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Feedforward: o que é? Como funciona? Veja aqui!

O conceito Feedforward foi desenvolvido por Marshall Goldsmith, especialista em treinamentos de profissionais e autor de dezenas de livros sobre o assunto. A prática se refere ao aprofundamento das práticas de feedback.

Ele é essencial para as empresas, especialmente em um cenário cada vez mais competitivo e do desenvolvimento constante de novas técnicas, métodos e tecnologias. Olhar para o futuro é crucial e esse método mostra como fazê-lo.

Abaixo, conheça mais sobre essas técnicas que aprofundam o feedback. Veja a seguir!

O que é Feedforward?

O Feedforward é uma política de gestão de pessoas que ganha a cada dia mais relevância. Ela faz parte das atividades de feedback e aprofunda essa prática ao olhar para o futuro dos colaboradores e da organização empresarial.

Enquanto o feedback se volta para as atividades recentes, resultados, problemas e soluções, o conceito aprofundado observa o futuro e quais são as habilidades necessárias para o mercado de trabalho que esse profissional deve desenvolver.

Junto ao reconhecimento das lacunas de conhecimento, destreza técnica e habilidades do colaborador com base no mercado do futuro, o Feedforward analisa como levar o colaborador até lá.

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E não são apenas as impressões da empresa que têm importância aqui. A prática exige que o profissional tenha vez, podendo explanar quais são os seus objetivos para seu futuro e como eles se enxergam profissionalmente nos seus próximos passos.

Com a soma desses fatores essa técnica busca desenvolver as softskills dos colaboradores, que são essenciais para o mercado que se apresenta e que indica ser a tendência para o futuro. Dentre elas estão a inteligência emocional e a proatividade.

Quais são as características do Feedforward?

Essas práticas de aprofundamento do feedback com olho no futuro possui inúmeras características.

Todas envolvem o objetivo de direcionar o colaborador para o futuro e o estímulo para isso ao mesmo tempo em que as pretensões dele são consideradas.

Foco no futuro

O RH utiliza uma abordagem que se volta para os dias que estão por vir, as exigências deles e os sinais que o mercado e o desenvolvimento de técnicas dão sobre o futuro. O colaborador é convidado a se preparar o amanhã;

Autoconhecimento

Essa é outra das características essenciais do Feedforward. É imprescindível que ele ocorra com um diálogo aberto com o colaborador.

E que este tenha espaço para se manifestar quanto aos seus objetivos e sentimentos profissionais.

Estímulo de talentos

A última questão que ilustra o que essa técnica que aprofunda o feedback é corresponde ao estímulo de talentos.

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Não basta reconhecer as falhas e as necessidades para o futuro. É crucial que os colaboradores sejam engajados e comprem a idéia de desenvolvimento.

Quanto ao segundo ponto é preciso ter em mente que ele ocorre de forma parecida com o feedback tradicional.

Há um diálogo entre gestor, colaborador e RH e o reconhecimento dos méritos e das falhas em relação às exigências do futuro.

Nesse caso, é importante que haja não só a apresentação dessas falhas. Os pontos positivos devem ser exaltados.

Isso permite que o colaborador se veja como parte da empresa e que seus erros ou lacunas não anulam seus pontos positivos.

Como o Feedforward funciona?

Ele funciona a partir do desenvolvimento de diálogo entre as partes do contrato. Nesse caso a empresa observa como o colaborador pode atuar para levar ao aumento da produtividade e qualidade do produto final empresarial.

E não é só isso. Essa prática observa o que a empresa pode fazer para que o profissional esteja preparado para o futuro e encontre felicidade dentro das suas atividades da jornada de trabalho. Os objetivos dele importam tanto quanto os das empresas.

O diálogo deve ser aberto e respeitoso. Ambas as partes têm direito de se expressar e devem ser ouvidas. Conforme já apontamos acima, não só os pontos com lacunas são apontados, eis que acompanham elogios e reconhecimento dos acertos.

Os gestores devem apresentar ao colaborador questionamentos sobre sua situação na empresa, como se vêem no futuro e quais são os objetivos futuros. Após, combinar essas respostas ao que a empresa pretende para os dias que hão de vir.

Quais são as vantagens do Feedforward?

São inúmeras as vantagens de fazer uso dessa estratégia de gestão de pessoas dentro da sua empresa.

Elas são as mesmas que as das políticas de feedback. A diferença é que são potencializadas e somam mais à organização empresarial.

Melhoria do clima organizacional

O primeiro ponto de destaque quanto ao uso do Feedforward na empresa é que ele auxilia a melhorar o clima interno da organização empresarial.

O relacionamento entre colaboradores e gestores, entre equipes e dentro delas tende a melhorar.

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Isso é essencial para quem busca crescimento e criar uma empresa em que os profissionais queiram trabalhar.

A melhoria do clima, por si só, leva ao aumento da produtividade e diminui a rotatividade de colaboradores.

Retenção de talentos

Outra questão muito importante no uso das técnicas de aprofundamento do feedback, que se voltam ao futuro, é que ela auxilia na retenção de colaboradores.

Eles tendem a se sentir mais valorizados e como parte da empresa.

São vários os fatores que influenciam nisso. Dentre elas estão o próprio questionamento para o colaborador quanto aos seus objetivos e a importância que os gestores dão aos sonhos e propósitos do profissional.

Outra questão importante é que esse tipo de técnica de gestão de pessoas demonstra ao colaborador que a empresa tem lugar para ele no futuro e que ela está se esforçando para que ele continue ali.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é outro fator latente no uso das políticas aprofundadas de feedback voltadas ao futuro. Um profissional valorizado e que vê espaço para si dentro da organização e possibilidades de crescimento tende a produzir mais.

Ele busca melhorar as atividades no dia a dia, buscando novas técnicas e aplicando novos conhecimentos e conceitos.

O resultado final é impactado diretamente. Outra questão que leva ao aumento da produtividade é o melhor relacionamento entre equipes.

Com o uso dessas técnicas a sua empresa pode alcançar inúmeras vantagens, diminuir gastos e aumentar a produtividade.

Tudo isso resulta na melhoria da própria imagem perante o público consumidor, os profissionais do mercado e a concorrência.

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