Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

3 Dicas para controle de despesas na sua empresa

Implantar medidas que têm como objetivo conter e controlar gastos no ambiente corporativo é uma decisão sensata que deve acontecer mesmo quando a empresa está financeiramente saudável.

Todos nós estamos sujeitos a gastos imprevistos e a melhor maneira de proteger o orçamento da empresa é criando um fundo de reserva, além do controle de gastos.

Selecionamos três dicas importantes para o controle de despesas na sua empresa. Acompanhe abaixo!

 

1. Fundo de reserva

A primeira – e mais importante – dica é a criação de um fundo de reserva. Muitos gestores operam sem um fundo de reserva, principalmente os gestores das pequenas e microempresas. No entanto, como mencionamos anteriormente, todos estamos sujeitos a imprevistos!

Mais do que isso, o país ainda tenta se recuperar de uma grave crise financeira, o que torna a necessidade da criação de um fundo de reserva ainda mais crítica.

O fundo de reserva tem a finalidade de cobrir as despesas da empresa em casos de emergência orçamentária, isto é, momentos em que, independentemente do motivo, a empresa fica descapitalizada.

Com o fundo, o gestor consegue um tempo para respirar e colocar as finanças em ordem sem precisar recorrer a medidas que, futuramente, poderiam comprometer ainda mais a saúde financeira da empresa, como contrair um empréstimo. Vale a pena estudar a possibilidade!

 

2. Faça um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é tão importante quanto fazer um fundo de reserva. Saber o quanto a empresa gasta e o quanto fatura é o básico para que possa operar e se posicionar estrategicamente.

Quando falamos em planejamento financeiro, nos referimos a ter conhecimento profundo da saúde financeira da empresa em todos os momentos: o planejamento é diário, mensal e anual.

Um planejamento financeiro eficiente deve ser feito por meio do conhecimento:

  1. do ciclo financeiro da empresa;
  2. do controle dos custos operacionais da empresa, bem como a utilização de recursos.
  3. do orçamento que a empresa dispõe no momento, incluindo suas reservas. É preciso conhecer todos os seus gastos e tudo o que tem a receber em curto, médio e longo prazos.

O planejamento financeiro permite que o gestor possa fazer projeções e se antecipar aos momentos mais críticos tomando providências preventivas.

 

3. Redução de despesas

Esta dica está intimamente ligada à anterior. Ao conhecer o planejamento financeiro da empresa, é possível identificar onde ocorrem os vazamentos de dinheiro, ou seja, os setores ou situações em que a empresa perde dinheiro, muitas vezes, sem perceber!

Uma dica inteligente para reduzir despesas é usar recursos tecnológicos para desburocratizar processos e aumentar a produtividade. Plataformas e aplicativos que fazem o controle de ponto, como o Oitchau, permitem que o gestor seja capaz de reduzir custos com a folha de pagamento, além de controlar a realização de horas extras com eficiência.

A tecnologia é uma forma barata e altamente eficaz na redução de despesas e que pode ser utilizada por todas as empresas, independentemente de seus portes.