Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
ética empresarial

Ética empresarial: o que você precisa saber sobre isso?

A ética empresarial é algo imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa e para o bom relacionamento entre as equipes e os colaboradores. É ela que permite que haja respeito mútuo dentro das relações de trabalho.

Ética é um conceito antigo e bastante difundido. E ela é importante para que o desenvolvimento de pessoas conjuntamente seja possível sem que se extravase o limite do aceitável e do respeito.

Saiba mais sobre a ética dentro das empresas a seguir!

O que é ética no trabalho?

Essa é a prática de conceitos éticos dentro do ambiente corporativo. É como se houvesse um tipo de manual (expresso ou não) de comportamentos que são ou não aceitáveis em um contexto.

Quando se analisa a ética com base no ambiente de trabalho, tem-se que ela se volta ao comportamento e às relações dos colaboradores, ao tratamento com os parceiros, com os clientes, superiores e colaboradores em geral.

ética empresarial

Para entender como ela se ilustra é necessário que antes nós vejamos qual é o contexto de ética, no geral. A partir disso é possível traçar e delimitar o que é a ética empresarial.

Conceito de ética e diferenciação dos valores éticos e morais

A ética é concebida pelos filósofos e estudiosos como uma série de conceitos que se revelam em regras e preceitos morais. Ela pode ser compartilhada por um grupo de pessoas ou pertencer a um indivíduo sozinho.

Ela se forma a partir de valores e princípios que são responsáveis por embasarem decisões e comportamentos. A ética se diferencia da moral pelo fato de que a primeira é interna enquanto a segunda é normatizada por regras e leis.

A ética no trabalho se ilustra como uma série de valores e princípios que orientam uma conduta. A forma de tratamento, a concorrência legal, a aplicação da empatia e a valorização pelo sigilo das informações internas fazem parte dela.

A ética será o sentimento que pode estar arraigado em um grupo. Já a moral demonstra tal status que obtém sua conversão em regra social.

Note que existem valores éticos que não serão morais. Existem valores morais que não necessariamente são éticos. E é possível que os dois se encontrem e se complementem.

Como a ética empresarial se ilustra no ambiente corporativo?

Segundo a especialista Márcia Gonçalves de Souza, autora do livro “A Ética no Universo Corporativo”, a ética se revela de diversas formas dentro de uma empresa.

Elas incluem a análise sobre a atuação dos colaboradores, o relacionamento que eles promovem entre si, com os gestores e clientes e o comportamento.

Tudo isso requer atenção corporativa para a verificação quanto ao respeito às diretrizes internas.

Veja o que diz a especialista:

É muito comum vermos empresas proporcionando cursos de liderança aos seus gestores. Entretanto, não é comum vermos empresas preocupadas em conferir se a aplicação desses ensinamentos está acontecendo.

Diante disso temos que não basta a empresa apresentar conceitos de atuação empresarial e ter a intenção de promover a ética.

Essa promoção somente ocorre quando os meios são dispostos no ambiente e quando a empresa trabalha ativamente e não de forma passiva.

Dentre os valores que se destacam como ética empresarial estão:

  • Integridade dos colaboradores para agirem de acordo com as regras internas de respeito à empresa e aos demais colegas ao longo da jornada de trabalho;
  • Sigilo de informações pessoais e empresariais que eventualmente sejam compartilhadas no ambiente de trabalho;
  • Responsabilidade com as atividades, o que inclui a observação dos horários,  prazos, tarefas e assunção de falhas e erros;
  • Respeito: o tratamento bondoso e educado entre todos os colaboradores, independentemente do seu grau de hierarquia, é essencial no ambiente de trabalho ético;
  • Exemplo: os gestores e líderes devem ser exemplos de ética dentro da empresa.

Qual a importância de promover os princípios da ética empresarial?

Veja alguns dos atributos positivos que a promoção da ética no trabalho traz às empresas de acordo com especialistas da área.

ética empresarial

Credibilidade nas atividades

Segundo a psicóloga Rafaela Sampaio, consultora organizacional, a promoção da ética nas atividades empresariais permite que estas exalem confiabilidade. Isso é essencial no mercado para as empresas e para os colaboradores.

Para as organizações o que importa não é só o desenvolvimento técnico. Você ser tecnicamente muito bom mas não ter aspectos morais e éticos comprováveis não interessa às organizações que sejam saudáveis. Então, trabalhar esses aspectos é um diferencial.

A empresa tende a fazer mais negócios e conquista a confiança do público e dos parceiros. Já os colaboradores encontram maiores chances de conquistar a vaga dos sonhos, manter-se nela e se desenvolver profissionalmente.

Competitividade saudável

A competitividade dentro das empresas é algo muito interessante. Ela apresenta desafios aos colaboradores que, para superá-los, devem buscar aprofundamento técnico e novas soluções para os problemas comuns do dia a dia corporativo.

Nessa hipótese a ética empresarial é crucial para que essa competitividade seja saudável. Os colaboradores devem competir em pé de igualdade e usando recursos legais. É isso que sustenta e ressalta Fábio Ávila, empresário:

O sucesso profissional tem na ética um de seus principais lastros. A competitividade com outros membros da equipe não deve causar desvios de ética, e é justamente dessa forma que irá tornar-se positiva para o crescimento profissional.

Melhoria do clima organizacional, desenvolvimento de relações de confiança e diminuição do turnover

Renato Soares, empresário, ressalta o poder da ética dentro das empresas para que haja confiança nas relações de trabalho.

 Quando eu tenho profissionais éticos, a chance de ocorrer uma fraude interna, furto, suborno, assédio ou desvio diminui. Todas as organizações querem que seus colaboradores sejam éticos, mas a busca por resultados às vezes se sobrepõe a isso.

Isso reflete na melhoria do clima da organização, que depende da relação entre os colaboradores e na confiança que possuem uns nos outros. Tudo isso auxilia na rotatividade de profissionais.


Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau