Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
covid-19 no trabalho

Covid-19 no trabalho: cuidados na volta ao escritório

As influências do Covid-19 no trabalho são grandes e notáveis, e atingem todos os tipos de empresas. A pandemia de Coronavírus exigiu que os ambientes de trabalho e as atividades laborais fossem readaptados para que respeitassem o distanciamento social necessário para a contenção pandêmica.

O home Office foi uma das principais medidas adotadas pelas empresas que decidiram por deslocar a prestação de serviços para as casas dos colaboradores. É por isso que o retorno ao ambiente de trabalho pode causar alguns transtornos e preocupações condizentes à saúde e proteção dos empregados e à segurança do ambiente de trabalho.

Separamos algumas dicas de como é possível retomar as atividades de trabalho no ambiente da empresa sem que isso signifique colocar em perigo os empregados.

Covid-19 no trabalho: Como gerenciar o retorno ao ambiente de trabalho

O retorno ao ambiente de trabalho deve ser feito com muito cuidado a fim de que a segurança e s proteção dos colaboradores sejam garantidas. É possível se utilizar de algumas dicas que auxiliam na organização do ambiente de trabalho para recepcionar novamente os empregados.

Todas elas auxiliam no cumprimento das medidas estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate ao Covid-19.

1.      Faça o retorno de forma gradual

Caso sua empresa esteja mantendo as atividades em home Office durante esse momento excepcional relacionado à pandemia, considere retornar as atividades presenciais de forma gradual.

É possível fazer isso de diversas formas. Uma delas diz respeito à retornar primeiro alguns setores e depois outros. Outra forma se baseia no revezamento, em que alguns empregados prestam serviços presencialmente num dia enquanto outros estão em Home Office e no dia seguinte há uma troca.

Isso é importante principalmente nesse primeiro momento em que estão sendo feitas as adaptações necessárias. Aproveite o retorno inicial para analisar os ambientes e as estruturas da empresa.

2.      Informe os empregados

Seus colaboradores devem estar plenamente cientes quanto à gravidade desse momento e sobre a necessidade de colocar em prática ações preventivas. Caso seja necessário desenvolva um planejamento interno em que as medidas de segurança são previstas e inclua políticas internas que devem ser seguidas pelos empregados.

3.      Disponibilize materiais de limpeza que permitam a prática da política interna

Para que as orientações e a política higiênica de sua empresa obtenham sucesso é importante que alguns cuidados sejam observados. A disponibilização de materiais de higiene pessoal como sabonetes e álcool em gel é indispensável.

É crucial que esses tipos de acessórios higiênicos estejam espalhados pela empresa e não apenas em um lugar. Um ótimo lugar para disponibilizar o álcool é a entrada dos setores. Caso seja possível também disponibilize um tubo do álcool para cada um dos empregados.

Outro ponto que não deve ser deixado de lado se refere à necessidade de uso de máscaras. Segundo especialistas o uso correto desse material de proteção pode diminuir o risco de contaminação em 80% em relação ao Covid-19 no trabalho.

As máscaras devem ser trocadas após 2 horas de uso. Disponibilize esse tipo de material aos empregados e os lembre constantemente quanto às medidas de segurança que devem ser observadas.

4.      Aumente a frequência da limpeza dos ambientes

A contaminação de superfícies corresponde a uma das principais formas de contaminação pelo Covid-19 no trabalho. Não raro essas superfícies contêm gotículas invisíveis ao olho nu cujo contato com a mão e com a boca, nariz ou olhos pode contaminar o indivíduo.

A empresa deve prezar pela limpeza e higienização dos ambientes. Uma boa forma de fazê-lo é aumentando a frequência da limpeza dos ambientes com suas equipes de limpeza. Não deixe de disponibilizar os materiais necessários, especialmente o álcool.

Estude formas de criar na empresa políticas que façam os próprios colaboradores realizarem a limpeza de suas mesas e materiais de trabalho, especialmente os de uso comum, constantemente. Essas medidas somadas podem ser a chave para evitar complicações advindas do Coronavírus.

5.      Faça as adaptações espaciais necessárias

O isolamento e o distanciamento social são de grande importância na luta contra o Covid-19 no trabalho e demanda que uma análise cuidadosa seja feita quanto ao espaçamento disponibilizado no ambiente laboral.

As mesas devem preferencialmente ficar a 2 metros de distância umas das outras. Caso sua empresa não possua o espaço suficiente é preciso se considerar a possibilidade de mudança para um espaço maior ou o revezamento do trabalho presencial.

6.      Seja exemplo aos colaboradores

Todos os gestores e ocupantes de cargos hierarquicamente superiores da empresa devem estar cientes sobre sua responsabilidade perante os demais colaboradores e trabalhar de forma a ser exemplo para eles.

De nada adianta a empresa recomendar ações e hábitos e apresentar materiais que demonstrem a gravidade da pandemia e como auxiliar no seu combate se os diretores e gestores não demonstram que tomam os cuidados necessários.

7.      Fiscalize o atendimento às regras internas

Não deixe de fiscalizar se as medidas de segurança adotadas pela empresa estão sendo devidamente colocadas em prática pelos empregados. A atuação deles é essencial para que se torne possível a proteção de todos os outros empregados.

8.      Atualize seus empregados com informações consistentes

Considere desenvolver informativos internos com atualizações sobre os números de infecções e mortes pela doença, quais as formas mais efetivas de proteção contra o Coronavírus e outros dados que se mostrarem relevantes.

É crucial que os colaboradores estejam devidamente informados pra que entendam a gravidade do momento e se atentem à prática das ações de segurança que foram estipuladas pela empresa.

9.      Adote um sistema digital de ponto

Outra maneira de evitar contaminações de Covid-19 no trabalho é apostando em um sistema de ponto digital que possa ser utilizado diretamente no celular do empregado ou sem contato físico com a máquina.

Para isso indicamos o sistema digital Oi Tchau que oferece tecnologia de marcação pelo reconhecimento da biometria digital. Não há necessidade de contato físico com a máquina que faz a marcação e filas são evitadas na medida em que o sistema leva 03 segundos para reconhecer uma face.

Esse sistema também pode ser usado pelo celular por um aplicativo próprio e auxilia no controle da jornada de trabalho e no respeito ao distanciamento social.

Essas 09 medidas são essenciais para que o retorno do labor realizado no ambiente da empresa seja seguro e não ofereça perigos aos colaboradores. Não deixe de considerá-las a garanta a segurança dos seus empregados.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau