Procrastinação: o que é e como evitá-la na empresa

Saiba quais as causas da procrastinação e como evitá-la

É muito comum nos depararmos com diversas distrações no momento do trabalho, seja na empresa ou em home office, os smartphones, redes sociais e a internet nos entregam informações rápidas em tempo real e quando nã são usados com cuidado causam a procrastinação.

E quem não conseguir dosar essas distrações, acaba adiando os compromissos e trabalhos importantes a serem entregues, por acabar procrastinando.

Isso acaba prejudicando a performance do próprio trabalhador como também a empresa, que se depara com um profissional desmotivado que acaba usando outros recursos como válvula de escape da sua função.

É por isso que iremos abordar neste artigo:

  • O que é procrastinação?
  • Quais os sintomas mais comuns de quem procrastina?
  • O que pode causar a procrastinação?
  • Como evitar a procrastinação na empresa?
  • Quais estratégias contribuem para reverter a procrastinação?

Boa leitura!

O que é procrastinação?

É quando uma ação ou tarefa são adiados, ou seja, são deixados para fazer depois ou acabam demorando para iniciá-los. Isso pode ocorrer mesmo se for alguma função em que atue rápido..

Isto pode ocorrer por diversos motivos, e é importante se atentar pois a procrastinação pode acabar sendo prolongada e acaba por prejudicar sua vida profissional e até mesmo afetar a pessoal.

Um exemplo disso é quando você define que vai começar uma tarefas às 9h da manhã, mas acaba deixando para iniciar às 9h30 pois está preparando um café, depois começa a olhar as notícias do dia.


E quando vê já começou a fazer outras ações e quando chega o fim do expediente a tarefa ainda não foi realizada e você já se sente cansado por ter feito outras coisas e atrasado essa tarefa.

Assim define que fará no dia seguinte, e é aí que mora o perigo, pois esse ciclo pode acabar se repetindo, a tarefa se manter muito atrasada e você perder o seu emprego por falta de entrega e cumprimento dos prazos.


Mas nem tudo está perdido, existem maneiras de descobrir o que está causando essa procrastinação, assim pode identificar, mudá-las e reverter esse ciclo.

Quais os sintomas mais comuns de quem procrastina?


Quando se repara que houve atraso no prazo e na entrega mais de uma vez, é possível que o entregador acredite que o funcionário está procrastinando, ou está com muita carga de trabalho ou que não está mais gostando da função.

Portanto é necessário que o próprio colaborador note essa procrastinação no dia a dia, e a observe para revertê-la, e ao empregador cabe uma advertência inicial como um alerta para que a pessoa passe a perceber.

Os sintomas de um procrastinador:

Falta de foco


Inicia com a vontade de querer cumprir todas as tarefas ao mesmo tempo, assim acaba começando todas e não finalizando nenhuma.

Para isso pode começar pelas tarefas que levarão menos tempo para serem realizadas, e posteriormente iniciar as outras atividades, para não ter uma quebra de foco e concentração.

Pensa muito e faz pouco


Quando acaba refletindo demais por onde deve começar, como se deve fazer, se vai conseguir entregar no prazo, se conseguirá cumprir todas como tarefas, acaba causando uma certa ansiedade.

E ao pensar demais no como fazer, acaba por não fazer nada e assim acaba em procrastinação novamente, portanto comece sempre fazendo.

Deixa tudo para depois

A partir do momento que deixa tudo para última hora, acaba tendo que lidar com todas as tarefas de uma vez e com um prazo extremamente apertado.

Deixar para depois acaba custando caro, pois além de não entregar no prazo também não terá a qualidade que o setor precisa, pois terá que fazer tudo mais ou menos.

Hábitos matutinos


Se antes de dormir fica grudado no celular até de madrugada sabendo que precisa acordar cedo, e ao acordar não consegue sair da cama porque não dormiu direito mas mesmo assim fica pendurado ao celular.

Lamento informar, mas você está com péssimos hábitos matutinos e noturnos, o que acaba prejudicando o seu sono, te deixando sem energia e com baixo desempenho.

Comece alterando esses hábitos, tente à noite reduzir o uso e ao acordar já se levantar e ir direto tomar um café, algo que te acorde e te tire logo da cama.

O que pode causar a procrastinação?

A fadiga, desânimo, desmotivação, ansiedade e estresse são os principais causadores da procrastinação, e quase sempre sem o sentimento de culpa por não cumprir o que programou para o dia.

Adiamentos de consultas médicas, para resolução de problemas, demorar a realizar alguma organização ou resolver assuntos pessoais também causam a procrastinação.

O que acaba se tornando uma bola de neve, pois um problema causa a procrastinação e a própria causa outros problemas, que podem interferir até a saúde.

Por isso é importante buscar maneiras de evitar a procrastinação, mudar os hábitos e até mesmo buscar a ajuda de um profissional para identificar a sua ciência da procrastinação.

Como evitar a procrastinação na empresa?

O primeiro passo é não adiar essa mudança na sua rotina, pois se deixar a procrastinação para ser resolvida só depois,ela nunca deixará de te atrapalhar.

Para evitar e parar de procrastinar de vez é preciso:

  • Analisar a causa: como, quando e porque se inicia a sua procrastinação;
  • Faça uma lista de tarefa: coloque quais serão feitas primeiro, os níveis de urgência. informações como data de entrega;
  • Mantenha organização: siga a sua lista e vá colocando o que você iniciou, o que terminou e quando vai iniciar outra tarefa.
  • Defina prazos para você: define quanto tempo irá gastar em cada tarefa;
  • Faça intervalos curtos: para beber água, ir ao banheiro, se não houver necessidade não gaste mais de 15 minutos nessas pausas, deixe;
  • Crie o hábito de te recompensar quando cumprir as entregas corretamente, pode ser sair para jantar fora, como pedir uma sobremesa diferente em casa;
  • Cuide da sua saúde física e mental: corpo e mente precisam estar bem para a sua produtividade estarem também.

Quais estratégias contribuem para reverter a procrastinação?

Apesar de saber como evitar a procrastinação, ela pode acabar voltando em alguns momentos, então para eliminar o ciclo de vez é preciso realizar algumas estratégias.

Faça uma lista a cada dia antes de começar o trabalho, vai seguindo ela durante o dia ou pode adotar ferramentas de ações, arquivo do excel, evernote, calendar, apenas use as tecnologias ao seu favor e não apenas por diversão.

Essas coisas são mais comuns de acontecer do que parecem, portanto não se cobre tanto e não se culpe, procure maneiras de reverter a procrastinação e salve o link deste artigo para poder seguir nossas dicas sempre que precisar.

Veja também: Como calcular atrasos: você saber fazer?

Gostou das dicas para evitar a procrastinação? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau