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5 Dicas para conquistar a confiança dos seus colaboradores

Um líder ou gestor que é respeitado pelos colaboradores posiciona a empresa a frente de seus concorrentes no mercado. Além disso, ganha uma importante vantagem competitiva ao atrair e reter os melhores talentos do segmento.

Se você acompanha nossas publicações sabe que a confiança não é algo que possa ser imposto aos demais. Por este motivo, selecionamos abaixo cinco dicas importantes para ajudá-lo a conquistar a confiança de seus colaboradores.

Confira!

 

1. Ações valem mais que palavras

Assim como acontece na vida pessoal, as ações valem mais que palavras quando se quer conquistar o respeito e a confiança das equipes. Um bom líder compreende que se ensina pelo exemplo e, dessa forma, faz questão de mostrar à sua equipe o que espera dela com atitudes.

Por este motivo, a primeira dica para ganhar a confiança dos colaboradores é tomar atitudes simples, porém altamente eficazes, como:

  • Respeitar opiniões diferentes das suas;
  • Valorizar o trabalho da equipe;
  • Ser pontual e responsável;
  • Compartilhar informações com os demais colegas de equipe;
  • Pedir opiniões e sugestões;
  • Pedir e dar ajuda;
  • Ter empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro);
  • Se manter atualizado com as principais tendências do seu segmento, entre outras.

Não há maneira mais eficiente de motivar uma equipe do que com um bom exemplo.

 

2. Comunicação transparente

Quanto mais transparente for a comunicação entre gestor e suas equipes, maior a confiança entre as partes.

Dificilmente uma equipe se mostrará engajada se não tiver certeza do porquê precisam agir de determinada maneira ou seguir por um caminho específico.

A comunicação transparente é a maior aliada do gestor no comando de suas equipes e é também a que poderá levar à empresa ao sucesso, pois fortalece as relações profissionais.

 

3. Delegar tarefas às pessoas certas

Sempre falamos aqui no blog o quanto o perfil comportamental dos colaboradores é importante para promover a harmonia no ambiente de trabalho.

Uma das maneiras mais eficazes de conquistar a confiança dos colaboradores é conhecê-los profundamente e delegar tarefas de acordo com seus perfis.

A primeira vantagem desta prática é saber que as atividades delegadas serão desenvolvidas por pessoas que têm não apenas as habilidades técnicas e conhecimento para isso, mas também que se sentem bem em realizá-las e trabalham felizes quando as fazem.

A segunda é que a empresa receberá os melhores resultados em menor tempo, o que equivale a economia de recursos e pessoal, além de importante vantagem competitiva. Gestor e equipes realizam mais e menor tempo.

 

4. Motivação constante

Equipes que trabalham com motivação produzem mais em menor tempo e com maior qualidade. Para que isso se aplique à sua empresa, a motivação aos colaboradores deverá ser constante.

Veja algumas dicas de como manter sua equipe sempre motivada:

  • Valorizando genuinamente cada colaborador de sua equipe. O elogio sincero produz maravilhas na produtividade.

  • Determine pequenos objetivos dentro de uma meta maior e celebre cada conquista alcançada pela equipe.

  • Elabora planos de cargos e salários importantes para que seus colaboradores tenham um objetivo de desenvolvimento profissional.

  • Distribua prêmios aos bons resultados. Estes prêmios não precisam ser financeiros, use sua criatividade.

 

5. Não seja esta pessoa

Este item está intimamente relacionado com o primeiro. Ensinar pelo exemplo também vale para o negativo. Alguns líderes, mesmo com tantas qualidades, ainda se esquecem de observar algumas atitudes que podem colocar a confiança de suas equipes em risco.

Prometer algo que sabe que não poderá ser cumprido, além de desrespeitar o colaborador, mexe com suas emoções. Uma vez quebrada, dificilmente a confiança se restabelecerá.

O mesmo acontece quando o líder subestima a capacidade de um colaborador e diminui a autoestima dele. Certamente, este colaborador estará de olhos abertos para oportunidades em empresas que compreendem seu valor.

Fique atento!

Conquistar a confiança dos colaboradores é fundamental para que a empresa caminhe em harmonia e com passos seguros rumo ao sucesso. Aposte nestas dicas!