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Employee Value Proposition

Employee Value Proposition (EVP): o que é? Quais são os benefícios?

O Employee Value Proposition ou EVP é um conceito de gestão de pessoas que é crucial para qualquer empresa que deseje manter seus profissionais bem como atrair os melhores talentos do mercado.

E, afinal, quem não quer isso? O trabalho de colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Somente quando eles estão alinhados com a corporação e com sua cultura organizacional, bem como estão engajados isso é possível.

Pois saiba que é exatamente isso que o EVP oferta. Por isso, não deixe de continuar sua leitura e ver mais sobre esse conceito e como ele pode ajudar a sua empresa! Abaixo você encontra sua definição, serventias, benefícios e como desenvolver.

Sumário

O que é Employee Value Proposition?

Employee Value Proposition

Esse é um conceito de gestão de pessoas que é muito importante para as empresas. Conforme Isadora Marque, pesquisadora do LAB SSJ, o Employee Value Proposition é:

“a proposta de valor de emprego de uma empresa, é a estratégia que uma empresa segue para atrair mão de obra que se enquadre ao perfil e tributos da corporação”.

Para compreender melhor do que se trata, considere o seguinte:

  • o que faz da sua empresa atrativa para os profissionais do mercado?
  • A sua corporação é vista pelos talentos como um objeto de desejo no que se refere ao local de trabalho?

Essas são perguntas que podem ser bem complexas. Mas, em suma, elas buscam saber como a sua empresa atrai profissionais. E, para isso, pense que não estamos falando apenas de salários e benefícios básicos. Afinal, isso é realmente o básico.

É nesse sentido que o EVP se apresenta. Segundo Marina Cury, especialista de aquisição de talentos da empresa AMBEV:

“O EVP descreve como uma empresa quer ser vista como empregadora, servindo assim como ponto de partida para suas comunicações e refletindo diretamente na sua reputação. (…) Tem impacto direto na percepção do mercado (leads) em relação à empresa e, consequentemente, a influência que essa marca/empresa tem enquanto atração.”

Um outro bom exemplo para melhor compreensão é considerar a seguinte situação: quando um candidato possui uma proposta da sua empresa e, simultaneamente, de outra corporação, o que pode pesar em seu favor para que ele a escolha? Pois bem, aqui está o EVP.

Para que serve o Employee Value Proposition?

Os conceitos que o EVP resguarda servem justamente para diferenciar a sua empresa das demais da concorrência perante os profissionais do mercado. Com isso, você consegue demonstrar o porquê a sua empresa é perfeita para aquele talento.

É o EVP que faz da sua empresa algo único na visão dos profissionais. Afinal, não basta que sua corporação seja referência de qualidade e para fins de consumo. Ela também deve brilhar aos olhos dos profissionais.

Os dados que o EVP reúne, então, podem ser comparados aqueles que são elencados quando se quer demonstrar o valor de um produto para o consumidor. Nesse caso, então, o produto é a própria empresa, enquanto o consumidor é o profissional.

Conforme explica Caio Infante, especialista em EVP,

“A autenticidade é uma palavra importante, assim como entender o que torna a empresa única, mais uma vez, baseada no que as pessoas sentem, vivem e dizem”.

E, saiba: o EVP considera especialmente a experiência dos colaboradores e dos candidatos.

Portanto, o EVP serve para tornar a sua empresa algo único e autêntico. Igualmente, para melhorar na atração dos profissionais, bem como para reter talentos. Ainda, para garantir uma boa experiência profissional dentro da sua empresa, considerando-se os deveres sociais empresariais.

Qual é a importância do EVP para minha empresa?

Employee Value Proposition

Segundo Miriam Marcilio, profissional da área de Employer Branding:

“um EVP bem estruturado consegue nos suportar para criarmos ações pensando na experiência dos colaboradores e dos candidatos, transmitindo a essência da marca empregadora de dentro para fora”. 

Ainda, veja o que ressalta a especialista em gestão de pessoas e em EVP, Tatiana Porto: 

“Quando as empresas se mostram preocupadas com os seus colaboradores, apresentando ações de saúde, bem-estar e cuidados dentro e fora do trabalho, as pessoas se sentem mais felizes e motivadas. O investimento em equipes alinhadas ao propósito da marca também ajuda a criar um ambiente leve e agradável no trabalho. Todos esses fatores contribuem para a humanização da empresa e a retenção de talentos”.

Portanto, é possível concluir que apostar no Employee Value Proposition é importante pelos seguintes fatores:

  • Retenção de talentos;
  • Engajamento dos seus colaboradores;
  • Diminuição do tornover;
  • Melhoria da gestão interna;
  • Maior atração sobre os profissionais que estão no mercado;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Construção de uma boa imagem empresarial enquanto empregadora, de forma que a corporação passa a ser um objeto de desejo dos profissionais da área.

Como desenvolver meu Employee Value Proposition?

Como vimos acima, o EVP é um conceito que é de suma importância para as empresas. Dessa forma, como desenvolver um e por onde começar? Para responder essas perguntas, novamente trouxemos opiniões de especialistas da área.

Veja o que diz sobre o assunto o especialista Caio Infante:

“O ponto inicial da implantação do EVP é compreender as principais necessidades e desejos do seu público interno para evidenciar as vantagens e os benefícios que atendem às expectativas dos funcionários. A proposta de valor deve ser vivida no dia a dia da organização, caso contrário, se torna só mais um discurso (…) Deve haver boa comunicação, feedback constante e transparência. Quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, naturalmente, criam condições propícias para desempenhar suas funções da melhor forma possível”.

Ainda, saiba que a implementação desse tipo de estratégia de gestão e de desenvolvimento de atrativos para os profissionais em relação à sua empresa não ocorre de forma isolada. Em verdade, são diversos os esforços que se somam.

Conforme explica Tatiana Porto, especialista de gestão da empresa Cognizant,

“Ele não é feito sozinho, precisa atuar em conjunto e estar ligado na cultura organizacional. Além de fomentar o trabalho em equipe, ter a liderança na linha de frente para esclarecer a nossa marca entregadora, o propósito e objetivo”.

Dessa forma, é possível perceber que existe um forte papel que deve ser estabelecido na cultura organizacional, para possibilitar o desenvolvimento dos colaboradores.

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