teste QUATI

Teste QUATI: o que é? Como aplicar na sua empresa?

Existem diversas ferramentas que auxiliam na seleção de candidatos. O teste QUATI é uma delas e se volta à análise do perfil comportamental dos colaboradores, algo tão importante no dia a dia de trabalho.

Esse é um teste de natureza psicológica e não substitui as demais etapas da seleção de novos colaboradores.

O que ocorre é que ele traz mais uma informação para o time de recrutadores que passam a ter o maior número de dados relevantes para contratação.

New call-to-action

Interessante, não é mesmo? Note como esse tipo de teste pode auxiliar no sucesso de uma contratação e a encontrar o candidato perfeito para a vaga em aberto. Continue lendo para conhecer mais sobre essa ferramenta.

Quer saber mais? Veja a seguir!

O que é teste QUATI?

Esse é o Questionário de Avaliação Tipológica. Ele foi desenvolvido a partir das teorias do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. Sua aplicação se dá nos processos de seleção e não está restrito a isso.

Ele é cabível em situações em que você quer analisar os colaboradores que já trabalham na instituição.

Isso se deve ao fato de que esse teste analisa o perfil comportamental e cognitivo de cada pessoa.

teste QUATI

Para que isso seja possível, há a aplicação de perguntas cujas respostas ilustram como é a tendência de comportamento e de uso dos conhecimentos do colaborador.

Note que isso é essencial para a composição de equipes e resolução de conflitos.

Quando estes estão em sintonia o trabalho se torna muito mais fácil e produtivo, com equipes trabalhando conjuntamente com o fim comum e com um diálogo claro. Isso é essencial para qualquer empresa e auxilia os gestores.

Quais são as vantagens do teste QUATI?

Conforme vimos acima, o QUATI é um teste que se destina à análise comportamental e cognitiva de um indivíduo.

Ele permite que haja a leitura do perfil de cada pessoa e auxilia em muito na montagem de equipes que realmente funcionem.

Abaixo, veja as principais vantagens que o uso desse teste de análise comportamental dos colaboradores traz à empresa e na sequência, confira como é possível utilizá-lo e quando ele se faz interessante à corporação.

Acerte nas contratações

O primeiro fator que ilustra um benefício do uso dos testes de análise cognitiva e de comportamento é que ele torna melhora os processos de seleção. Essa melhora se apresenta por diversas questões, a saber:

  • Menor rotatividade ou turnover;
  • Integração efetiva com as equipes;
  • Colaboradores capazes de realizar as atividades com as quais se comprometeram.
teste QUATI

Por si só o acerto da contratação e a diminuição do turnover já são capazes de beneficiar sua empresa com os seguintes fatores:

Economia

Uma vez que os processos de contratação exigem gastos para divulgação e as rescisões exigem pagamento das verbas rescisórias;

Otimização do tempo do RH e dos gestores

Ao acertar nas contratações a sua empresa deixa de perder tempo com entrevistas e processos seletivos constantes e de integrações com equipes;

Aumento da produtividade

As equipes deixam de ficar defasadas de tempos em tempos, pela rotatividade de colaboradores, e tende a produzir mais ao longo da jornada de trabalho.

Outro fator é que o estágio inicial do colaborador tende a ser de desenvolvimento e integração, o que também é prejudicial à produção da empresa;

Melhore a imagem da sua empresa no mercado de trabalho e perante a concorrência

Ao diminuir o turnover a sua empresa constrói uma imagem de empresa responsável que possui benefícios capazes de reter os talentos.

Lembre-se de que quem divulga constantemente vagas não passa uma boa impressão aos profissionais;

Conheça seus colaboradores

Outro ponto muito interessante de colocar o teste QUATI em prática é que ele permite que você conheça os seus colaboradores.

Com ele você é capaz de entender como cada um reage às situações de pressão e de trabalho diárias.

O comportamento é extremamente importante, principalmente em relação às respostas laborais, à interação com a equipe, ao relacionamento com os gestores e à produtividade.

Outras questões que se colocam é que a partir do momento em que você conhece seus colaboradores e seus perfis é possível desenvolver políticas de gestão mais efetivas.

Dentre elas estão as metas, prêmios e benefícios internos.

Melhore o direcionamento de treinamentos

O último ponto positivo que trazemos dentre tantos fatores benéficos que o QUATI traz às empresas é a melhoria no direcionamento de treinamentos. Ele auxilia na leitura das capacidades cognitivas dos colaboradores, o que demonstra lacunas.

Essas lacunas podem ser contornadas a partir do oferecimento de treinamentos para os colaboradores.

Considere que cada um dos colaboradores terá conhecimentos e experiências diversas.

Ao conhecer o perfil de cada um você é capaz de direcionar quais são os treinamentos que cada um deles pode utilizar para melhorar no dia a dia laboral. O tratamento se torna mais efetivo e personalizado.

Como colocar em prática o teste QUATI?

Esse tipo de teste somente pode ser aplicado por psicólogos devidamente inscritos perante o Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado. Não é possível que qualquer pessoa o coloque em prática.

teste QUATI

Caso do seu departamento de RH não conte com um profissional da psicologia, você pode contratar profissionais externos de maneira pontual para que apliquem esses testes.

Quando usar o teste QUATI?

O mais comum é que esse tipo de teste se aplique nos processos de recrutamento e seleção das empresas.

Nesses casos, eles ajudam a empresa a escolher da melhor forma quem serão os novos talentos que irão compor suas equipes.

New call-to-action

Isso ocorre pela análise do perfil comportamental e cognitivo do candidato. Ele é comparado ao dos profissionais da equipe ou ao objetivo pelo qual a empresa está realizando uma contratação.

Outra possibilidade muito interessante de aplicação do teste QUATI é em relação aos colaboradores que já prestam serviços à sua empresa.

Nesse caso, há a análise de eventuais lacunas desses trabalhadores e a tomada de decisões de gestão.

Ao saber o perfil desses colaboradores se torna mais fácil contratar novos talentos para trabalharem com eles.

A relação entre os membros de uma equipe é muito importante para a efetividade das atividades.

Com o QUATI é possível melhorar a sua empresa e fazer escolhas mais acertadas.

O seu RH deve ficar de olho nesse tipo de solução que pode, de forma simples, trazer excelência às atividades da sua empresa.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau