dinâmicas em grupo

Dinâmicas em grupo: quais são as melhores técnicas?

A dinâmica em grupo é utilizada amplamente em empresas de grande porte e como etapa decisiva em diversos processos seletivos. É por meio dela que se avalia a capacidade de trabalho em equipe dos colaboradores.

Dentro do ambiente de trabalho, a dinâmica de grupo exerce, ainda, um papel mais importante a de integrar os colaboradores para que possam trabalhar harmoniosamente em equipe.

Além de compartilhar informações e serem levados ao objetivo comum a todos, o sucesso da empresa e de quem faz parte dela.

Listamos abaixo as melhores técnicas de dinâmicas em grupo para serem aplicadas em sua empresa. Acompanhe!

Conheça as melhores práticas sobre dinâmicas em grupo

Antes de aplicar qualquer técnica de dinâmica em grupo, é preciso ter em mente que seu objetivo principal é promover o relacionamento interpessoal e a convivência harmoniosa com as diferentes personalidades que compõem o ambiente de trabalho.

Além de promover a consciência de trabalho em equipe e incentivar os colaboradores a descobrirem novas maneiras de trabalharem juntos, novas maneiras de lidarem uns com os outros e de superarem situações adversas ou de crise juntos.

Nos treinamentos periódicos propostos pela empresa, a dinâmica tem, ainda, o objetivo de fazer com que todos os colaboradores se conheçam e possam aprimorar suas relações.

Vamos conhecer as técnicas de dinâmicas?

1. Dinâmica em grupo da confiança

  • Objetivo: estimular confiança mútua e comprometimento.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: objeto pessoal de cada participante que tenha valor emocional.

Como fazer:

  1. Coloque todos os objetos pessoais trazidos dentro de um recipiente em que não seja possível identificar seus donos.  
  2. Faça um sorteio, como se fosse a brincadeira de amigo oculto (amigo secreto). 
  3. Cada sorteado receberá um objeto e ele deverá descobrir a quem o objeto pertence. 
  4. Determine um tempo em que os participantes deverão ficar com o objeto do outro. Incentive a troca de bilhetes com perguntas para que eles tentem descobrir quem é o dono.  
  5. No dia marcado, os participantes deverão dizer a quem o objeto pertence e como conseguiram chegar à conclusão. Deverão contar, também, os cuidados que tiveram com o objeto recebido.

2. Dinâmica em grupo do conhecimento

  • Objetivo: conhecer uns aos outros, promover o bom relacionamento, identificar traços de personalidade e preferências.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: papel e caneta.

Como fazer:

  1. Cada participante escreve em sua folha duas características ou manias dele.
  2. Recolha os papéis e os redistribua aleatoriamente.  
  3. Ao receber o novo papel, o participante deverá fazer mímicas das características ou manias descritas. 
  4. O grupo precisa adivinhar a quem o papel pertence originalmente.  
  5. Após a participação de todos, cada um deverá dizer o porquê de ter escrito aquelas características e manias no papel.

3. Dinâmica da comunicação

  • Objetivo: praticar a comunicação não-verbal por meio de gestos e comportamentos.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: nenhum material extra.

Como fazer:

  1. Os participantes deverão ser divididos em duplas aleatórias. Evite colaboradores que já se conhecem. 
  2. A dupla deverá se comunicar durante 15 minutos sem falar ou escrever. 
  3. Passado o tempo, cada um deverá contar como foi a experiência e se entendeu o que o outro quis comunicar.

4. Dinâmica da integração

  • Objetivo: aprofundar a integração e a comunicação não verbal entre membros de uma equipe.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: som ambiente com música instrumental.

Como fazer:

  1. O orientador da dinâmica aponta que os participantes fiquem de pé, formando um círculo. 
  2. Depois, todos devem se concentrar e olhar nos olhos uns dos outros. Ao encontrar e fixar o olhar com alguém, os dois deverão se deslocar para o centro do círculo, se abraçar e se colocar um no lugar do outro. 
  3. O exercício deve continuar até que todos tenham passado pelo processo, fazendo com que barreiras sejam derrubadas sem que ninguém precise dizer uma única palavra.

Este exercício pode ser aplicado juntamente com outras dinâmicas, servindo de fechamento.

5. Dinâmica em grupo das características

  • Objetivo: fazer com que cada um destaque suas as características que julgar importantes ao mesmo tempo que faz com que os outros do grupo lhe conheçam ainda mais.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: o coordenador deve escrever 11 tipos 11 tipos psicológico em 11 papéis e os deixar em um saco para sorteio mais tarde.

Como fazer:

  1. Cada integrante deverá tentar se vender em apenas 5 minutos. A ideia é que eles usem suas características e se transformem em um produto.  
  2. Antes de começar a apresentação, o indivíduo deverá tirar 1 papel do saco e somente o abrir quando o coordenador pedir, o que acontecerá durante sua apresentação. 
  3. Sem qualquer interrupção, a pessoa deve abrir o papel e incorporar o tipo psicológico do papel durante a apresentação.  
  4. O que está escrito só deve ser revelado após a apresentação. Todos devem opinar sobre as coerências ou incoerências do que estava escrito no papel para o resto da apresentação dele.

6. Dinâmica da ajuda

  • Objetivo: mostrar aos integrantes que é natural pedir ajuda quando preciso, e também ajudar aos outros.
  • O que é preciso para aplicar a dinâmica: criação de fichas para todos os participantes com características de personalidade. Por exemplo, uma ficha pode estar escrito atencioso e prestativo.

Como fazer:

  1. Separe o grupo em 2 times. 
  2. Os integrantes de um time serão os mentores e os outros serão os aconselhados. 
  3. Cada um pega uma ficha e deve agir de acordo com a personalidade que está lá e com o cargo de dar ou de receber conselhos.

O importante da dinâmica em grupo é fazer com que os colaboradores consigam desenvolver empatia para que possam aprimorar seus próprios comportamentos em relação aos demais.

Quais são os tipos mais comuns de dinâmicas?

Algumas pessoas acreditam que é uma das etapas mais difíceis de um processo seletivo são as dinâmicas. Existem participantes que ainda não conseguem expor sua timidez e não apresentam quais são seus pontos positivos.

New call-to-action

Outros se sentem intimidados com as outras pessoas, que também estão preparadas para aquela vaga em questão. Dentro da empresa, com a correria do dia-a-dia não conseguem dedicar um tempo para outras atividades, principalmente com a sua equipe.

Por isso, a dinâmica é uma excelente oportunidade para sair um pouco da rotina e fortalecer alguns pontos. Separamos alguns tipos de dinâmicas de grupo que são realizadas com maior frequência pela equipe de RH, são elas:

Apresentação

Ela ajuda na criação de um clima mais descontraído e confiança entre os participantes. Muito utilizada em seleção de candidatos para uma vaga, esse é o primeiro passo para conhecê-los.

Existem formatos diferentes para esse tipo de dinâmica, que pode ir desde apresentação pessoal para todos presentes na sala até para um único colega para que ele passe para o restante do grupo.

Integração

Esse tipo de dinâmica permite uma análise comportamental tanto individual quanto em grupo, especialmente quando acontecem com sob pressão ou com desafios, onde o grupo precisa desenvolver a solução de um problema. Ela também trabalha a comunicação e interação entre as pessoas.

Relaxamento

São dinâmicas mais lúdicas, que visam acabar com tensões e estresse, promovem um ambiente mais tranquilo e muito mais agradável durante a jornada de trabalho. Pode ser utilizado tanto em dinâmicas de seleção de candidatos, quanto dinâmicas de equipe na empresa.

Simulação de vendas

Nesse tipo de dinâmica, os grupos são divididos e precisam montar uma estratégia de vendas, que pode ser de um serviço ou de um produto para o outro grupo, ou até mesmo para a equipe de Recursos Humanos.

O principal objetivo é trabalhar a capacidade de cooperação em equipe, expressar ideias e exercitar a capacidade de ouvir os outros membros.

Como as dinâmicas pode auxiliar o trabalho da área de Recursos Humanos?

A partir das dinâmicas de grupo, o RH consegue identificar inúmeros aspectos que podem passar despercebidos no primeiro contato ou ao longo da vivência no dia-a-dia.

A interação com outras pessoas revela importantes características que podem ser desenvolvidas para a melhoria crescimento profissional.

No entanto, as dinâmicas de grupo existem momentos certos para sua execução, entenda quais são eles:

Seleção de novos profissionais

É possível acompanhar a evolução do comportamento do candidato na seleção de uma vaga, a partir do ponto que situações desafiadoras seja colocada em seu caminho.

Para as vagas com skills específicos, as dinâmicas são ainda mais importantes, pois é possível realizar a escolha com mais segurança, visto que as competências ficaram mais claras.

Engajamento de equipes internas

Existem dinâmicas que podem ser desenvolvidas para melhorar a motivação dos profissionais, onde é possível desenvolver algumas competências específicas.

Uma boa estratégia é utilizá-la no processo de integração de colaboradores novos, para inseri-los na cultura organizacional, de uma forma mais leve.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais agradável entre os companheiros de equipe, incentivando a criação de equipes que podem ser aplicadas ao dia-a-dia na empresa.

Aperfeiçoamento de líderes

Nos treinamentos de aperfeiçoamento de liderança, as dinâmicas ajudam na aplicação dos conceitos com uma abordagem horizontal, que valoriza a colaboração entre tomes, a empatia e a escuta.

O novo gestor está sendo trabalhado para incentivar e inspirar seus colaboradores, participando ativamente dos processos internos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau