ilustração de job crafting

Job crafting: o que é? E como fazer na empresa?

O job crafting corresponde a um conceito que pode ajudar a transformar a relação que os seus colaboradores possuem com suas respectivas atividades.

Não apenas nisso, mas também nas relações entre os próprios funcionários e entre eles e a empresa.

Esta ideia gira em torno das mudanças de perspectivas e da valorização das atividades, bem como do entendimento de que elas fazem parte da realização pessoal de cada trabalhador.

O que significa job crafting?

Job Crafting foi o nome dado por duas pesquisadoras, Jane Dutton e Amy Wrzesniewski, ao resultado de uma pesquisa promovida em 2001.

À época ainda universitárias, as pesquisadoras buscavam entender como era a percepção dos profissionais quanto às suas funções e à sua importância dentro do local de trabalho, neste caso um hospital norte-americano.

A pesquisa revelou que dois grupos de uma mesma equipe (de limpeza) demonstraram percepções diferentes.

Enquanto um revelou apenas trabalhar por dinheiro, outro relacionou suas atividades à cura dos pacientes e ao bem-estar deles.

Essa valorização dada pelo segundo grupo às suas tarefas, de modo a entender sua relevância dentro de todo o processo hospitalar, recebeu o nome de job crafting.

O que é job crafting?

De acordo com a origem do conceito de job crafting, ele passou a representar a possibilidade de mudança na percepção que temos em relação às nossas atividades profissionais.

Em outras palavras, ele representa a possibilidade de transformação do trabalho a partir da atuação do próprio colaborador.

Ele é quem pode enxergar a relevância de suas próprias atividades, o que reflete na sua própria atuação.

Além do reconhecimento da importância das atividades profissionais, esse conceito também se relaciona na possibilidade que um trabalhador tem de usar suas capacidades para transformar sua função em algo de valor.

New call-to-action

Por exemplo, ao assumir tarefas que não necessariamente fazem parte das suas responsabilidades, mas que despertam seu interesse.

Também, ao enriquecê-las por meio da busca constante de maneiras de exercê-las de melhor forma.

O job crafting também permite que o trabalhador mude não apenas sua relação com seu trabalho, mas com quem está ali presente.

Com isso, ele tem a chance de construir relacionamentos mais significativos e de maior colaboração.

De modo geral, esse conceito nada mais é do que a possibilidade de redesenhar a imagem que se tem do trabalho.

Neste sentido, ele permite o reconhecimento do valor das atividades, como é possível encontrar satisfação profissional e como desenvolver as tarefas da melhor maneira.

Quais são os benefícios do job crafting?

Este conceito, plenamente aplicável dentro de diferentes tipos de empresas, traz uma série de benefícios ao dia a dia profissional e à corporação.

Engajamento

Primeiramente, por permitir aos colaboradores enxergar seus trabalhos com novos olhos, o job crafting é um aliado do engajamento. Não por acaso, muitos o descrevem como a materialização da proatividade.

Isso é natural enquanto os funcionários passam a ter uma nova visão do que fazem.

Ou seja, aquilo não mais se limita a uma fonte de sustento financeiro, mas também é importante para que um resultado, que impacta a todos, seja alcançado.

Dentro do exemplo do hospital, note que uma pessoa da equipe de limpeza pode se sentir desvalorizada por lidar diretamente com resíduos e com faxina.

Igualmente, pode se sentir menos importante frente aos demais funcionários locais. Por outro lado, a aplicação do job crafting pode trazer um novo ponto de vista.

Nele, o funcionário entende que os trabalhos médicos serão em vão caso o ambiente hospitalar não esteja limpo e preparado para receber com segurança os pacientes.

Produtividade

O job crafting auxilia na aproximação dos colaboradores e de suas atividades, de modo a torná-las mais interessantes.

Ou, então, de forma a direcioná-los a buscar incluir no rol de suas responsabilidades aquelas tarefas que realmente são de seu interesse. Tudo isso resulta em produtividade.

Seja pela busca de novas responsabilidades ou pelo interesse em exercê-las sempre com mais eficácia, ao final o que se tem é um maior rendimento junto ao aumento da qualidade dos resultados.

Clima organizacional

Quando uma empresa é composta por funcionários que entendem o valor de sua atuação para a corporação, no todo, ela também tende a apresentar um clima organizacional positivo.

Isso acontece naturalmente. Os colaboradores passam a enxergar em suas rotinas profissionais uma importância até então desconhecida.

Diante disso, também buscam realizá-las de forma mais cuidadosa e sempre em busca de soluções mais viáveis e eficazes.

Tudo isso, aliás, não se dá sob a pressão da produtividade desenfreada ou por cobrança de metas, necessariamente.

Tais buscas partem dos próprios colaboradores e não se baseiam em sentimentos relacionados ao estresse.

Tipos de job crafting

De modo geral, é possível afirmar que existem 3 tipos de job crafting. São eles:

Relational crafting

Diz respeito à oportunidade de mudar as relações com os demais colaboradores. Neste caso, busca-se tornar as relações de trabalho mais gratificantes, com trocas realmente enriquecedoras;

Task crafting

Muda a relação do trabalhador com suas atividades a partir de suas habilidades e interesses.

Por exemplo, pode levar o trabalhador a assumir voluntariamente novas tarefas que se alinhem às suas paixões.

New call-to-action

Também pode levar à eliminação de tarefas que não somam para o objetivo final da função, bem como reorganizar as atividades para que se tornem mais eficientes e produtivas;

Cognitive crafting

o terceiro tipo de job crafting diz respeito à mudança na percepção do trabalho que o colaborador desenvolve dentro da empresa.

Aqui, ele passa a dar outro significado e a dar propósitos para as suas atividades.

Da mesma maneira, encontra novas motivações para fazer o que faz e passa a focar no crescimento pessoal na execução das atividades.

Como colocar o job crafting em prática?

Para isso, busque promover na empresa a reflexão quanto às atividades que são exercidas e como cada uma delas soma ao resultado final.

Igualmente, é importante que a empresa esteja aberta para novas sugestões e ideias, bem como para a flexibilidade que o job crafting exige.

Ajudar a ressignificar a visão do trabalho é um papel que cabe ao RH. Portanto, ele deve promovê-lo e criar espaço para que os colaboradores possam se sentir valorizados e, também, agir.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau