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treinamento comportamental

Treinamento comportamental: como desenvolver na empresa?

O treinamento comportamental auxilia os colaboradores a explorar seus talentos e personalidade, de forma positiva e colaborativa dentro da empresa.

Os colaboradores já carregam outras experiências profissionais e pessoais, que são particulares, e que podem moldar as características do seu comportamento no ambiente de trabalho.

Mas, ao ingressar em uma nova empresa, é necessária uma adequação as características comportamentais que corroboram com os valores do fit cultural.

Por isso, as empresas estão apostando em um treinamento mais direcionado, que é o treinamento comportamental, para que o desenvolvimento do colaborador seja mais intenso, e seguindo a cultura organizacional.

Treinamento comportamental: o que é?

Ele é processo de aperfeiçoamento das habilidades e atitudes relacionadas ao comportamento dos colaboradores, para que eles consigam se ajustar aos princípios da empresa.

É muito importante que uma organização possua uma heterogênea, com diferenças, pois são elas que fazem com o time seja diferenciado e produtivo.

Porém, essas diferenças precisam estar alinhadas aos valores praticados dentro da companhia, para que essa diferença não seja um motivador de conflitos dentro da jornada de trabalho.

E o treinamento comportamental serve como uma forma de alinhamento entre as equipes de trabalho, atuando no desenvolvimento de todos os colaboradores, mas cada um dentro do seu perfil.

Esse tipo de treinamento auxilia na resolução de outros problemas enfrentados na empresa, como:

  • Absenteísmo;
  • Comunicação falha;
  • Conflitos internos;
  • Gestão despreparada emocionalmente.

Mesmo que seu objetivo seja cristalino, ainda é confundido como uma forma de padronização de pensamentos e ideias. Mas ele serve justamente para afastar esse limitador de pensamentos dentro da companhia.

Todas as pessoas têm qualidades e defeitos, e que ao longo da vida, aprendeu como viver melhor com a sua personalidade.

O treinamento comportamental funciona de uma forma parecida, mas incentivando o uso dos traços mais latentes em prol da empresa e do crescimento profissional do colaborador, sempre respeitando a singularidade de cada um dos profissionais.

Para dar início aos treinamentos na empresa, é necessário compreender dois aspectos em relação ao comportamento de cada colaborador presente na folha de pagamento da companhia:

  • Emoções: é necessário aprender a equilibrá-las dentro do ambiente corporativo, já que devido à pressão, isso pode ser sentido com uma intensidade maior.
  • Transformações: ao entrar em uma nova empresa, os colaboradores possuem expectativas, e com o passar do tempo, ele desenvolve esses objetivos. E é papel da empresa dar apoio ao longo dessa jornada de transformações.

Por que sua empresa precisa adotar o treinamento comportamental?

Os colaboradores são o ativo mais valioso, e as empresas estão percebendo a importância de melhorar o engajamento e a capacitação interna, para conseguir melhorar a produção, aumentar a produtividade, criando uma vantagem competitiva frente ao mercado.

Mas, para que seja possível alcançar essa meta é necessário o investimento em diversos tipos de treinamentos, como:

  • Técnico: para capacitar os colaboradores em uma determinada área ou refinar o conhecimento na própria área de atuação;
  • Integração: ao ingressar na empresa, para entender um pouco mais sobre a cultura, procedimentos internos, plano de cargos e salários, entre outros;
  • Motivacional: para melhorar a motivação diária das equipes, principalmente aqueles que atuam sob alta pressão;
  • Comportamental: que são os treinamentos que visam refinar traços de personalidade;

Incluir na grade de treinamentos empresariais, o treinamento comportamental pode proporcionar inúmeros benefícios para a empresa, conhece-os a seguir.

Quais são os benefícios para a empresa de implantar o treinamento comportamental?

Existem inúmeros benefícios que estão atrelados à realização dos treinamentos comportamentais dentro das empresas. Veja os principais:

Alinhamento às políticas internas

É possível melhorar a postura do colaborador com esse tipo de treinamento, já que é possível que ele conheça um pouco mais sobre a ética, os valores e a identidade da empresa, além das políticas.

Permitindo que ele se adeque com maior facilidade, já que ele entende o que é realmente importante para a companhia, além de conseguir visualizar tudo sendo praticado diariamente.

Autoconhecimento do colaborador

Esse é ponto muito importante para trabalhar a inteligência emocional dentro das empresas, pois quando os colaboradores entendem seus sentimentos, hábitos e suas limitações.

O trato entre os colaboradores e entre as equipes fica muito mais simples, já que é possível compreender o outro, e evitar que alguns traços possam causar conflitos e atrapalhar a produtividade.

Melhoria do clima organizacional

Os treinamentos comportamentais auxiliam na melhoria do clima organizacional, já que existiam atitudes, antes não mapeadas, que tornavam as relações mais complexas dentro da empresa.

O que ocasionava várias consequências negativas, atrapalhando a harmonia do ambiente, prejudicando a produtividade, e em alguns casos, aumentando indicadores importantes como o absenteísmo e turnover.

Liderança eficiente

A partir deste tipo de treinamento, é possível identificar quais são os pontos que necessitam ser trabalhados nos gestores, permitindo que ele se torne um líder melhor, para sua equipe e para a companhia.

O que inclui mudanças no perfil, na postura e nas atitudes, além de melhorar o trato interpessoal, facilitar a comunicação e permitir a atuação em conjunto com outros gestores e com a própria equipe.

A liderança, pode ser um motivo para a desmotivação das equipes e da baixa produtividade. Por isso é importante trabalhar igualmente os gestores, para que eles tenham o seu desenvolvimento como profissional, tornando-se líderes melhores e alinhados aos valores praticados.

Como desenvolver na sua empresa o treinamento comportamental?

O primeiro passo para iniciar um treinamento desse tipo, é estar alinhado com o planejamento estratégico da companhia, de forma que o treinamento seja um agregador e um agente de mudanças, para se adequar as necessidades da empresa.

E em seguida, é necessário traçar os perfis dos colaboradores, que deve ser feito a partir de um teste de perfil, para que seja possível mapear o comportamento de cada um dos profissionais atuantes na empresa.

Com o resultado em mãos, é possível dividir os colaboradores em grupos, de acordo com os perfis, e planejar os treinamentos que são necessários para o seu desenvolvimento. Conheça um pouco mais sobre os tipos de perfis:

  • Comunicador: são energéticos, e com facilidade de comunicação. Um perfil que necessita de um ambiente dinâmico e com interação.
  • Executor: dinâmicos, são competitivos de natureza, e são amantes de desafios, direcionado para resultados;
  • Planejador: são calmos, preferem rotinas e regras bem definidas, e é importante uma abordagem estruturada para o sucesso do treinamento;
  • Analista: um grupo de profissionais mais discretos e rígidos, são profundos e detalhistas.

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