Mulher sentada fazendo entrevista de emprego como Tech Recruiter.

Tech recruiter: quem é esse profissional? Saiba mais sobre!

O setor de tecnologia vive um crescimento exponencial, impulsionando a demanda por profissionais altamente qualificados. Assim, a atuação de um tech recruiter vem sendo cada vez mais solicitada.

Isso porque, devido às habilidades específicas e conhecimentos técnicos necessários para os projetos, saber como escolher o melhor profissional para uma empresa é fundamental. 

Isso evita que as organizações percam tempo e recursos selecionando pessoas sem os requisitos ideais.

Nesse contexto, o papel do tech recruiter tornou-se cada vez mais atraente para empresas que possuem vagas destinadas à área da tecnologia. 

Para saber mais, continue a leitura!

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O que é um tech recruiter?

Um tech recruiter, ou só recrutador de tecnologia, é um profissional especializado em recrutar e selecionar candidatos para vagas relacionadas com a área de tecnologia. 

Estes profissionais desempenham um papel fundamental no processo de contratação, atuando como um intermediário entre as empresas que buscam profissionais de TI qualificados e os candidatos em busca de oportunidades nesse campo. 

Eles trabalham em estreita colaboração com os departamentos de RH e os gestores de contratação para entender as necessidades e requisitos técnicos das vagas em aberto.

Afinal, por ser uma área extremamente técnica, a sua principal função é identificar e recrutar candidatos qualificados para cargos relacionados à tecnologia, como desenvolvedores de software, engenheiros de dados, cientistas de dados, entre outros. 

Esses recrutadores têm um profundo conhecimento do setor de tecnologia e estão atualizados com as tendências e habilidades do setor.

Qual a diferença entre um recrutador tradicional e um tech recruiter?

Apesar da semelhança na finalidade das funções, a principal diferença entre um recrutador tradicional e um tech recruiter está na especialização. 

Enquanto o recrutador tradicional pode atuar em diferentes áreas e setores, o tech recruiter concentra-se exclusivamente na contratação de profissionais de tecnologia. 

Com isso, é possível realizar um recrutamento mais assertivo devido à compreensão das necessidades específicas do setor, as habilidades técnicas necessárias e as demandas do mercado.

Além disso, o tech recruiter precisa desenvolver um amplo conhecimento técnico para avaliar com precisão as habilidades dos candidatos e identificar se eles se enquadram nos requisitos da vaga. 

Essa expertise é fundamental para garantir que os candidatos selecionados sejam capazes de lidar com os desafios técnicos enfrentados pelas empresas.

Além disso, recrutador especialista em tecnologia também deve atuar como um consultor para a empresa, orientando sobre qual o perfil do profissional da área de tecnologia e guiando a empresa na definição de pontos como:

  • Salário;
  • Benefícios;
  • Modelo de trabalho;
  • Acompanhamento e gestão da produtividade.

Desse modo, ele deve oferecer uma solução que seja benéfica para a empresa mas também torne-se um atrativo para os possíveis candidatos.

Quais são os benefícios de contratar um Tech Recruiter para empresas de tecnologia?

Esses profissionais possuem conhecimento especializado no mercado de tecnologia, o que lhes permite identificar e atrair talentos altamente qualificados. 

Além disso, investindo em um tech recruiter é possível:

  • Garantir um serviço especializado;
  • Acessar uma maior diversidade de talentos qualificados para as vagas;
  • Obter maior agilidade no processo de recrutamento;
  • Reduzir os custos com contratações;
  • Aumentar a assertividade na escolha de um candidato;
  • Fortalecer a marca empregadora.

Quanto ganha um tech recruiter?

Alguns fatores impactam na média salarial dos tech recruiters, variando de acordo com a experiência e o local de trabalho. 

De acordo com a plataforma Glassdoor, a média salarial de um tech recruiter é de R $3.500, com valores que vão de R$ 2 mil até R $7 mil. 

No entanto, por ser uma profissão com alta demanda de mercado e que exige grande especialização, muitos profissionais optam por trabalhar de forma autônoma.

Assim, os ganhos podem ser ainda maiores e mais variáveis.

Como ser tech recruiter?

Se você está interessado em se tornar um tech recruiter, existem algumas etapas que podem ajudá-lo a trilhar esse caminho. 

Aqui estão algumas dicas para se tornar um profissional de sucesso na área:

Adquira conhecimento em tecnologia

Para ser um tech recruiter, é essencial entender os conceitos básicos de tecnologia e ter conhecimento das principais linguagens de programação, frameworks e softwares utilizados no setor.

Isso vai servir não só para manter uma conversa durante as entrevistas, mas também para avaliar o nível de conhecimento e experiência dos candidatos durante o processo.

Desse modo, entendo os conceitos da área e principais rotinas, será possível diferenciar um candidato júnior de um pleno ou sênior, por exemplo.

Além disso, será preciso conhecer alguns termos da área, como:

  • Back-end;
  • BI;
  • CSS;
  • Full-stack;
  • GitHub;
  • Linguagem Java.

Desenvolva habilidades de comunicação

O recrutador especializado em tecnologia está constantemente em contato com candidatos e é responsável por conduzir entrevistas. 

Portanto, é crucial desenvolver habilidades sólidas de comunicação, tanto verbal quanto escrita. 

Isso inclui a capacidade de fazer perguntas relevantes, ouvir atentamente, fornecer feedback construtivo e articular claramente os requisitos e as expectativas da vaga.

Entenda sobre gestão de projetos

Outro ponto é a necessidade de conhecer a execução, conceitos e métodos relacionados à gestão de projetos

Isso porque é comum que os profissionais de tecnologia sejam recrutados para atuar no desenvolvimento de produtos. Assim, este conhecimento vai servir tanto para que você entenda a demanda da vaga quanto o perfil do candidato.

Mantenha-se atualizado

O setor de tecnologia está em constante evolução, e novas habilidades e tecnologias surgem regularmente. 

Como tech recruiter, é fundamental estar sempre atualizado sobre as tendências, as linguagens de programação emergentes e as demandas do mercado. Isso permitirá que você identifique e avalie com precisão os candidatos mais qualificados.

Esteja onde os candidatos estão

A construção de uma rede profissional sólida é essencial para o sucesso como tech recruiter. Afinal, um dos grandes desafios do profissional é que, durante os processos seletivos, nem sempre os candidatos podem atender aos requisitos da vaga.

Por isso, além de construir uma rede de contatos, é preciso saber onde e como procurar – e atrair – as pessoas certas para a vaga.

Isso porque, em grande parte das situações, a pessoa ideal para a vaga já pode estar empregada ou mesmo trabalhando de forma autônoma.

Assim, é papel do recrutador especialista entender quais seriam os atrativos para o profissional e trazê-lo como uma solução para a vaga em aberto.

Como está o mercado de tech recruiter no Brasil atualmente?

Atualmente, as empresas têm buscado cada vez mais os serviços de tech recruiters para preencher suas vagas com os talentos certos, isso se dá principalmente pelo avanço da transformação digital e a demanda por profissionais de tecnologia altamente capacitados.

A cada dia, as organizações estão mais cientes de que contratar os profissionais de tecnologia adequados é fundamental para impulsionar sua inovação, competitividade e crescimento. 

E para comprovar essa necessidade, basta acompanhar a quantidade de vagas em aberto no LinkedIn ou outras listas de empregos em alta.

A demanda por profissionais da tecnologia está aumentando. E para que sejam selecionados, é preciso contar com tech recruiters preparados para a função.

Além disso, o mercado de tech recruiter também tem sido impulsionado pela crescente oferta de cursos, bootcamps e programas de capacitação em tecnologia. 

Esses programas visam formar novos profissionais de tecnologia e, consequentemente, aumentar a demanda por recrutadores especializados em encontrar esses talentos recém-formados.

Qual é a formação necessária para se tornar um recrutador especializado em tecnologia?

Não existe uma formação específica para se tornar um tech recruiter. 

O mais comum é que profissionais da área de gestão, RH e recrutamento com experiência prévia em seleção e contratação realizem especializações no ramo da tecnologia, ou mesmo cursos de formação para ser um recrutador especializado em tecnologia. 

Assim, a experiência prévia em tecnologia não é um requisito absoluto. Mas é indispensável um conhecimento prévio na área para que a análise desses candidatos seja o mais fiel possível.

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É preciso falar inglês para ser um recrutador especialista em tecnologia?

Não necessariamente. O inglês não é um requisito obrigatório para ser um tech recruiter. No entanto, você vai perceber que ele será um diferencial – e uma grande ajuda – para lidar com algumas situações e desafios no dia a dia da profissão.

Isso porque o mercado de tecnologia conta com uma grande diversidade de pessoas, empresas internacionais e profissionais de diversos locais.

Além disso, a consolidação do home office como um dos principais modelos de trabalho facilita para que esta diversidade seja ainda maior. 

Assim, é possível que o tech recruiter passe por situações em que seja necessário entrevistar um candidato do exterior, atender a uma empresa estrangeira ou mesmo precisar entender um termo em inglês. 

Quais são as principais habilidades de um tech recruiter?

Algumas das principais qualidades de um tech recruiter incluem:

  • Conhecimentos em tecnologia;
  • Entendimento sobre culturas e perfil de candidatos;
  • Compreensão sobre o funcionamento e dinâmicas de um ambiente de trabalho tecnológico;
  • Habilidades de comunicação;
  • Pensamento estratégico;
  • Atualização constante sobre as principais mudanças do mercado, modelos de trabalho e interesses dos candidatos.

A profissão de tech recruiter é uma das diversas mudanças que a transformação digital está gerando no mercado de trabalho. Assim, é fundamental entender como este profissional atua e quais as principais necessidades do mercado.

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