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Como fazer gestão da equipe de vendas trabalhando remotamente?

O trabalho home Office não só tem se tornado uma tendência do mercado de trabalho como também, em razão da pandemia de Coronavírus, tem sido cada vez mais utilizado. Contudo, como fazer a gestão da equipe de vendas trabalhando remotamente?

Essa tem sido uma dúvida cada vez mais recorrente, pois muitas empresas precisam fazer uma reestruturação imediata e completa a fim de que seus serviços continuem sendo prestados durante esse momento, sendo que os trabalhos das equipes são essenciais para isso.

Confira abaixo como promover essa gestão à distância e garantir o sucesso das suas atividades mesmo durante a prestação de serviços remotos.

Trabalho remoto durante a pandemia

O trabalho à distância, também chamado de home Office e de teletrabalho, é possibilitado pelo uso de aparelhos tecnológicos que conectam imediatamente pessoas, mesmo à distância. Dentre eles estão os aparelhos celulares, computadores, notebooks, tablets e outros aparelhos conectados à internet.

Além disso, existem diversos programas que são destinados para a facilitação da comunicação entre os colaboradores e seus gestores. Também existem ferramentas cujo uso se baseia no controle das atividades remotas, ou seja, para a gestão das equipes.

Essa gestão aplica-se inclusive sobre os trabalhos de vendas remotas.

Como manter as equipes de vendas ativas e de forma remota?

Dentre as diversas consequências da pandemia de Coronavírus e do distanciamento social necessárias, estão as restrições de viagens, assim como mudanças na demanda do mercado.

Isso estabelece novos desafios às equipes de venda que devem se reestruturar para enfrentar esse momento e garantir o pleno funcionamento das atividades dentro das limitações impostas pela época.

O trabalho remoto para as equipes de vendas, por si só, já apresenta uma dificuldade, eis que os clientes deixam de ser visitados e a comunicação entre empresa e cliente pode ser prejudicada. 

Diante desses fatores, separamos algumas dicas que podem auxiliar a sua empresa a resolver os problemas mais comuns que afetam equipes de vendas que estão trabalhando de forma remota neste momento.

Confira abaixo formas de manter a gestão sobre a equipe de vendas em trabalho remoto.

1.      Repense seu produto na perspectiva da pandemia e como ele pode ser útil

Primeiramente, analise seu produto como se você fosse um consumidor dele e pense de quais formas ele pode ser útil durante a pandemia. Dessa forma, é possível ressignificar a forma como ele é encarado pelo público e apresentado pelos vendedores.

Um novo olhar sobre o produto com a análise baseada nos tempos de pandemia nos quais vivemos auxilia a equipe de vendas a se munir de bons argumentos que demonstrem soluções apresentadas por sua empresa nesse momento.

Com base na área de atuação da sua empresa e nos tipos de produtos que são oferecidos, analise quais podem ser utilizados pelos consumidores em razão da pandemia.

Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode evidenciar em maior grau os produtos oferecidos para a prestação de trabalhos remotos. Por outro lado, empresas que trabalham com a venda de livros, por exemplo, podem indicar alguns para aproveitar o tempo da quarentena.

São diversas as possibilidades, basta usar a imaginação e encarar o seu produto como um consumidor, enquadrando-o na atual situação. Impulsione a sua equipe a fazer o mesmo!

2.      Deixe claras as políticas de trabalho remoto

A qualidade e sucesso do trabalho prestado de forma remota necessita, assim como as atividades realizadas presencialmente em outros tempos, ter regras claras sobre o seu funcionamento.

Deixe claro desde logo aos seus colaboradores da equipe de vendas como, por exemplo, devem ser feitos os contatos com os clientes.

Outros aspectos que devem ser esclarecidos são o horário de trabalho, a eventual necessidade de prestação de informações e relatórios, a manutenção de prazos, entre outros.

Além disso, caso haja o controle de ponto dos seus vendedores, utilize ferramentas que permitam a ele anotar os horários de entrada e saída, assim como os intervalos. Sempre deixe clara a necessidade de realização de intervalos normalmente.

3.      Incentive o uso de ferramentas tecnológicas

A tecnologia é, inegavelmente, um dos grandes curingas para os tempos de pandemia. Isso porque ela não só permite a realização do trabalho remoto, mas também oferece ferramentas que auxiliam no próprio contato com os clientes.

Portanto, além das tradicionais ligações e trocas de e-mails, a gestão de equipes de vendas remotas também deve direcionar os colaboradores na utilização de maneiras criativas de contato.

Por exemplo, se sua empresa trabalhar normalmente com visitas aos clientes, utilize nesse momento, em que o contato pessoal é contraindicado, ligações de vídeo com os clientes e apresentações de produtos e conceitos de forma remota.

Isso não só mantém os serviços com a máxima normalidade possível como também demonstra aos clientes o cuidado no atendimento deles e a exclusividade dada.

4.      Utilize ferramentas que auxiliem na gestão do ponto eletrônico

Com os colaboradores atuando em home office, é importante que algumas medidas sejam tomadas para a marcação de ponto aconteça corretamente. Existem soluções disponíveis no mercado que podem auxiliar nesse ponto.

Como a marcação de ponto através do smartphone do próprio colaborador, através do uso de aplicativo, reconhecimento facial ou por biometria. Assim o colaborador pode fazer a marcação do seu ponto de forma simples e prática.

A Oitchau possui uma solução perfeita para a gestão de ponto dos seus colaboradores, conheça mais aqui.

Gestão da equipe de vendas: Como promover?

Conforme citamos acima, o uso da tecnologia é essencial para que a prestação do trabalho remoto não apenas seja possível, mas mantenha sua qualidade.

Dessa maneira, invista no uso de ferramentas que possam auxiliar na comunicação entre os membros das equipes e os gestores, por exemplo.

Separamos abaixo algumas das melhores ferramentas para isso, que podem ser complementadas, por exemplo, por outros programas de anotação de cartão de ponto, assim como por aplicativos de celular tais como o WhatsApp que permitem uma rápida comunicação à parte.

Confira os melhores aplicativos para a gestão do trabalho remoto.

1.      Dropbox Paper

Primeiramente, indicamos o uso do Dropbox Paper para a estão do trabalho remoto da equipe de vendas. Ele é um dos mais conhecidos aplicativos para uso de trabalho colaborativo em home Office e também gestão efetiva das atividades, inclusive de vendas.

A ferramenta permite que atividades sejam delegadas, assim como a edição ou interferência de mais de um usuário dentro de uma aba de trabalho, o que pode ser interessante, por exemplo, para a estruturação de apresentações aos clientes.

O Dropbox também permite o compartilhamento de diversos tipos de arquivos como áudio, texto e vídeo, o que se torna importante mediante a possibilidade de apresentação de relatórios de vendas e outros.

Por fim, cabe ressaltar que as interações ocorrem em tempo real e o acesso ao trabalho pode ocorrer apenas pelo compartilhamento de um link, o que facilita a agilidade das atividades.

2.      Google Keep

Dentre as várias ferramentas da empresa Google está o Google Keep, que é destinado justamente ao trabalho realizado de forma remota e pode ser aplicado para a gestão da equipe de vendas em home Office.

Ele corresponde a uma excelente ferramenta, que pode substituir de maneira completa o pacote Office do Windows e permite edição online.

Isso quer dizer que ele possui ferramentas de criação de texto e imagem, assim como de reprodução de vídeos e criação de planilhas. Todas elas são oferecidas conjuntamente à possibilidade de criação e distribuição de tarefas.

3.      Trello

Outra conhecida ferramenta para gestão remota da sua empresa, inclusive para a equipe de vendas, é a oferecida pela Trello. Ela é uma das mais completas disponíveis no mercado, sendo a escolha de diversas empresas.

Nela, é possível distribuir tarefas e controlar o tempo de execução pela sua equipe de vendas, o que é ótimo para o controle de metas. Os prazos da Trello disparam alarmes ao serem ultrapassados.

Também permite o compartilhamento de arquivos e a adição de observações neles por outros usuários permitidos na aba de trabalho, o que novamente é muito importante para uma equipe de vendas.

4.      Zoom

Por fim, você também pode instituir o uso do Zoom, uma ótima ferramenta que permite a realização de vídeo chamadas entre várias pessoas. Aliás, uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que os áudios não se sobrepõem, o que auxilia na organização da reunião.

Embora essa ferramenta contasse com tempo máximo para sua utilização em uma única reunião, anteriormente, atualmente ela não possui tempo máximo de duração.

Veja também: O que você precisa saber sobre Internet das Coisas

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