RH ágil

RH ágil e metodologias que facilitam a rotina da área

O RH ágil é uma metodologia que representa uma reinvenção da área de Recursos Humanos nas empresas, tendo como foco desenvolver uma cultura interna mais dinâmica e a adquirir uma certa autonomia ao setor.

Para implementar essa transformação, na prática, é necessário reconfigurar vários itens como mudar a maneira como se contrata profissionais, como se gerencia as equipes e como se trabalha com informações internas vitais para a fluidez dos negócios.

A seguir, neste artigo, vamos apresentar mais aspectos sobre como funciona a metodologia ágil quando aplicada ao RH. Acompanhe!

O que é um RH ágil?

Hoje em dia, quando se menciona a palavra ágil, muitos pensam apenas em tecnologias mais avançadas, no entanto, a metodologia agile vem sendo utilizada em outros departamentos, que vão desde o desenvolvimento de produtos até a estratégia adotada na contratação de novos colaboradores.

Neste contexto, já dá para se ter uma ideia sobre o que representa para a área de Recursos Humanos aderir a esta modernização de grande parte dos seus processos.

O papel do RH vem mudando definitivamente no dia a dia atual das empresas — muitos passaram de uma função exclusivamente administrativa para terem protagonismo estratégico nas corporações.

Isso está acontecendo porque a maioria delas já entendeu que a área de gestão de pessoas passou a assumir um papel de altíssimo valor agregado, com foco absoluto nos clientes internos.

Ou seja, sob o prisma da cultura ágil, um RH deve promover flexibilidade, adaptabilidade e inovação para apoiar incondicionalmente a experiência do colaborador.

Métodos ágeis são responsáveis por trazer novos conceitos e técnicas aos profissionais das áreas de recursos humanos e gestão de pessoas, por meio de um trabalho que envolve ferramentas e práticas inovadoras.

Sob este contexto, nasce também o Manifesto de RH Ágil, o qual foi adotado e adaptado a partir do Manifesto Ágil de TI — nele, muitas empresas descobriram maneiras melhores de desenvolver uma nova cultura.

Manifesto de RH Ágil

Confira tradução do manifesto sobre o que deve garantir a metodologia de RH Ágil:

  • Mais redes colaborativas e menos estruturas hierárquicas;
  • Mais transparência e menos sigilo;
  • Mais adaptabilidade e menos prescrição/rigidez;
  • Mais inspiração e engajamento e menos gerenciamento;
  • Mais motivação intrínseca e menos recompensas extrínsecas;
  • Mais desejo e menos obrigação.

Qual é a diferença em relação ao RH tradicional?

A área de Recursos Humanos passou a valorizar mais as equipes, em detrimento de um RH tradicional que focava em metas e desempenhos individuais ou processos mais burocráticos dentro da empresa. O setor pôde ter a liberdade de criar, planejar e executar as tarefas com a visão multidisciplinar. 

Nesse cenário de mudança, um feedback multidirecional se faz necessário, visto que essa resposta em pares é essencial para a percepção de pontos de melhoria e consequente otimização de processos.

Além disso, em organizações ágeis, existe também o feedback ascensional, que é aquele que deve ser feito entre os colaboradores para com seus líderes, atitude que é extremamente valorizada para aumentar a transparência e confiança nesse tipo de relação.

O RH ágil pode ser visto de duas perspectivas: como o RH deve funcionar internamente e o que ele deve entregar ao negócio.

A área que adota a metodologia, passa a representar a força organizacional impulsionadora de toda a empresa, tendo como foco criar um ambiente de trabalho melhor graças ao desenvolvimento dos indivíduos e de suas equipes.

RH ágil

Esse tipo de agilidade ainda é um desafio

No dias de hoje, é rotina ouvirmos falar em inovação, entretanto, nem todas as empresas focaram em aprimorar os seus processos ainda.

As regras são firmes para grande parte das atividades das corporações mais tradicionais e mudar essa metodologia não é tão simples, pois pode envolver mudanças até mesmo legais.

Além disso, é preciso que os colaboradores entendam os benefícios dessa inovação e não tenham tanta resistência às sugestões de aprimoramento e desenvolvimento.

Se vê necessário, nesse contexto, o melhor entendimento da tecnologia que envolve desde os aplicativos até a inteligência artificial utilizadas nos novos processos de recrutamento e avaliação de desempenho, por exemplo.

A área de Recursos Humanos passa, então, pela recapacitação para conseguir desempenhar os novos papéis propostos pela metodologia ágil.

Como aplicar a metodologia no RH da sua empresa

O primeiro passo é avaliar itens fundamentais do cotidiano da organização, como:

Um RH ágil precisa ser digital

O método prevê que a tecnologia deve ser aplicada em todos os processos para facilitar e dar agilidade aos pagamentos, admissão e demissão, entre outras tarefas pertinentes ao setor.

Ser digital facilita o processo de seleção, automatizar etapas de testes, por exemplo.

Toda essa modernização promove ainda a integração dos dados, possibilitando que outros setores tenham acessos às informações pertinentes.

Embora seja válido ressaltar que, a empresa não precisa aderir a tudo que existe de mais moderno em termos de tecnologia de uma única vez para tornar o RH Ágil.

Reúna sua equipe e estabeleça metas para essa jornada de transformação e não esqueça que aplicativos, como o Google Drive, sempre são excelentes ferramentas para armazenar documentos do RH e ficam disponíveis para todo o time.

Contratação

Após a contratação, o aprendizado daquele colaborador também precisa ser ágil e os cursos online são uma das apostas das empresas hoje.

Existem diversas plataformas que permitem a criação de cursos específicos para as demandas da empresa, podendo ampliar o número de funcionários treinados, pois não precisam se deslocar a uma sala de treinamento física.

O acompanhamento do RH se faz essencial nesse processo, pois o aluno precisa ter um direcionamento acerca do treinamento, ou seja, entender o propósito e consequências positivas de focar naquele aprendizado.

Recrutamento

Como consequência, o recrutamento e seleção também se adapta à agilidade. Vagas de temporários crescem cada vez mais, focando na mão de obra para um trabalho específico.

As equipes trabalham diversas vagas de uma vez, o que permite que os membros troquem informações sobre os candidatos a fim de identificar quais se adequam melhor aos cargos ofertados.

Em paralelo, o tempo para preenchimento das vagas é monitorado, para posterior análise que visa identificar quais foram os gargalos e dificultadores do processo.

Remuneração

A forma de remunerar também está mudando. Um colaborador hoje precisa se sentir pertencente à instituição e o salário fixo não é garantidor da permanência daquele profissional.

RH Ágil: Quais são os desafios para implementação da metodologia?

As empresas entendem que mudanças são necessárias, e que a adequação ao mundo com tecnologia mais presente e acessível precisa acontecer, mas algumas barreiras ainda são enfrentadas, devido a cultura das empresas no Brasil, como:

  • Burocracia;
  • Hierarquia;
  • Controles e processos;
  • Cautela quanto ao novo.

Todos esses pontos deixam os processos internos longe do que seria a metodologia ágil. São muitas informações e métodos, que também acabam sendo um desafio a parte para quem está buscando implementar na sua área.

Um dos pontos que mais geram dúvidas é entre o Fazer Ágil e o Pensar Ágil, onde o Fazer, tem a ver com processos que se comunicam para gerar uma informação mais assertiva. E o Pensar, está ligado à metodologia ágil, no mindset agile.

O conceito de agile necessita que os colaboradores e liderança estejam verdadeiramente engajados, prezando sempre pelo aprendizado e satisfação do seu cliente.

É importante entender que apenas o RH ágil não será o suficiente para conduzir todos os desafios internos do setor, mas será de grande importância para a disseminação do mindset.

Quais são as principais metodologias para o RH ágil?

Existem metodologias agile que podem ser implementadas no setor de RH. Algumas são mais conhecidas, por serem utilizadas com uma frequência maior nas empresas, devido sua facilidade de aplicação e pelos resultados que são obtidos. Confira as principais metodologias a seguir.

Lean

Uma das metodologias agile que possuem os melhores resultados quando falamos em RH ágil, a base do seu fundamento está na diminuição da utilização ineficiente de recursos, onde o lema: “Menos é mais” é aplicado.

A metodologia Lean possibilitou um diferencial competitivo importante para as montadoras asiáticas durante uma década (entre 1970 e 1980), como por exemplo a Toyota. Foram pioneiras no uso do Lean e conseguiram a otimização da sua produção utilizando os pilares: Tempo, qualidade e custo.

Kanban

Uma metodologia mais interessante, principalmente para equipes que tem problemas com gestão adequada do tempo nas suas tarefas. Utilizando o Kanban é possível aumentar a sua capacidade produtividade em até duas vezes apenas utilizando uma agenda para gerenciamento e critérios de status das atividades.

A metodologia indica que deve existir uma divisão em três grupos das tarefas:

  • To do (A fazer)
  • Doing (Em andamento)
  • Done (Concluído)

Você pode utilizar aplicativos de gerenciamento de atividades para auxiliar nessa divisão, como o Trello (um sistema mais avançado), OneNote, entre outros. Cada divisão possui uma cor, onde na medida que as atividades forem avançando, as cores vão mudando, até que finalize na divisão de Concluído.

Scrum

O Scrum possui uma metodologia baseada em reuniões diárias, com curta duração, para que aconteça o alinhamento das informações do dia-a-dia de cada membro da equipe. Nas reuniões serão feitas apenas 3 perguntas:

  • O que você fará hoje?
  • O que você fez ontem?
  • Existe alguma dificuldade? Se sim, qual?

As reuniões não devem ultrapassar 30 minutos de duração, dependendo do tamanho da equipe. O scrum é muito utilizado em projetos de TI, mas também pode ser utilizado para o RH, adequando a realidade das atividades e demandas.

Veja também:

Gostou das dicas sobre RH ágil? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau