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Tecnologia para RH: como investir com 03 passos simples?

Você sabia que investir em tecnologia para RH pode melhorar de sobremaneira as atividades da sua empresa?

Com algumas ferramentas tecnológicas se torna possível aumentar a produtividade do departamento, automatizar atividades e tornar as informações utilizadas ainda mais seguras.

Para ajudar a sua empresa nós separamos para você algumas dicas importantes e 03 passos cruciais para investir em novas ferramentas tecnológicas para o RH.

03 passos para investir em tecnologia para RH

É possível encontrar as melhores ferramentas e investimentos para o seu departamento de recursos humanos com base nas suas atividades diárias, problemas já identificados e objetivos da própria organização.

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Para separarmos os 03 passos de investimento nessas tecnologias nós consideramos os seguintes pontos:

  • Possibilidade de automatização de atividades do RH independentemente do nicho de atuação da empresa;
  • Questões mais problemáticas dentro das organizações em relação ao serviço do RH;
  • Formas de aumento da produtividade;
  • Mudanças constantes do mercado de trabalho;
  • Possibilidade de atuação em home Office;
  • Trabalho realizado pelas equipes da empresa e por trabalhadores freelancers.

Com as tecnologias para RH que separamos a sua empresa será capaz de contornar esses obstáculos e auxiliar os colaboradores do departamento de recursos humanos a realizar seus serviços de forma mais rápida e rentável.

Investindo em tecnologia para RH: 03 passos rumo ao sucesso

Confira agora mesmo os três passos e os tipos de ferramentas que podem ser usados pela sua empresa.

01.  Controle digital de ponto

O primeiro passo que separamos é essencial para a sua empresa e isso se deve a vários motivos.

Investir em controle de ponto digital é dar a sua empresa a possibilidade de se antecipar a problemas, de garantir a limitação da falta de assiduidade e de manter os dados dos empregados salvos de maneira segura.

O controle digital de ponto permite que várias ações sejam automatizadas e apresenta à empresa um leque de possibilidades amplas em que ele pode melhorar os serviços internos, independentemente do local em que são prestados.

Ele funciona por meio da marcação feita por leitura biométrica digital ou facial, senha ou outro método escolhido pela empresa. Para isso ele pode ser acoplado ao relógio de ponto eletrônico (REP) com a realização de uma transição.

Enquanto o REP permite que sejam visualizadas as horas prestadas pelo colaborador ao longo do mês somente no final do período, o sistema digital dá aos gestores e trabalhadores a oportunidade de acompanhar a jornada a qualquer momento.

Isso significa que assim que marcadas as horas no controle de ponto o sistema identifica o registro e o grava internamente em um sistema que concentra diversas outras informações.

O RH pode analisar o cumprimento de regras internas da empresa, de realização correta do intervalo e número de horas extras.

Esse ponto é importante por evitar surpresas ao final do mês. Os departamentos podem se organizar para o pagamento das horas extras e redirecionar o empregado caso ele esteja demonstrando comportamento contrário às normativas empresariais.

E não para por aí! O sistema digital de ponto permite que documentos sejam gerados de forma automática.

Ele permite que haja a desburocratização dos serviços e do próprio departamento de RH, aumentando a produtividade do setor pelo fato de que dispensa que os empregados dele empenhem seu tempo no desenvolvimento desses documentos.

Ao investir em tecnologia para RH no formato de sistema digital de ponto a empresa garante que os cartões-ponto e holerites serão desenvolvidos de forma automática. Outro ponto relevante é que erros são evitados junto à perda de informações.

O sistema digital se destaca enquanto tecnologia para as empresas pelo fato de não limitar sua aplicação dentro da sede empresarial. Ele pode ser utilizado para empregados que realizam trabalhos em home Office.

Outros que podem se beneficiar com o uso dele são trabalhadores externos como viajantes e representantes ou aqueles que estejam eventualmente viajando a trabalho de forma pontual.

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Para a marcação à distância o sistema oferece um quiosque central em que os empregados que prestam serviços dentro da empresa podem realizar a marcação e ao mesmo tempo aplicativos que podem ser acessados por celular, computador ou tablet.

Isso é essencial para a organização da empresa e para que o serviço do RH seja produtivo.

02.  Software de recrutamento inteligente

O segundo passo para implementar tecnologia para RH e torná-lo moderno e mais produtivo com a aquisição de um software de recrutamento inteligente.

Ele nada mais é que um programa que é utilizado para a seleção de novos talentos, um dos mais importantes serviços prestados pelo departamento e que é igualmente repleto de problemas e percalços.

O software de recrutamento que pode ser utilizado pelo RH se vale de inteligência artificial e algoritmos que permitem que a empresa localize quem são os candidatos mais indicados para ela.

Isso pode torná-la mais competitiva ao tornar sua tarefa de localização de novos talentos mais fácil. Outro ponto importante é que é possível recrutar os melhores profissionais do mercado, algo que é buscado por qualquer empresa.

Esse tipo de sistema de recrutamento é capaz de cruzar competências que a empresa busca e quais são as características dos candidatos.

A partir disso, os recrutadores passam a ter maiores informações sobre compatibilidade ou não do profissional à instituição.

Como diminuir a evasão nas empresas é um papel que cabe ao RH, essa tecnologia pode ser crucial para que ele alcance esse objetivo e ajude ainda mais a empresa a seguir suas atividades.

Outro ponto que deve ser destacado sobre esses programas é que eles podem automatizar alguns pontos dos processos, com disparo de mensagens e testes automáticos e online.

03.  Plataformas colaborativas

O terceiro ponto que não deve ser desconsiderado é a possibilidade de realização de trabalho conjunto de forma independente à localização das pessoas envolvidas.

Considere para isso as seguintes hipóteses:

  • Existência de filiais que realizam trabalho conjunto;
  • Trabalhadores em home Office;
  • Empregados que se encontram em viagem à trabalho;
  • Contratação de freelancers como parceiros sem vínculo empregatício.

Para todas essas situações é imprescindível possui uma ferramenta de tecnologia para RH que permita a troca de informações em tempo real entre os trabalhadores.

E não é só o contato que é importante, devendo ser considerada a possibilidade de efetivo trabalho conjunto nos mesmos projetos, com acesso de tela, alterações, comentários, adições e diminuições.

Essas ferramentas permitem que o trabalho seja prestado como se todos estivessem no mesmo ambiente!

Com essas dicas é possível garantir um RH moderno e com as tecnologias necessárias para que o trabalho seja prestado da melhor maneira possível.

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