RH online

RH online: quais sistemas ajudam a desburocratizar a área?

O RH online representa a transformação na forma como a área de departamento de pessoal atua nas organizações. Em um ambiente corporativo moderno, no qual os profissionais  mudam constantemente as suas demandas, as empresas precisam rever a forma como estão organizadas e conduzem a gestão.

Isso porque quando pensávamos no setor de Recursos Humanos nas empresas, a primeira imagem que geralmente vinha à nossa mente eram pilhas de papéis e formulários, onde a burocracia comandava, muito por conta de ter que seguir o que determina a legislação trabalhista. No entanto, toda essa realidade foi alterada drasticamente com a chegada dos softwares para RH.

De fato, essa representação inicial não tem mais nenhuma relação com o setor de Recursos Humanos de hoje em dia.

Com as novas tendências de mercado, como a valorização do capital humano, é natural que a área de RH ganhe um grande destaque. E, por se tratar de uma área altamente estratégica, na qual o seu principal objetivo é manter colaboradores e empresas com pensamentos alinhados, o uso de tecnologia pode servir como um grande aliado de forma a otimizar os processos envolvidos.

Neste artigo, vamos apresentar mais aspectos sobre o tema. Acompanhe!

Principais características do RH online

– Utilização dos dados dos colaboradores

O planejamento de RH não é feito sem um uso consiste de dados. A análise de estatísticas e informações ganhou peso para tornar os profissionais engajados e produtivos. Como consequência, os programas de treinamento e concessão de benefícios também ficaram mais precisos, originando efeitos satisfatórios na retenção de talentos. 

– Adoção de novas tecnologias

Digitalizar a empresa é uma necessidade em diversos segmentos. Tecnologias recentes são imprescindíveis para oferecer uma experiência de trabalho mais engajadora — e isso se estende a quem trabalha no setor de RH.

A comunicação entre as pessoas, bem como a análise do cumprimento individual de metas, é facilitada por plataformas integradas. Desse modo, o trabalho tende a ser menos repetitivo e operacional, otimizando a análise humana e dando embasamento para as decisões. 

– Tarefas automatizadas

A automatização de processos e tarefas é extremamente benéfica para os líderes que atuam na área. Com poucos cliques, é possível obter noções amplas sobre a performance de cada colaborador. 

Também é viável identificar algumas incoerências e mensurar o desempenho mais a fundo por meio de dados. Assim, a tomada de decisão ganha um importante suporte e pode acontecer de forma ágil.

Quais são as vantagens de ter um RH online?

Embora tenha se modernizado bastante, a área de Recursos Humanos ainda é onde são feitos os processos mais burocráticos — e delicados — de uma empresa. É de sua responsabilidade, por exemplo, o cálculo da folha de pagamento dos colaboradores. E, para isso, o departamento lida com um grande número de dados complexos, como a gestão das horas trabalhadas, banco ou horas extras, gestão de escalas, pagamento de benefícios, ausências, etc.

Neste contexto, o RH online é responsável por minimizar e até eliminar erros, assumindo os principais controles e responsabilidades da área.

A seguir, vamos listar mais alguns benefícios de se adotar sistemas para desburocratizar os processos de RH.

1. Controle de ponto sem erros

As ferramentas digitais facilitam a vida não apenas dos gestores, como também de cada funcionário da organização. Isso acontece quando se adere, por exemplo, a um sistema de controle de ponto online, como o Oitchau, que pode ser integrado automaticamente com outros softwares utilizados pela empresa.

Por meio desse aplicativo, os profissionais de RH têm mais facilidade para acompanhar processos e o desempenho dos colaboradores. E, os funcionários, por sua vez, contam com maior praticidade ao fazer a marcação de ponto e com a certeza de ter seu trabalho registrado de forma segura.

2. Gestão de pessoas otimizada

Além do ponto eletrônico digital, outras responsabilidades da área podem ser cumpridas por meio do RH online.

No mercado já existem programas e plataformas foram desenvolvidas para auxiliar no recrutamento dos perfis ideais para cada função na empresa. A vantagem sobre o trabalho humano nessa tarefa está na ausência de subjetividade. Um colaborador realizando atividades que explorem seus reais talentos e confrontando desafios adequados ao seu perfil será mais motivado e produtivo.

A tecnologia também pode substituir velhos métodos de treinamento e aprimoramento de trabalhadores, trazendo mais resultados para o seu negócio.

3. Fluidez nas rotinas internas 

A digitalização de processos é apenas o início de uma transformação ainda maior. Isso porque as tecnologias mudam não somente a forma de conduzir tarefas repetitivas nas empresas, mas também os seus modelos de negócios. As organizações passam a operar de maneira virtual, buscando escalabilidade e maior eficácia em suas atividades.

Podemos citar como exemplo os casos da utilização de softwares de recrutamento e seleção, entrevistas realizadas por meio de ferramentas de video conferências e a personalização de treinamentos de equipes com base em análise de dados.

RH online

Quais ferramentas de RH online valem a pena investir?

Diante do cenário apresentado até então, vamos falar das tecnologias que apareceram para facilitar o trabalho setor, tanto no momento da contratação, quanto na gestão dos atuais colaboradores. Confira as dicas.

  • Programas de gestão

Fazer o gerenciamento das jornadas de trabalho, pagamentos, férias, controle de pontos e diversas outras questões pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se estivermos falando de uma grande empresa.

As planilhas, neste sentido, também já deixaram de ser eficientes há muito tempo. É por isso que hoje existem de gestão que integram e automatizam todo esse processo.

O mais vantajoso é que aderir a essas rotinas mais ágeis, permite a equipe de Recursos Humanos mais tempo para lidar com estratégias e menos preocupação para questões burocráticas.

  • People Analytics

O objetivo desta ferramenta é integrar dados de diferentes sistemas para gerar o maior número de informações possíveis sobre os colaboradores.

Os dados representam o ponto de partida em busca de uma estratégia que deixe o achismo de lado e seja muito mais assertiva.

E, para utilizar esse método de forma bem sucedida, é preciso ter sistemas que gerem informações de todos os tipos. Dados como histórico de pagamentos, atividades, horários, tempo na função, tudo isso pode gerar relatórios interessantes em busca de otimização de processos.

É válido ressaltar que, a ideia central aqui é saber interpretar essas informações e pensar de forma analítica para tomar decisões a partir do que foi levantado.

  • Recrutamento no RH online

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes de qualquer empresa. Contratar bons talentos, com as habilidades necessárias e perfil alinhado ao do negócio faz toda a diferença.

Porém, em meio a tantos profissionais, é difícil manter a organização e fazer uma boa análise sem o auxílio da tecnologia. O recrutamento digital pode ter grande valor, ao menos para fazer um primeiro filtro de candidatos.

Já existem plataformas robustas e extremamente personalizáveis, que fazem os primeiros testes online com quem está procurando uma vaga. Isso automatiza etapas do processo, dá mais agilidade à operação e entrega ao gestor candidatos mais preparados para a vaga em questão.

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau