação corporativa a sua empresa oferta transparência com a equipe e evita notícias distorcidas. Os colaboradores passam a saber da própria empresa o que está acontecendo, quais são os louros e quais são os prejuízos atuais.

Isso também ajuda no sentimento de valorização, principalmente quando a assessoria busca dar rosto à corporação, demonstrando quem são os colaboradores que estão em sua base;

Fortaleça a cultura da empresa

Outra questão muito especial da comunicação do tipo corporativa é que ela permite que uma empresa fortaleça a sua cultura organizacional.

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Ela esclarece desde logo seus valores, objetivos e armas para isso. Os colaboradores tomam conhecimento de como agir, seu posicionamento.

Já os talentos que estão no mercado sabem o que esperar da sua empresa e podem se identificar de tal maneira a ter na sua corporação um objetivo final, um sonho de emprego;

Contorne problemas com a imagem da empresa

Infelizmente escândalos são recorrentes no mundo corporativo. Eles vão desde as ações judiciais até comportamentos de colaboradores ou gestores que possam sujar a imagem da empresa.

A mesma coisa se dá quando há relações da empresa com outras marcas ou fornecedores que se envolvam com algum tipo de escândalo. A cadeia é imensa.

Com a comunicação corporativa em dia, sua empresa pode desde logo desenvolver um plano de ação e dar comunicados oficiais. Isso não cria ruídos e não dá espaço para outras interpretações, havendo um posicionamento oficial da empresa.

Comunicação corporativa e Covid-19

Os tempos de pandemia exigem que as empresas se adaptem para além do home office. Elas devem tomar atitudes e postura diante do cenário que já vitimou quase 500 mil pessoas somente no Brasil.

A comunicação na forma de assessoria de imprensa, nesse caso, é uma forte aliada. É ela que permite que e empresa demonstre seus valores e preocupações com o cenário. A empatia deve ser praticada nesse sentido.

Segundo a especialista de gestão de crise, Ana Flavia de Bello Rodrigues, esse é um momento em que a comunicação pode aproximar a empresa dos colaboradores, do público e dos investidores.

“(…) Este é o momento de marcas e indivíduos assumirem o protagonismo exigido para a superação da crise, o que potencializa entre os stakeholders o senso de identificação, pertencimento e orgulho. (…)

É fundamental que marcas usem a comunicação de forma coerente com o momento e, claro, reforcem valores essenciais, como empatia e solidariedade”.

É possível utilizar a assessoria de imprensa no formato de comunicação corporativa para demonstrar esses valores e criar o senso de identificação com a marca. Separamos algumas formas de fazê-lo:

Demonstrar empatia

As empresas devem demonstrar que se importam com o bem-estar dos seus colaboradores e do público.

Isso pode ser feito com homenagens às vítimas, com a demonstração das adaptações feitas com foco na segurança e saúde dos envolvidos (como na adaptação dos locais de trabalho, adoção de home office ou concessão de todos os cuidados nos mínimos detalhes);

Use a comunicação corporativa em tempos de pandemia

Para dar o devido reconhecimento aos seus colaboradores que assumiram a tarefa de dar continuidade às atividades mesmo perante esse cenário conturbado. Conte as histórias de superação dos colaboradores;

Assuma projetos sociais e parcerias

A comunicação que a empresa promove com seus colaboradores, público e investidores, por canais oficiais, deve demonstrar os valores que a corporação tem.

Em tempos de pandemia, isso significa entender que são tempos de promoção de solidariedade, com parcerias para ajudar comunidades e pessoas que estejam em dificuldade, seja na distribuição de alimentos ou de materiais de segurança contra a Covid-19.

Tudo isso deve ser feito com delicadeza. A empresa não deve demonstrar estar “se aproveitando” do momento de crise e sim que está se adaptando para garantir o bem-estar de todos e que entende seu papel social para além do lucro.

Fica claro o quão importante a comunicação da empresa com seus colaboradores e de forma externa é. Isso traz às corporações novas responsabilidades para que se mantenham relevantes perante a concorrência e mantenham o vínculo com o público.


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