O que é a gestão de recursos humanos?

Saiba como ter uma boa gestão de recursos humanos na sua empresa, qual é a sua importância, o que faz um gestor de RH e quais seus objetivos

Saiba como aplicar a gestão de recursos humanos corretamente na sua empresa, essa é a força motriz mais importante, pois relaciona os colaboradores com a cultura organizacional, bem estar da equipe e processos de jornada de trabalho.

É responsável pelo mantimento de talentos no quadro de funcionários, pelas promoções, demissões e novas contratações. Precisam alinhar a administração ao bem estar das pessoas.

O RH utiliza diversas técnicas a serem aplicadas diariamente, seja com dinâmicas, projetos de apoio, ouvindo os colaboradores, analisando dados de informações também comportamentais

New call-to-action

Deve criar novos perfis de candidatos e abrir novas vagas dentro da empresa, iniciar processos de recrutamento  e seleção, agendar entrevistas, verificar relógios de pontos digitais, fazer relatórios e repassar tudo junto a gerência de todas as áreas.

Não é uma tarefa fácil, mas trouxemos mais informações, de como organizar a gestão de recursos humanos na sua empresa e assim criar mais facilitações e melhorias nos processos.

Neste artigo você também irá saber:

  • Como funciona a gestão de recursos humanos?
  • Quais são os principais objetivos?
  • Qual a sua importância?
  • O que faz um gestor de RH?
  • Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de recursos humanos?

Boa leitura!

Como funciona a gestão de recursos humanos?

Funciona organizando tudo o que diz respeito à relação da empresa com os colaboradores, é fundamental que crie estratégias para criar uma conexão do funcionário com a cultura da empresa.

O profissional precisa ser disponível aos funcionários para tirarem dúvidas, e resolver tudo o que está relacionado à contratação ou mudanças em relações trabalhistas, disponibilizar um canal de compliance.

Estabelecer transparência aos colaboradores, receber sugestões e críticas de maneira anônima  também fazer rodadas de feedback, fornecer premiações de incentivo a uma competitividade saudável e também incentivos aos mais destacados.


Deve criar ações para redução de turnover, que é a rotatividade dos funcionários seja por parte da empresa ou por parte do colaborador, é preciso conseguir descobrir os motivos para que haja uma diminuição em relação ao tempo de saída e aos números de desligamentos.

E também a retenção de talentos, pois profissionais bem qualificados e destaque acabam chamando a atenção de outras empresas, até mesmo de concorrentes, é função do RH mantê-los. podem ser feitas contrapropostas, promoções.

Quais são os principais objetivos?


Informar regras, disponibilizar treinamentos, cursos e qualificações de aperfeiçoamento do setor, analisar a produtividade dos setores e verificar se não ocorre desvio ou acúmulo de tarefas

O treinamento além de motivar a equipe, prepara os profissionais para assumir cargos de liderança e/ou de especialista dentro da empresa. Uma equipe bem treinada garante crescimento e credibilidade para a empresa.

Por isso é tão importante estabelecer um plano de carreira individual a cada colaborador, para que enxergue as suas reais chances de crescimento e o que precisa ser feito para alcançar essas expectativas.

Qual a sua importância?

Criar um ambiente de trabalho saudável e um RH humanizado, é fundamental para que a equipe se torne mais experiente, motivada e engajada. porque terão melhorias na qualidade de vida pessoal e não só na profissional.

De acordo com relatório da Workfront, apenas 39% do dia de trabalho é realmente produtivo, foi feito baseado em um turno de 8 horas de trabalho, o que pode parecer desanimador por ser menos da metade do turno, sendo cerca de apenas 3 horas e meia.

E se isso acontece, surge outro desafio, o de manter a equipe ativa e produtiva. Os motivos não são a falta de vontade e concentração dos funcionários, mas a má administração da empresa.

É aqui que entra a tarefa importante da gestão de recursos humanos, analisar o que precisa ser modificado no contato com os funcionários. Pesquisar de maneira anônima se as reuniões de equipe são produtivas, com o tempo ideal.

Porém atividades consideradas longas demais e desnecessárias, podem surgir de comentários dos próprios colaboradores e por precisar manter ros conteúdos a empresa pode acabar não relutando.

Para isso existem as metodologias agéis que sugerem e definem o tempo a ser dedicado em cada assunto dentro da empresa, sendo 15 minutos de reuniões diárias, 8 horas de planejamento e por aí vai.

O tempo máximo não precisa ser longo demais, pode ser dividido em etapas e precisam ser os mais objetivos e claros possíveis, para que haja mais praticidade e otimização de tempo.

Assim as tarefas que realmente precisam de atenção e da produtividade dos colaboradores, terão mais tempo e apreciação dos colaboradores para serem feitas.

Algumas delas são:

  • Definir metas e desafios;
  • Planejar e criar pautas antes das reuniões.
  • Respeitar horários e prazos;
  • Gerar mais autonomia para os colaboradores;
  • Ter escuta ativa em relação a feedbacks;
  • Realizar um acompanhamento de progressos e entregas;
  • Implementar canais de comunicação;
  • Disponibilizar redes internas com interatividade.

Usar a tecnologia, otimização de tempo e planejamento intensifica as melhorias no gerenciamento, reduz a insatisfação da equipe e aumenta o desempenho do time.

O que faz um gestor de RH?

Apesar de saber tudo o que precisa ser feito, vistoriado e praticado, é importante saber o que o gestor de RH realmente faz para se organizar diante dessas responsabilidades.

Entre as atividades já citadas existem outras que também fazem parte dessa atuação e vale lembrar, que para a empresa ter funcionários bem preparados também é preciso investir nos treinamentos do próprio setor de recursos humanos.

Confira:

  1. Recrutamento e seleção;
  2. Desenvolvimento profissional;
  3. Salários e benefícios;
  4. Criação de plano de carreira;
  5. Pensar sempre na conexão de processos x pessoas;
  6. Criar mapeamentos para identificar falhas ou ações nunca realizadas;
  7. Se atualizar sobre questões jurídicas do mercado de trabalho;
  8. Criar dinâmicas ou desafios que estimulem os funcionários.
  9. Ter regras internas;
  10. Crie metas, premiações.

Todo o estímulo vem acompanhado de experiências e aprendizados, que podem trazer atribuições importantes aos colaboradores, por isso ser um gestor de RH é um desafio diário.

Tem que fazer com que as pessoas se sintam satisfeitas dentro das suas funções, para o lado corporativo se sentir satisfeito com as entregas que são feitas.

Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de recursos humanos?


A Oitchau é uma plataforma de controle ponto eletrônico digital, que funciona com armazenamento em nuvem e acesso remoto, com criptografia de segurança e sistema antifraude, com reconhecimento facial e rastreamento.

É possível realizar a gestão da jornada de trabalho, de projetos internos, custos e financeiro em um só lugar, além de realizar integrações com as principais ferramentas de ponto do mercado.

New call-to-action

Atuamos dentro das leis do Ministério do Trabalho, com as portarias relacionadas ao ponto eletrônico digital e também a Lei de Proteção de Dados, garantindo que todas as informações armazenadas não infringem a privacidade de nenhum funcionários.

Agende uma demonstração gratuita e descubra na prática tudo o que a plataforma da Oitchau pode fazer pela sua empresa.

Veja também: Tendência de Recursos Humanos para 2022

Gostou das dicas para evitar a procrastinação? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau