Proatividade: o que é e qual a importância dessa competência

Saiba a importância da produtividade, como desenvolver na sua equipe, as principais características e benefícios que podem trazer para a sua empresa.

Vamos imaginar um cenário em que o seu colaborador só realiza ações se o líder solicitar a ele, mesmo que esteja para fazer planejado e que tem uma predisposição de ser realizada.

Não é um perfil que agrada as empresas, pois representa grande ausência de proatividade.

Porque um colaborador que realiza as tarefas e antecipa um pedido de ações totalmente viáveis, que não se validam como desvio de função, apresenta a iniciativa de tomar a frente, colaborar na tomada de decisões e resolução de problemas.

New call-to-action

Profissionais proativos têm a tendência a serem líderes dentro da equipe, por se responsabilizar pelos seus atos e terem estratégias ágeis para lidar com diversas situações rotineiras ao ambiente de trabalho.

O que é proatividade?

proatividade

A proatividade está totalmente ligada a comportamentos espontâneos, de eficiência e que demonstram disponibilidade de tomar decisões sem solicitar permissão. 

Ou por aguardar ordem de seu superior, por já conhecer os processos e saber como agir diante vários cenários dentro da empresa. 

Pessoas proativas antecedem as ações por terem visão futura, conhecerem a cultura organizacional, assim consegue ter atitude de líder e exercer mais autonomia na sua rotina de trabalho e consegue coordenar as ações individuais com maior desempenho.

Pode ser considerada uma soft skill, que são as habilidades comportamentais de um colaborador, e tem se tornado cada vez mais valorizada , por contribuir diretamente com o desenvolvimento interno da companhia.

Qual a importância da proatividade?

Ir além do que é necessário, sem dúvidas acaba por destacar qualquer profissional, pois quem realmente tem controle e segurança da própria entrega, que terá o passo inicial de se arriscar e realizar um próximo passo quando achar necessário.

O profissional sai da própria zona de conforto e não se limita a dar o seu melhor, os líderes acabam voltando mais o olhar a esses colaboradores, pois as tarefas antecipadas também precisam ser entregues com qualidade e precisão.

Quando existe essa liberdade, a empresa tem a oportunidade de passar mais trabalhos e também as metas podem ser atingidas mais rapidamente, por trazer mais benefícios à empresa, esse colaborador também precisa de incentivo e valorização.

Porque isso fará com que ele se empenhe gradativamente, e provoca o mesmo intuito e motivação em outros colaboradores. Quanto mais funcionários proativos a empresa tiver, mais terá a ganhar.

Quais as principais características de um colaborador proativo?

Para identificar os colaboradores que realmente existem proatividade, é preciso observar os profissionais através das características:

  • Assume responsabilidades;
  • Expressa opiniões e sugestões;
  • Mantém foco em seus objetivos;
  • Tem iniciativa para obtenção de decisão;
  • Se mostra disponível em ajudar seus colegas;
  • Não se distrai facilmente das suas tarefas diárias;
  • Antecipa ações sem deixar que outras atrasem;
  • Aproveita como oportunidade que vão surgindo;

Esses são comportamentos comuns de pessoas proativas, que estão sempre em busca de se tornarem melhores profissionais, e se adequarem aos padrões da empresa, tendo como determinação cumprir suas metas e entregar bons resultados.

Existem maneiras de fazer com que a proatividade se desenvolva melhor nesses colaboradores, que já apresentem essas características, assim como em funcionários que estão em busca de se desenvolver.

Como incentivar a proatividade na sua empresa?

Além de observar as principais características de um comportamento proativo, existem maneiras de incentivar a empresa de modo geral.

Com isso, torna-se possível desenvolver essa capacidade de grande relevância profissional. Que são:

Disponibilize treinamentos e planos de carreiras com foco na área de segmento

Primeiramente, a proatividade tem muito a ganhar com o aumento de conhecimento dos colaboradores. Muitas vezes eles não a praticam justamente por temerem não conseguir alcançar os objetivos ou não serem bons o suficiente.

Dessa forma, a empresa pode auxiliá-los ao disponibilizar programas de capacitação. Eles incluem cursos de atualização, especialização e até mesmo cursos superiores, que o empregador pode custear em todo ou em parte.

É importante ter em mente que a capacitação do colaborador nada mais é do que um investimento na própria empresa. Afinal, o conhecimento que ele adquirir será aplicado, justamente, dentro do dia a dia da corporação.

Estímulo ao autoconhecimento

O estímulo ao autoconhecimento é ponto chave para os colaboradores iniciarem o processo de proatividade.

Pois saberão no que realmente são bons, terão mais segurança e aos poucos credibilidade para antecipar suas tarefas sem ordens externas.

Criar planejamentos e cronogramas mais intuitivos

A falta de proatividade também pode decorrer da simples falta de organização e da dificuldade de gerenciamento de tempo e de atividades. Por isso, cabe aos gestores auxiliarem os colaboradores a se planejar e a terem cronogramas.

Com isso, torna-se possível vencer um certo número de atividades em tempo menor ao normalmente utilizado. Igualmente, o colaborador passa a saber quais são as tarefas mais urgentes e quais podem ser deixadas para depois.

Aliás, para ajudar os colaboradores a criarem esse instinto de planejamento, a empresa pode se valer de duas ferramentas que trabalham conjuntamente: de um software de gerenciamento de projetos/tarefas e de um timesheet.

O primeiro é interessante porque dá aos colaboradores e às equipes a ciência de quais são as atividades em execução, seus responsáveis, as ferramentas disponíveis para isso, o orçamento e o prazo.

Já o segundo se destaca por permitir à empresa e aos colaboradores saberem como eles gastam seu tempo, se houve queda ou aumento do tempo para execução de certas atividades e os motivos por trás disso.

Existem diversos softwares de gestão disponíveis no formato SaaS (software as a service). Dentre eles estão: Trello, Asana, Todoist, etc. Todos, aliás, são compatíveis com o timesheet Oitchau, essencial para a gestão de tempo das tarefas.

Melhoria do clima organizacional

Melhorar o clima organizacional auxilia no desenvolvimento de proatividade por dar aos colaboradores a vontade de pertencer à empresa e de crescer junto a ela.

Quando uma corporação não possui um clima positivo, isso tende a desmotivar os colaboradores. Portanto, uma vez que a proatividade depende do engajamento dos funcionários, ela também tem relação de dependência com o clima organizacional.

Permitir a participação da equipe nas tomadas de decisão

O colaborador que conhece os processos da rotina empresarial e sabe quais são os limites de suas atividades e de sua atuação, tende a ser muito mais proativo. Afinal, ele passa a ter conhecimento das necessidades e das proibições ali existentes.

Com isso, ele também tem noção de como pode agir e quais são os limites para isso. Tudo isso reflete na sua segurança para ser proativo a para atuar em prol do seu próprio crescimento e da empresa.

Flexibilidade

Tempos modernos pedem a modernização, também, das empresas às necessidades e demandas atuais do mercado e dos profissionais. 

A adaptação de cenários e a disponibilidades de jornadas de trabalhos mais flexíveis, por exemplo, podem contribuir no desenvolvimento da proatividade. 

Os colaboradores se sentem valorizados, ao mesmo tempo em que encontram condições mais confortáveis para o seu dia a dia profissional. Isso, aliás, também se reflete na produtividade no rendimento das equipes.

Política de feedbacks

A política de feedbacks é outra estratégia benéfica para o desenvolvimento da proatividade dentro das empresas. Com ela, os gestores têm a oportunidade de comunicar ao colaborador o que é necessário para que ele cresça em sua carreira.

Não só isso, mas a empresa também pode adotar uma postura mais direta e pautada na comunicação, onde suas demandas são esclarecidas. Isso ajuda na orientação dos colaboradores e na saúde da relação entre eles e os gestores.

Por outro lado, essa política também permite aos colaboradores fazer a avaliação da própria empresa. Isso é importante para que os gestores também entendam como podem apoiá-los e engajá-los.

Estipular metas e objetivos com mensuração

Por fim, proatividade também ganha quando a empresa estipula metas claras e que são passíveis de alcance. Isso engaja os colaboradores, assim como os direciona para os objetivos empresariais.

Quais são os principais benefícios?

custo funcionário

Destacamos vários pontos que destacam o quanto a empresa tem a ganhar, com profissionais proativos que façam as entregas com antecipação e eficiências.

Mas separamos os principais benefícios de incentivar a proatividade na sua equipe:

  1. Terão mais ideias inovadores para serem colocadas em prática;
  2. Estímulo à criatividade;
  3. Trabalhar com multi cenários;
  4. Ter mais líderes e sub líderes no quadro de funcionários;
  5. Se dispões de soluções diferentes, podendo escolher e definir planos em cima dessas sugestões e resolver o problema com mais rapidez;
  6. Promover novos planos de carreira, para reter talentos e gerar novas oportunidades;
  7. Crescimento gradativo da empresa;
  8. Equipe de colaboradores mais produtivos;
  9. Geração de dados mensuráveis para comparativos e realização de melhorias;
  10.  Mais organização nas jornadas de trabalho.

Quanto mais o colaborador se desenvolve e tem autonomia por suas tarefas, mais os líderes e gestores tendem a ganhar, pois só precisaram delegar as tarefas, realizar os acompanhamentos e feedbacks.

Aplicar metodologias ágeis também facilita para o desenvolvimento da proatividade, pois ajudam na organização, controle de prazos, otimização de tempo, acompanhamento e comparativos das entregas.

Quando há organização,  comportamento proativo amadurece e permanece estável ou evoluído dentro da empresa.

Como o Oitchau pode te ajudar?

O Oitchau é uma plataforma de controle de ponto eletrônico digital e home office, que gera acompanhamento da jornada de trabalho com as atividades diárias de cada colaborador, os horários, férias, gestão de projetos, gestão de custos e financeiros.

Uma plataforma completa para auxiliar o seu RH e seus colaboradores, que funciona de maneira online, atuando com a LGPD e portarias das Leis Trabalhistas, com sistema antifraude e rastreamento por chip.

New call-to-action

Com um controle que pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar, com interfaces diferenciadas para o gestor e aos colaboradores, fica mais fácil de otimizar o tempo dos processos, realizar a emissão de relatórios e fazer modificações.

Agende já a sua demonstração gratuita e veja na prática como a nossa plataforma pode contribuir na proatividade da sua empresa.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau