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Valuation: Práticas e venda de empresas!

O valuation, você conhece? Ele corresponde a uma técnica aplicada para avaliar o valor de uma empresa ante a possibilidade de venda da própria organização.

Está diretamente atrelado à possibilidade de atração de investidores e compradores e pode ser a chave necessária para garantir o sucesso de uma transação desse tipo.

Abaixo, conheça com maiores detalhes como essa técnica se aplica, onde ela pode ser útil e como aplicá-la.

Valuation para venda de empresas: Avaliação de organizações

Esta metodologia é muito interessante na medida em que permite tanto ao comprador quanto à organização que está sendo vendida obtenha conhecimento se o valor que está sendo pago ou recebido é condizente com a empresa negociada!

O termo é uma expressão inglesa que se traduz exatamente como “Avaliação de empresas” e é destinado à precificação de uma organização privada. Ela leva em consideração diversos aspectos importantes nos quais estão inclusos a possibilidade de retorno do investimento financeiro e a estipulação de preços justos.

Note que essa não é uma tarefa fácil. Existem diversos aspectos internos que influenciam no valor de uma empresa e que podem valorizá-la ou desvalorizá-la.

Vantagens de aplicação do Valuation

Listamos os principais aspectos importantes de se aplicar esse tipo de método de precificação em uma empresa que está à venda ou que possa ter interessados em sua compra. Todos eles são importantes ao comprador, que pode analisar se está fazendo um bom negócio, quanto ao vendedor, que pode entender qual o preço justo de sua organização para não sair no prejuízo!

1.      Identificação de possíveis falhas

Falhas internas da empresa podem ser identificadas com a aplicação dessa metodologia de precificação. Ela irá analisar todos os procedimentos internos, a produtividade, o fluxo de caixa e os gastos que são demandados para realização das atividades.

Atividades que gastam demasiadamente e que podem ser melhoradas podem ser identificadas. Processos que podem ser agilizados, automatizados e cuja produção pode aumentar são notadas e não passam despercebidas pela análise geral sobre a empresa.

Isso auxilia de sobremaneira na precificação da organização. Imagine que em um primeiro momento a empresa pareça funcionar plenamente e que na análise são notadas falhas de produção e necessidades de investimento para melhoria das atividades. Nesse caso, o valor de venda da instituição pode ser limitado.

2.      Analisar a posição da empresa perante a concorrência

A compra de uma empresa envolve o posicionamento que ela ocupa perante o mercado em relação às organizações que prestem os mesmos tipos de serviços ou ofereçam serviços de mesma natureza.

A empresa que está sendo vendida ocupa uma boa posição? Ela apresenta destaques e diferenciais em relação às demais de mesma natureza? Sua imagem perante o público é boa? Os procedimentos são tão modernos quanto os adotados pelas demais organizações?

Todos esses questionamentos são imprescindíveis no Valuation, sendo essenciais na precificação de uma organização privada.

3.      Análise de riscos do investimento

Outro ponto que não pode passar batido se relaciona ao risco de investimento. Muitas organizações se dedicam a negócios novos, ou que sofrem variação de busca ao longo do ano e cuja produção pode ser cara ante ao risco de retorno.

A técnica de precificação de uma empresa está totalmente atrelada ao risco de investimento que deve ser analisado para que sejam evitadas surpresas desagradáveis e ausência de lucro futuro.

Tipos de precificação empresarial

A técnica que se dedica à estipulação de valores de venda de uma empresa e que pode justificar a qualidade ou ausência dela em um investimento possui diversas modalidades. Cada uma delas se aplica a questões específicas da organização e são extremamente relevantes. Abaixo, veja quais são elas.

1.      Contábil

A contabilidade da organização é analisada nessa modalidade de Valuation, o que se dá pela conferência do Balanço Patrimonial e da organização e normas de contabilidade da empresa.

2.      Mercado de ações

Essa segunda modalidade calcula o valor de uma instituição privada a partir do preço das ações da empresa que são negociadas no mercado de ações (Bolsa de Valores) no momento em que as negociações de venda da empresa são feitas.

O valor de venda passa a aumentar com ações valorizadas e diminuir quando elas se mostram desvalorizadas no mercado de ações.

3.      Fluxo de Caixa Descontado

Nesse caso a metodologia de precificação da empresa é colocada em ação de forma muito mais complexa. São analisados fatores inúmeros, como histórico da organização, mercado interno e externo, investimentos necessários e possibilidades de alcance de lucro futuro.

4.      Por liquidação

Quando aplicado por liquidação, o método diz respeito a uma empresa está encerrando suas atividades e está se retirando do mercado. São calculados os bens e direitos, chamados de ativos, e deles são diminuídos os passivos, que se traduzem em deveres e obrigações.

Isso permite que seja analisado quanto a empresa vale, mesmo que esteja sendo encerrada. Todos os materiais internos são levados em consideração e inclusive o capital humano é alvo de análise.

5.      Múltiplos de Mercado

A última forma de metodologia de precificação é muito parecida com o de Mercado de Ações e se diferencia por fazer a análise com base nos preços praticados no mercado.

Para isso outras empresas semelhantes são analisadas a fim de que haja a estipulação de uma média de preços, diminuindo o de uma organização menos atualizada em relação às demais ou aumentando quando ela se mostrar mais desenvolvida e com melhores tecnologias.

Como aplicar o Valuation na Venda de Empresas?

Agora que você já conhece as vantagens dessa técnica e quais são as diversas formas de liquidação de uma organização, é importante saber como é possível colocá-la em prática para vender sua empresa ou comprar outra na qual haja interesse.

Para isso é necessário que alguns aspectos entrem no seu radar a fim de que o valor não seja muito abaixo daquele de mercado ou acima dele. Essas técnicas se valem do estudo de vários aspectos internos e externos à organização que serão analisados independentemente da modalidade que for escolhida.

É preciso se analisar o fluxo de caixa, as oportunidades de investimento e as taxas de risco. Os resultados de todos eles serão somados e ao final é possível entender qual será a precificação justa para a venda e compra da empresa que se analisa.

Com essas técnicas as transações comerciais que envolvem compra e venda de organizações privadas se tornam muito mais seguras para todas as partes envolvidas. Não deixe de considerar a aplicação do Valuation e afaste todas as possibilidades de prejuízo empresarial!

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