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Business Partner: qual é a sua função na empresa?

O Business Partner é um profissional experiente que atua na área de Recursos Humanos, onde o seu papel é muito mais estratégico, com interface direta com os líderes organizacionais, visando uma atuação muito mais direcionada aos objetivos. 

Não existe um papel fixo a ser desempenhado por este profissional: cada empresa pode necessitar de um tipo de demanda específica.

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Sob este contexto, com o investimento cada vez mais massivo em culturas empresariais fortes, que incentivem a diversidade e inclusão, as organizações passaram a repensar a função do RH no seu dia a dia e, neste sentido, essa área vem ganhando mais força.

O que um Business Partner faz?

Diferente do que muitos imaginam, o Business Partner não é o vice-presidente ou o gerente de Recursos Humanos, o Business Partner atua como um consultor na área de RH, para construir relacionamentos e propor novas ações para humanizar as áreas da companhia.

Esse modelo de parceria pode ser usado para organizar a maneira como as funções e rotinas de RH são executadas.

No seu cerne, está a crença de que o RH como uma função precisa estar muito alinhado com o topo e o centro da estrutura da organização, o mesmo acontece com líderes e gerentes.

Dessa forma, as funções de RH visam aprimorar os objetivos organizacionais e agregar valor. O Business Partner faz do RH, sendo uma parte da estratégia organizacional, e não uma função de pessoal, que é reativa.

Na prática, o seu papel é o de garantir que políticas e procedimentos do departamento de RH atenda as demandas de um projeto em específico.

O objetivo é ter um foco menor em administração, conformidade e gerenciamento, e aumentar o foco na parte humana e estratégica na área de RH.

Entendendo um pouco mais sobre a atuação desse profissional

O Business Partner é incluído em conversas sobre o futuro, missão, objetivos e estratégia geral da empresa. E, embora ele não seja membro da equipe executiva ou da diretoria, tem voz no que diz respeito ao RH. 

Suas opiniões e ideias são valorizadas, além disso, ele tem plenos poderes de oferecer recomendações, tomar decisões e cumprir metas.

Para ser considerado apto para esta função tão importante aos recursos humanos, é necessário identificar problemas, ouvir ideias e articular soluções. 

Quais são as principais atuações e abordagens do Business Partner?

Este profissional precisa ser generalista e ter um certo conjunto de habilidades e conhecimentos. Bem como, entender o que acontece em praticamente todas as áreas de uma organização, e, neste sentido, propor como o RH pode beneficiar esses aspectos. 

Portanto, para que essa parceria seja eficaz, tudo depende de sua implementação e das pessoas estarem confiantes e engajadas no seu trabalho. Entenda um pouco mais sobre as abordagens e atuações a seguir. 

Abordagem estratégica proativa

Os profissionais de RH devem sempre trabalhar seguindo um conceito de proatividade aliado a estratégia geral do negócio. Mas, o que isso significa na prática?

Trata-se de atuar na definição de objetivos, de agregar mais valor para a empresa e resposta direta aos desafios impostos, como por exemplo, aumentar o nível de aprendizado de alguns times.

Logo, é possível pensar em incentivos para pós-graduação, MBA, e programas que são voltados para aumentar o conhecimento do colaborador, trabalhando o capital humano de forma estratégica.

Atuar na rentabilidade corporativa

A relação custo-benefício sempre foi um ponto de discórdia para a função de Recursos Humanos, visto que é uma área focada no capital humano e não no financeiro. 

No entanto, existem formas de “abraçar” as duas frentes de atuação, trazendo ações focadas na parte humana, mas com impactos diretos na rentabilidade financeira.

Criar e incentivar conexões positivas

Para ter um trabalho de Recursos Humanos é bem-sucedido, é preciso estabelecer relações positivas e produtivas, propiciando um ambiente no qual a colaboração é palavra de ordem.

Isso pode ser promovido por meio de ações diárias ou em treinamentos focados em criar/melhorar tais ações, visando estreitar laços e desenvolver um ambiente mais amigável e colaborativo.

Business Partner RH x gerente de RH

Os dois cargos têm funções separadas e representam modelos diferentes de realização de serviços de recursos humanos dentro da empresa. Entenda um pouco mais sobre eles a seguir e saiba a diferença das atuações em uma empresa.

Gerente de RH

O trabalho do gerente de RH se concentra em desenvolver políticas e aplicar procedimentos, que estão descritos na CLT, na CCT ou nas políticas internas que norteiam a empresa.

Essa posição é responsável por sistemas como processamento de folha de pagamento, recrutamento, contratação, administração de pessoal e muito mais.

Além disso, ele tem responsabilidade com a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, por meios do benefícios, por exemplo e reforço da cultura organizacional.

Business Partner

Por outro lado, o Business Partner RH não tem responsabilidades administrativas em relação a uma área.

Sua principal função é trabalhar com as lideranças da empresa e demais executivos para ajudar a orientar e comunicar uma estratégia geral, além de atuar na criação e implementação de novos projetos.

No entanto, é válido ressaltar que esses profissionais podem, sim, trabalhar em conjunto com o departamento, oferecendo consultoria à equipe executiva sobre questões e iniciativas de RH.

Eles podem ajudar no desenvolvimento de iniciativas e estratégias de Recursos Humanos que afetam toda a organização. Dessa forma, é possível ter uma atuação em conjunto desses profissionais!

Quais são suas funções em relação à empresa?

O Business Partner deve ser tratado como parceiro do negócio, sendo aquele profissional que pensa e age como um. Mas, na prática, sua atuação deve ser focada em alguns pontos. 

Entender o negócio

Compreender o que faz a empresa funcionar e quais são os seus pontos cegos. Com frequência ele pode olhar para todas as partes isoladamente, depois, observar como elas operam juntas e, novamente, o que atrapalha seu bom funcionamento. 

Além disso, o Business Partner precisa conhecer muito bem os concorrentes para identificar onde a corporação está posicionada, e se está oferecendo um produto ou serviço justo em relação ao que está sendo praticado no mercado. 

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Ser criativo

Qualquer pessoa que observe o que a empresa precisa apenas a partir da perspectiva de seu próprio departamento (RH, TI, Marketing, ou seja qual for), pode ter a sua ideia levada à frente.

Porém, ela é deixada de lado, pois pode ser um impedimento para o sucesso da organização naquele momento. Esse profissional oferece o melhor dos dois mundo e age com criatividade para determinar o que melhor serviria o negócio em geral. 

Ser extremamente útil

Ajudar todas as áreas a atingirem suas metas. Fazer coisas que facilitem o alcance desses objetivos, ou, no mínimo, criar e compartilhar ideias que apoiem a conquista delas.

Se coisas boas acontecem aos negócios como resultado de um Business Partner estar envolvido nos projetos, ele é geralmente convidado a voltar.

Ouvir todos os lados

Esse profissional deve ser profundamente curioso e fazer um trabalho árduo em relação a ouvir o que as pessoas têm a dizer. 

E fazer isso quantas for necessário para garantir que entendeu. Ouvir com atenção o que acontece no cotidiano das empresas gera um monte de novas informações.

Ou seja, novos insights que acabam aumentando a chance de se entregar projetos bem sucedidos, nos quais todos os departamentos serão contemplados.

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