5 estudando saindo de universidade com livros na mão

Universidade Corporativa: o que é e quais são as diferenças da área de treinamento convencional

Capacitar e desenvolver as habilidades dos seus colaboradores é fundamental para empresas que desejam, contar com material humano mais engajado e propenso a trazer resultados, uma das formas de fazer isso é através da universidade corporativa.

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Saiba mais sobre o que é ela, qual é a sua diferença para o treinamento convencional, suas vantagens e considerações para sua implantação. Boa leitura!

O que é universidade corporativa?

Uma universidade corporativa é uma ambiente de estudos proporcionado e ofertado pela empresa, porém, com organização e planejamentos semelhantes a uma instituição de ensino.

A palavra universidade não significa que os cursos ofertados serão de formação superior, mas sim uma menção ao termo, demonstrando que os colaboradores poderão adquirir conhecimentos variados dentro dela.

Esses conhecimentos não são gerais, como em uma instituição comum, onde o aluno decide em qual área vai focar, mas sim voltados aos interesses da empresa.

Cursos livres

Ao contrário dos cursos ofertados pelas universidades tradicionais, os cursos disponibilizados por uma universidade corporativa são tidos como livres.

Ou seja, eles não conferem nenhum grau para a pessoa que os completa, como especialização, graduação ou pós-graduação, além de não passarem por avaliação do MEC –  Ministério da Cultura para poderem ir ao ar.

Porém, isso não significa que eles sejam ilegais, ou não possuam valor, os cursos livres são reconhecidos legalmente, possuindo um caráter não-formal.

Sua aceitação vai depender do mercado ao qual o tema do curso está inserido e do posicionamento da sua empresa.

Cursos bem elaborados e produzidos para desenvolver as aptidões dos colaboradores acabam sendo bem-vistos por todo o setor, trazendo melhor visibilidade para a marca e para quem os cursa.

Diversos setores atualmente formam profissionais através de cursos livres, um desses casos é o marketing digital, que tem sido difundido através dessa modalidade de ensino.

Qual a diferença entre universidade corporativa e área de treinamento?

Se você está pensando que a universidade corporativa é apenas um novo nome para a área de treinamento, saiba que ambas são completamente diferentes.

Os treinamentos corporativos têm como foco o desenvolvimento de competências para que o colaborador passe a desempenhar o seu papel na empresa.

Por exemplo, uma loja que contrata novos vendedores precisa passar treinamento específico para cada integração de um novo profissional ao time.

No treinamento ele irá aprender a maneira que a marca espera que ele aja durante o trabalho, já que estará respondendo por ela também.

Já em uma universidade corporativa, o foco será no desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos específicos.

Voltando ao exemplo do vendedor, ele poderá aprender em um ambiente de ensino criado pela empresa novas técnicas de persuasão ou outros itens relacionados ao segmento da empresa, como a história da moda e o processo de fabricação das roupas.

Isso aumentará o capital intelectual da equipe e por consequência o engajamento do profissional no ambiente de trabalho, duas vantagens da universidade corporativa que você verá logo abaixo. 

Vantagens da implementação da universidade corporativa

Agora que você já sabe o que é a universidade corporativa, confira quais são as principais vantagens da implantação desse modelo.

Desenvolvimento dos colaboradores

A primeira vantagem deve ser também o norte da empresa ao decidir a sua própria universidade corporativa, o desenvolvimento dos colaboradores.

Ao fazer isso, a empresa sairá do posto de mera incentivadora desse desenvolvimento, como passará a oferecer um meio fundamental para que isso ocorra.

Esse desenvolvimento traz consigo vários benefícios, como a retenção de talentos.

Ao aumentar os seus conhecimentos e saber que pode alçar voos mais altos com o ambiente de aprendizado ofertado, o colaborador se sentirá estimulado a dar o seu melhor e colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo.

Esse relacionamento criado com a empresa por conta da universidade tende a aumentar a retenção, já que estar um local que valoriza o seu crescimento profissional é uma das principais demandas dos trabalhadores, principalmente para aqueles que ocupam cargos de alto desempenho e importância. 

Estudos direcionados

Dentro da universidade, o profissional aprenderá conteúdos e práticas relacionadas aos interesses da empresa, sendo essa uma grande vantagem.

Esse direcionamento fará com que tudo aquilo que foi estudado seja voltado para a aplicação 100% prático no ambiente interno.

Esse direcionamento não precisa ser voltado apenas para o ensino de coisas técnicas, mas também que se relacionam ao desenvolvimento pessoal, como as soft skills, que tendem a tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Crescimento do capital intelectual

Quanto mais colaboradores souberem sobre temas variados que se relacionam ao funcionamento da empresa, maior será o capital intelectual da marca, fazendo com que a empresa se torne um mar de novas ideias.

Para que o benefício desse capital intelectual seja colhido, é fundamental que também existam políticas na empresa para ouvir e premiar novas ideias que impactem o dia-a-dia e os clientes da marca.

Melhora na imagem da empresa

Uma empresa que foca tanto no seu desenvolvimento interno acaba por consequência gerando uma melhor percepção do público externo.

Além de outros profissionais que não atuem dentro dela passarem a vê-la como referência e queiram fazer parte desse ambiente.

Já para os clientes e o público-alvo, a empresa passa a ser vista como uma boa referência no tratamento com seus colaboradores e em sua organização como um todo.

Aprendizado dinâmico

Uma das principais vantagens da universidade corporativa é o aprendizado dinâmico e concentrado em somente um local.

Você pode até imaginar que essa transmissão de conhecimento pode ser feita de outras maneiras, como através de palestras e do oferecimento de cursos não ministrados pela empresa.

Porém, contar com uma universidade própria é a chave para personalizar esses estudos.

Em uma palestra, dificilmente os profissionais aprendem de maneira dinâmica e participativa.

Já em cursos externos, o foco acaba não sendo a realidade enfrentada pela empresa, apesar de o tema ser importante.

Na universidade corporativa os professores ficam disponíveis para conversar com os alunos, propõem atividades que se relacionam plenamente com a empresa e utilizam os seus exemplos para formular as suas aulas.

Otimização dos gatos

Por fim, a universidade corporativa pode ser uma ótima maneira de cortar gastos.

Palestras e a contratação de cursos presenciais podem custar bem caro para a marca.

Enquanto a universidade é implementada no ambiente online, funcionando de forma EAD, eliminando a necessidade de deslocamentos.

Dicas para não errar na hora de implementar sua universidade

Para colher todos os benefícios da universidade corporativa, é preciso realizar o seu planejamento e implantação de maneira assertiva e otimizada, confira algumas dicas para não errar nesse momento.

Ela deve fazer parte da cultura

Se a universidade corporativa não é uma ideia bem consolidada na cabeça de todos os tomadores de decisão da empresa, ainda não é uma boa hora para a sua implantação.

Isso porque ele requer muitos esforços, sendo boa parte deles de mentalidade e financeiros.

Por tanto, todos devem acreditar na ideia e em seu pleno sucesso, trabalhando juntos para que a universidade colha bons frutos.

Possua um planejamento que atenda as demandas da empresa e dos colaboradores

Após estar bem consolidada na mente de toda a empresa, é hora de focar no planejamento.

Para isso, será necessário o trabalho focado de uma equipe que passará a pensar nos cursos que serão ofertados, os temas que serão tratados, os professores convidados, o tempo de duração dos cursos, etc.

Os professores não precisam ser externos, lideranças e referências que já atuam na empresa são a melhor escolha na hora de escolher os ministrantes dos cursos, afinal eles já possuem o conhecimento que a empresa deseja transmitir. 

Invista em boas plataformas e recursos tecnológicos

Como você viu, é indicado que a universidade corporativa ganhe vida no ambiente online, através do ensino à distância.

Para isso será necessário, além de um bom planejamento, excelentes recursos tecnológicos. 

Desde a plataforma escolhida até o local em que as aulas serão hospedadas devem ser pensadas, assim como itens de usabilidade que facilitem o uso do ambiente.

Informações como os cursos que estão sendo assistidos, onde o usuário parou de assistir uma aula e quais são os próximos conteúdos direcionados a ele devem ser de fácil visualização.

Ouça os usuários

Após ir para o ar, a universidade deve estar sempre em evolução, para isso, nada melhor do que ouvir os seus usuários.

Foque em colher diversas informações sobre a usabilidade do ambiente, a qualidade das aulas, a satisfação com o tema aprendido e principalmente, como o colaborador vê a possibilidade de aplicar seu conhecimento adquirido na empresa.

Como mensurar o retorno do investimento na universidade corporativa?

A universidade corporativa só fará sentido para a sua empresa se ela trouxer resultados, para se certificar disso, é necessário saber mensurá-los.

Alguns indicadores de desempenho já monitorados pelo RH podem ajudar nesse momento, como a avaliação de desempenho e a satisfação.

A partir desses números, uma nova pesquisa pode ser elaborada para entender quanto desse resultado está relacionado à universidade.

Por exemplo, se o setor notou que houve crescimento na taxa de satisfação após a implantação da universidade, isso já é um ótimo indício.

Porém, esse dado necessita ser confirmado, através de uma pesquisa simples que questionará como os colaboradores se sentiram após a realização dos cursos ou através de entrevistas.

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Profissionalize a sua gestão empresarial

Estratégias como a universidade corporativa não são para todas as empresas, afinal ela necessita de um alto grau de maturação, é indicada para ambientes que possuam um alto número de colaboradores e podem demorar para apresentar resultados sólidos.

Porém, isso não significa que você não tenha outros meios de evoluir sua gestão empresarial.

No blog da Oitchau você pode conferir diversos artigos sobre o tema e profissionalizar a sua empresa.

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