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Liderança empresarial: Diferenças entre um chefe e um líder?

O termo liderança vai muito além do que lidera uma equipe, capitanear seus colaboradores em uma jornada de conhecimento e evolução, onde o líder também evolui, junto com sua equipe. 

Há pouco mais de uma década, acreditava-se que o chefe era a autoridade máxima dentro de uma empresa, não pela sua capacidade de liderar um negócio, mas simplesmente por estar em uma posição acima de outros colaboradores.

Em linhas gerais, ainda hoje, como pequenas empresas são comandadas por seus representantes, mas isso não quer dizer o que esses chefes são líderes.

Isso ocorre porque, ao passar o tempo, percebemos a importância das relações humanas dentro do ambiente de trabalho e, assim, o distanciamento chefiado é liderado.

Infelizmente, nem todo chefe é um líder. Uma boa notícia é que ele pode vir a ser-lo.

No artigo de hoje, abordaremos como principais diferenças entre um chefe e um líder para quem pode identificar o caminho que precisa percorrer para transformar nenhum líder que sua empresa precisa. Confira!

Ponto Eletrônico

A autoridade é conquistada, não imposta

A primeira grande diferença entre um chefe e um líder está na questão sobre a autoridade. Normalmente, o chefe é quem manda. Contudo, a autoridade que ele exerce não costuma ser algo que ele conquista, e sim, impõe por sua posição.

Os colaboradores obedecem ao chefe mais por medo do que por respeito e admiração. Por isso, sua palavra é ordem, mesmo que seja uma ordem que não tenha surgido como estratégia de mercado, mas por puro capricho.

Já os líderes, como mencionado, é aquele que conquista ou respeita os colegas, porque simplesmente não manda e os colaboradores obedecem. Sua influência (positiva) no ambiente de trabalho acontece pelo seu exemplo: ele é o primeiro a testar suas estratégias e propor melhorias, se isso for preciso.

Além disso, o líder sabe que o sucesso de uma empresa depende do conjunto. Por esse motivo, suas decisões são tomadas depois de muito diálogo e troca de idéias com os colaboradores, pois ele inclui o papel de cada um dentro da empresa.

Enquanto que para o chefe, os colaboradores são apenas subordinados, para o líder, os colaboradores são peças essenciais dentro de um contexto maior e que, juntos, conseguem conquistar tudo ou o que é proporcional a fazer.

A liderança de uma equipe toma decisões pensando no coletivo

Mais uma vez, qual a diferença entre o chefe e o líder envolve uma concentração de poder.

O chefe acredita que ele é o responsável pelas boas idéias e pelo sucesso da empresa. Seus colaboradores são apenas peças que reproduzem suas ordens. Se a meta foi atingida, o mérito é exclusivo dele.

Vaidoso, o chefe gosta de apreciar o mesmo por sua boa sorte e possui idéias, finalmente, por si mesmo, é o único capaz de levar uma empresa ao sucesso.

O líder, por sua vez, envolve todos os colaboradores (ou líderes dos departamentos em empresas maiores) em suas estratégias de mercado.

Para ele, se tiver uma boa ideia, poderá tornar-se ainda melhor com contribuições de outros; finalmente, ele saberá que cada um dos melhores e com diversidade pode ser o segredo para ser bem-sucedido em todas as questões.

Para o líder, comandar uma empresa significa compartilhar a responsabilidade de levar a alcançar suas metas, já que todos estão no mesmo barco. Por esse motivo, entender o que é um sucesso (ou um fracasso) de um é o sucesso (ou um fracasso) de todos.

Descentralização do poder é uma atitude de liderança competente

Enquanto os chefes se sentem capazes de centralizar todo o poder da empresa sobre si mesmos, os líderes se sentem mais fortes e preparados para descentralizar o poder.

Isso significa que as vantagens do ambiente de trabalho são compartilhadas, motivando cada colaborador a dar o melhor e entregando os louros da vitória a cada responsável por ela.

Mesmo que o chefe aparentemente exclua os seus “subordinados”, isso é apenas uma cortina de fumaça: eles continuam decidindo pelos outros bastidores e compartilhando os méritos das conquistas.

O líder delega, permite que os colaboradores tenham capacidade para tentar e fazer, e dar todo o reconhecimento a quem executar uma tarefa.

Compartilhando informações

Informação significa poder e, por isso, dificilmente o chefe passa para frente como informações que chegam até ele.

Isso ocorre, porque ocorre porque os demais não possuem patente para permanecer por dentro do que foi confiado, mas também porque, sem fundo, o chefe tem medo de ser passado para trás. Afinal de contas, é ou não possível em outro lugar.

Já o líder tem um filtro para obter informações: recebe ou retira a responsabilidade de responsabilidade e passa adiante como informações que podem ser mais usadas pelos colaboradores.

Como mencionado, o líder conhece bem o papel de cada um de seus colaboradores dentro da empresa e como a informação pode usar-los a desenvolver pessoal e profissional.

Como notou, há um grande abismo de diferenças entre chefes e líderes. Em qual perfil você se encaixa?

Como ser um líder de sucesso?

O primeiro passo para um líder de sucesso é ter em mente que a sua maior preocupação deve ser o sucesso dos colaboradores da sua equipe, que precisa viabilizar e capacitá-los, para que eles possam caminhar seguros, de que estão fazendo um bom trabalho.

Esse é o tipo de pensamento que difere um chefe de um líder, pois enquanto o chefe está preocupado em delegar atividades e tarefas, para ter o mérito da conquista, o líder tem convicção que é o sucesso da sua equipe, também será o seu sucesso.

Qualidades de um líder de sucesso

  1. Otimista: O líder possui sempre uma visão otimista dos fatos, está sempre em busca de uma oportunidade, mesmo que a situação não seja favorável.
  2. Competência: É necessário que o líder tenha desenvolvido suas competências técnicas, para que seja possível compartilhar e trocar com a sua equipe. Manter uma boa relação de trabalho com os membros da sua equipe, faz parte desse desenvolvimento de competências.
  3. Organização e planejamento: Sem que seja realizado o planejamento adequado, não é possível liderar em busca de resultados relevantes para a empresa. Para ser um líder de sucesso, é necessário manter um planejamento adequado, para que todas as entregas sejam realizadas com qualidade e no tempo esperado.

Traços de um bom líder

Delegação

É importante aprender as atividades que precisam ser delegadas e as atividades que precisam ser desenvolvidas e entregues pela liderança. A delegação correta impacta, de forma positiva, na carreira dos membros da sua equipe e ajuda na construção de uma carreira sólida.

Delegar atividades ajuda a promover novos líderes, de forma sucessiva, através de um plano de carreira por parte da empresa.

Lembretes ao delegar:

  • Reconhecer o colaborador correto, o responsável pela entrega realizada com excelência e qualidade.
  • Discuta e tenha uma comunicação aberta com a equipe sobre os papéis e responsabilidades.
  • Em processos de avaliação, estabeleça critérios claros para avaliar seus colaboradores, de acordo com cargos, atividades e entregas.

Liderança pelo exemplo

Liderar pelo exemplo pode parecer fácil, mas apenas os bons líderes podem ser bem sucedidos e consistentes com isso. Praticar o que se prega com ações é muito difícil, especialmente para os novos líderes. Os colaboradores precisam de inspiração e exemplo, e esse exemplo deve partir da sua liderança.

Apesar de parecer desafiador, é gratificante, quando você percebe que a sua equipe está seguindo seus passos, e caminhando firme em direção aos objetivos traçados por cada um dos membros.

Feedback contínuo

Fornecer feedback contínuo ajuda os membros da equipe a identificar suas áreas de melhoria. Além disso, lembre-se de que isso deve acontecer nos dois sentidos. O crescimento do líder e da equipe acontece nas trocas de opiniões, ideias e conhecimento. O líder, para ser bom, precisa saber escutar, e melhorar, quando for necessário.

Os verdadeiros líderes também devem buscar o feedback dos membros de sua equipe para conhecer suas áreas de melhoria. Eles também analisarão o mesmo e agirão sobre ele, se necessário. Essas sessões de feedback devem ocorrer continuamente para manter a boa saúde da equipe

Veja também: Gamificação: Como usar o treinamento de colaboradores

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