Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Tendências de recursos humanos para 2022

Saiba como se preparar para as principais tendências de Recursos Humanos para o ano de 2022, quais são os benefícios e como aplicar na sua empresa.

O setor do RH passou por momentos de mudanças drásticas, após a pandemia do COVID-19, as empresas precisaram lidar com os receios de contágio da doença e se adaptar para formatos remotos, e isto deixará grandes tendências de recursos humanos para 2022.

Já que as tendências de 2020 foram se adaptar e inovar durante esse processo, não só do home office, mas também do híbrido e as tendências de 2021 foram a readequação para receber os colaboradores de volta à empresa.

Formatos de contratação também foram modificados, cresceu o número de contratos de pessoa jurídica e reduziu um pouco as vagas em CLT, isso acontece por conta da versatilidade que essas adaptações possibilitaram aos trabalhadores.

Por isso trouxemos alguns assuntos sobre essa temática para você:

  • Quais serão os tipos de trabalho?
  • Como será o recrutamento e seleção?
  • As principais tendências do Recursos Humanos para 2022.
  • Quais os benefícios da gestão de ponto digital?

 Confira!

Quais serão os tipos de trabalho?


A era digital tomou mais espaço dentro das empresas, as atividades que podem ser tocadas através do meio digital e que não são prejudicadas pelo trabalho a distância, já são vistas com outros olhos pelos trabalhadores.

Foram realizadas aquisições de novas tecnologias, do ponto ao acompanhamento de tarefas e até o contato com equipe, cresceu também as chamadas em vídeo por web e que são resolvidas em instantes e em qualquer lugar do mundo.


É o caso do trabalho remoto mais conhecido como: Home Office ou Híbrido:


Home office


Da tradução do inglês, significa escritório em casa ou trabalho de casa, o home office fez com que 42% dos funcionários que o adotaram não querem, retornar para os postos de trabalho presenciais.

E isso acontece porque muitos conseguiram otimizar melhor o tempo, por não ter mais que lidar com o deslocamento e trânsito diário do trajeto de trabalho, além de poderem passar mais tempo com a família por já estar em casa quando o trabalho é encerrado.

Híbrido


É o formato que une o home office e o presencial, no qual alguns dias os colaboradores atuam no escritório da empresa e em outros dias atuam remotamente.


É um meio que se tornou bastante comum para agradar tanto a empresa quanto o colaborador, e assim criar novos métodos de trabalho e atuar em uma adaptação que promete ser uma grande tendência de recursos humanos para 2022.

Freelancers

É a contratação por serviços sem vínculo empregatício, que podem contratar uma pessoa física para a atuação ou exigir uma pessoa jurídica para emissão de nota fiscal.

Uma nova maneira de contratação que diversas empresas encontraram para reduzir o turnover, reter novos talentos e não ter tanta burocracia na hora de precisar trocar o profissional.

Um mercado bastante abrangente que pode exigir exclusividade ou permitir que o profissional atue juntamente com outras empresas, se importando apenas com a entrega do serviço.

Como será o recrutamento e seleção?


Os recurso humanos não irão focar apenas na hard skill e soft skill pois terão que pensar em processos que gerem mais empatia ao candidato e fortaleça a empresa, fazendo com que mais pessoas queiram fazer parte do time,

Poderão investir mais em etapas online, como dinâmicas em grupo por chamadas de vídeos coletivas, testes rápidos em plataformas que mostram as habilidades compatíveis com a vaga.

O RH humanizado será mais presente nos processo de recrutamento e seleção e também dentro das empresas, em que se pode enxergar além do currículo mas focar nas ações que podem ser executadas pelos candidatos que somem a equipe como um todo.


As principais tendências do Recursos Humanos para 2022

Sem dúvidas, ainda tem muita coisa para inovar e readaptar no próximo ano, mas separamos as principais tendências que prometem ser bastante persistentes no setor de recursos humanos.

  • People analytics: o RH coleta dados de cada colaborador e faz comparativos à informações de outros funcionários e outras empresas para realizar uma análise de pessoas;
  • Employee experience: foca no bem estar da equipe, com ações que melhorem o crescimento profissional;
  • Flexibilidade: formatos de trabalhos híbridos, remotos, freelancers, mudanças de horários;
  • Capacitações: mais treinamentos, cursos, onboarding para melhorar o desenvolvimento prático da equipe;
  • Gamificação: processos que geram mais engajamento e competitividade, por meio de jogos ou atividades lúdicas que criam mais interação nos colaboradores.
  • Diversidade e inclusão: focar em realizar mais contratações de pessoas com deficiência ou etnias que encontram diversas dificuldades no mercado de trabalho;
  • Produtividade: acompanhamentos sobre a entrega da equipe, conter possíveis conflitos para direcioná-los a uma performance diária mais técnica;
  • Transparência: tem se tornado grande aliada da cultura e clima organizacional das empresas, para que os colaboradores se sintam parte dos processos de mudanças.
  • Novas tecnologias: adoção de inteligência artificial, softwares, ferramentas, plataformas e armazenamento em nuvem.

Essas principais tendências para os RH em 2022, podem acabar sendo atualizadas no decorrer do ano, mas com certeza serão aplicadas para muitas empresas, pois muitas dessas mudanças já acontecem atualmente.

E uma delas é a opção de reduzir custos e matérias primas, utilizando as novas tecnologias, possibilitando um acompanhamento em tempo real dos colaboradores, comas informaçõs da rotina de trabalho.

Quais os benefícios da gestão de ponto digital?

O ponto digital é uma das tecnologias mais recomendadas e adotadas pelo RH de muitas empresas consolidadas, que também podem ser utilizadas por empresas que possuem poucos funcionários, pois ajudam a organizar o fluxo de horas.

A Oitchau é uma plataforma de controle de ponto eletrônico e gestão de home office, com a possibilidade de assinatura eletrônica, gestão de projetos, sincronização com relógios de pontos, reconhecimento facial e controle da jornada de trabalho.

Possui a facilidade de poder acessar de onde e quando quiser, pois é um software que armazena todos os seus dados em nuvem, reduz os recursos materiais, otimiza o tempo do RH com os processos de horas e férias, e o retém para outras atividades.

Os benefícios, estão entre organizar e alinhar todos os processos manuais realizados pelo RH da sua empresa, e torná-lo facilitado e acessível para a sua equipe, pois os colaboradores também podem acompanhar a própria jornada.

Experimente grátis e mude também a rotina da sua empresa.

Veja também: 6 dicas de como tornar a comunicação da sua equipe assertiva

Gostou das dicas para evitar a procrastinação? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau