Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Como controlar atividades de funcionários de campo?

Até bem pouco atrás, controlar as atividades dos funcionários de campo representava um grande desafio aos gestores. Afinal de contas, como saber com certeza se o funcionário está cumprindo as atividades de sua jornada quando ele está fora do ambiente de trabalho?

Graças ao desenvolvimento da gestão de pessoas e ao papel que o avanço da tecnologia desempenha, os gestores consegue realizar este controle com muito mais eficiência e agilidade, podendo focar sua atenção no que realmente importa: alcançar as metas da empresa.

Equipes externas, de campo e colaboradores remotas já são parte da realidade de muitas empresas e, por esse motivo, também surgiu a necessidade em controlar suas atividades de forma eficiente.

Mas afinal, como fazer isso? O que é preciso para que este controle se torne algo mais simples e eficiente?

É isso que vamos explicar. Continue a ler e saiba mais.

 

O controle das atividades de funcionários de campo

Quando se fala em controle das atividades de funcionários de campo, o desafio vai além do controle de horas.

Como garantir que estes funcionários se mantenham produtivos? Como garantir que as metas traçadas sejam alcançadas?

Pensando nisso, selecionamos abaixo algumas dicas para ajudá-lo no controle de atividades desses colaboradores.

Confira!

Controle de Ponto

Conte com a ajuda da tecnologia para monitorar as atividades dos funcionários de campo

A melhor forma de garantir que seus colaboradores estejam no local e horário marcados e desenvolvam suas atividades é com a ajuda de softwares e sistemas que permitem o controle de jornada em tempo real.

O sistema do Oitchau é um exemplo disso. O aplicativo utiliza o rastreamento por GPS para determinar a localização exata em que o funcionário se encontra, além de poder acompanhar a jornada por meio de relatórios atualizados.

Com o Oitchau o gestor também faz o acompanhamento em tempo real da rota que o funcionário utiliza para se dirigir ao local de trabalho externo por meio de pinos de localização no mapa do sistema.

O aplicativo é baixado no smartphone do colaborador e o registro de horário é feito por meio de mecanismos anti fraude de ponto que garantem a veracidade das informações inseridas. Todas as vezes que um dos limites é ultrapassado, o gestor é notificado e pode saber no mesmo momento o que está acontecendo.

Além disso, o gestor pode criar jornadas exclusivas a cada um dos funcionários e definir limites para o registro de ponto, como nos casos de atrasos e saídas antecipadas. O gestor define, ainda, se é permitido ao colaborador realizar horas extras, evitando surpresas na hora do pagamento.

O gestor consegue, ainda, visualizar o nível de bateria atual do colaborador externo. É possível utilizar o Oitchau pelo smartphone (Android e iOS) e pela Web.

 

Planejamento é o segredo do controle de atividades de funcionários de campo

O planejamento é ainda mais importante quando se trata de equipes externas. Os colaboradores de campo precisam estar completamente cientes das metas traçadas para que saibam exatamente o que é necessário ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

No caso de equipes, é importante determinar as metas individuais e coletivas, para que os funcionários entendam o papel que desempenham no cumprimento de tarefas.

Vale ressaltar, ainda, que o planejamento (coletivo e individual) deve ser feito para objetivos a serem atingidos em curto, médio e longo prazos. Dessa forma, evita-se a procrastinação de desenvolver os projetos, deixando tudo para a última hora e dando margem a erros graves.

 

Prazos são importantes às equipes de campo

Prazos fazem parte do planejamento. Para que uma meta seja alcançada é importante determinar prazos para que as tarefas sejam cumpridas até que se chegue ao objetivo. 

Por esse motivo, determinar os prazos para cada tarefa e para cada objetivo é fundamental para manter as equipes externas produtivas e com o foco necessário para entregar resultados.

O gestor deve, ainda, acompanhar todos os relatórios produzidos para que possa identificar problemas e oferecer soluções nos projetos desenvolvidos pelos funcionários e garantir que os prazos sejam cumpridos.

 

Como pode acompanhar, as dicas para controlar as atividades são simples, porém eficazes. Cabe ao gestor determinar o escopo de trabalho do colaborador externo e conduzi-lo eficientemente rumo ao alcance de metas individuais e coletivas.

 

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau