Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

5 Dicas para trabalhar melhor em home office

Trabalhar em home office tem se tornado algo cada vez mais comum. No entanto, engana-se aquele que não há regras para trabalhar de casa. É preciso muita disciplina para manter o foco e passar mais tempo produtivo, uma vez que o número de distrações é grande.

Mas é claro que trabalhar em casa oferece algumas vantagens. Não ter de encarar o trânsito cruel das grandes cidades, por exemplo, já é um benefício e tanto!

Para que o trabalho em home office se torne algo agradável e eficiente, listamos abaixo cinco dicas importantes para trabalhar melhor em casa. Confira!

 

1. Equipe-se

Neste item podemos destacar duas situações:

  • O colaborador que trabalha em uma empresa e, eventualmente, trabalha em home office. Neste caso, para se manter produtivo, a dica é ter tudo o que você precisa para desenvolver o seu trabalho. Isto significa: colocar todos os seus arquivos em uma nuvem para que possa acessá-los de qualquer lugar, estar em contato com os outros membros da sua equipe, anotações e contatos importantes, entre outros.\

 

  • O colaborador que trabalha exclusivamente em home office. Para este colaborador, o importante é ter um local em que tenha o mínimo de conforto (e sossego) para poder trabalhar por mais tempo sem interrupções. Trabalhar em posições desconfortáveis, em um ambiente muito quente, muito frio, muito escuro ou com muito barulho pode se transformar em um tormento até o final do dia. Uma dica de ouro é não trabalhar na cama. Crie um ambiente de trabalho na sua casa!

 

  • Para ambos os casos: os itens essenciais para trabalhar em casa é ter conexão com a internet que lhe permita realizar todas as suas tarefas tranquilamente e um telefone para se comunicar com colegas ou clientes.

 

2. Mantenha uma jornada de trabalho

Algumas pessoas lidam facilmente com a flexibilidade de horário, porém, outras nem tanto. Assim, a melhor maneira para trabalhar melhor em home office é determinar uma jornada de trabalho e cumpri-la fielmente todos os dias.

Obviamente, você não precisa cumprir o horário comercial convencional (das 9h às 18h), a não ser que isso lhe seja imposto por contrato.

Há colaboradores que são mais produtivos pela manhã e outros que preferem trabalhar à noite, ou até de madrugada. Verifique em que turno você se sente mais produtivo, estabeleça horários de início e de fim, e mãos à obra.

Lembre-se de manter um horário para fazer uma refeição e arejar a cabeça durante a jornada, assim como acontece nas empresas.

Trabalhar em horário “picado” o deixa menos produtivo e, ao final do dia, você tem a sensação de ter feito muito e nada ao mesmo tempo. Manter uma jornada e segui-la permite que você seja mais organizado e consiga avaliar o volume de trabalho realizado no dia.

 

3. Vista-se para trabalhar

Quando se faz home office, ficar de pijamas o dia todo está longe de ser o ideal. Não é necessário fazer uma super produção, como se realmente fosse encontrar pessoas ou fosse a uma reunião, mas vista-se como se fosse sair de casa.

Além disso, emocionalmente, quando se tira os pijamas e se veste para trabalhar, o corpo e a mente despertam e se conectam com o mundo corporativo. Fica muito mais fácil focar no que precisa ser feito, ajuda a despertar do sono que você acabou de encerrar e com certeza vai aumentar sua produtividade.

 

4. Entre no modo “DND” (Do Not Disturb)

Como explicamos no começo deste artigo, concentração e disciplina são fundamentais para trabalhar melhor em home office.

Por esse motivo, a quarta dica é entrar em modo “DND” (Do Not Disturb ou em português Não Perturbe) quando estiver trabalhando de casa.

Desligue a televisão, avise os outros moradores da casa, evite atender às ligações pessoais e entrar em redes sociais enquanto estiver realizando suas tarefas. Se tiver um escritório em casa ou mesmo uma escrivaninha em seu quarto, feche a porta para evitar distrações e curiosidades de terceiros.

 

5. Sigilo é obrigatório em qualquer lugar

Em home office fazendo freelas ou na empresa, o sigilo sobre as informações da empresa e dos clientes continua sendo obrigatório. Isso independe do local em que está trabalhando e é considerado profissionalismo.

Tenha cuidado em deixar seu computador aberto com informações importantes à mostra, mesmo estando entre familiares. Seu trabalho diz respeito apenas à você e ao seu contratante.

 

Pronto! Sua maneira de trabalhar em home office se tornou ainda mais eficiente. Aproveite para fazer um trabalho eficiente curtindo o conforto do seu lar.