Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
regime de competência

Regime de competência: O que é? Como funciona?

O regime de competência diz respeito às condições financeiras de uma empresa no sentido de que registra as entradas e saídas de valores mensalmente. Ele é importante por auxiliar no controle das finanças da empresa e na realização de orçamentos mais palpáveis.

Entenda, abaixo, como ele funciona e quais suas vantagens e desvantagens e como ele se diferença do sistema de regime de fluxo de caixa.

O que é o sistema de competência e qual o seu objetivo?

Esse tipo de regime é responsável por realizar o lançamento de despesas com base na data em que foram originados. Isso significa, por exemplo, que mesmo que um material seja comprado agora para pagamento em dois meses, seu lançamento se dará na data da compra e não na de pagamento que ocorrerá futuramente.

Esse sistema pretende auxiliar a empresa na sua organização financeira, uma vez que a perspectiva de finanças se torna mais clara, assim como o desenvolvimento econômico e o crescimento da organização.

É possível afirmar, assim, que o objetivo deste regime é possibilitar à empresa a realização do controle exato de todas as suas despesas.

Cabe ressaltar eu ele vai muito além de uma simples exigência burocrática financeira. A organização que ele permite é latente, assim como a realização de planos mais concretos pela instituição que faz uso dele.

Considere a hipótese em que a empresa obtém matérias-primas que serão pagas em data futura ou que realiza vendas cujos faturamentos serão realizados futuramente. Ao fazer uso do regime de competência é possível que a organização tenha uma previsão sobre o as condições orçamentárias dos próximos meses. Isso permite estipularem-se quais serão as épocas com maior disponibilização de orçamento ou de menos.

Seu papel corresponde à concessão de relatórios completos sobre a situação financeira e permitir que sejam tomados cuidados e prevenções orçamentárias, caso seja necessário.

Fatores essenciais deste tipo de regime

Existem dois fatores que devem ser observados para que a adoção desse regime realmente atinja seus objetivos e permita um verdadeiro planejamento orçamentário. Eles correspondem ao registro de despesas e ao de receitas.

  • Registro de despesas: Esse primeiro fator diz respeito à anotação imediata quanto à saída de qualquer valor dos ativos da empresa;
  • Registro de receitas: Assim como o item anterior, nesse caso há a anotação e apontamento dos valores que adentram na empresa e que se tornam ativos dela.

Para ambos os casos são consideradas as datas em que ocorrem os negócios que adicionam ou subtraem valores dos ativos da empresa e não necessariamente na data de seus pagamentos efetivos.  Esse é o ponto crucial que distingue esse regime do de fluxo de caixa.

Regime de fluxo de caixa

Assim como o regime de competência, o de fluxo de caixa concede relatórios sobre os orçamentos financeiros da empresa. Ele não atua com base na data em que o negócio que gerará despesas ou receitas ocorreu, mas com vistas nos dias em que os pagamentos referentes às ações realmente ocorreram.

O lançamento das despesas e receitas somente são realizados quando valores entram ou saem das contas da empresa, apontando o valor real atual com que ela conta.

Para entender qual o regime orçamentário pode ser mais indicado e compatível à sua empresa é preciso conhecer quis as vantagens e desvantagens de cada um deles. Para isso separamos, abaixo, uma lista contendo pró e contras de cada um desses sistemas. Confira!

Regime de Competência x Regime de Fluxo de Caixa

1.      Vantagens e desvantagens do regime de fluxo de caixa

Dentre as vantagens da adoção do regime de fluxo de caixa, que é adotado por muitas empresas e lida com a situação real financeira em cada momento, está a facilitação na elaboração de relatórios financeiros.

Isso porque ele lida com extratos bancários que apontam todas as entradas e saídas no exato tempo em que elas aconteceram e não com base em previsões de entradas e saídas. Para os administradores isso é importante pelo fato de que eles podem lidar com os valores que realmente são disponíveis no momento.

Podem analisar outros anos passados e identificar épocas de maior e menor fluxo.

Outra das vantagens do regime de fluxo de caixa quando comparado ao regime de competência é que ele apresenta menor risco de erros de previsões e cálculos em relação ao retorno dos investimentos e dos gastos que serão realizados.

Assim, a eles são disponibilizados valores que realmente podem ser utilizados, pois disponíveis naquele exato momento.

Esse sistema financeiro destinado à realização de orçamentos apresenta algumas desvantagens. Uma delas corresponde aos problemas para compreensão de resultados, pois há meses em que a entrada de recursos será menor e poderá dar a impressão de que a produtividade caiu, o que não necessariamente é o caso.

Isso porque muitas vezes os valores serão compensados e não estão sendo visualizados, pois o relatório apenas remete aos ativos reais e já presentes nas contas da empresa.

Esse aspecto gera dificuldade para o desenvolvimento de uma perspectiva quanto aos recebimentos futuros da empresa, inclusive referentes a vendas e operações já realizadas e não compensadas.

Adoção do regime de fluxo de caixa muitas vezes impede uma visão clara do cenário geral da empresa, podendo até mesmo dar a impressão de ausência de lucratividade em certas épocas.

2.      Vantagens e desvantagens

O sistema de competência é um pouco mais complexo que o anterior, porém apresenta tanto vantagens quanto desvantagens.

Suas vantagens estão todas envolvidas com a possibilidade de realizar um melhor planejamento financeiro da companhia, com visão geral sobre as operações, entradas e saídas de valores.

Ao contrário do sistema anterior, esse regime auxilia no reconhecimento da produtividade da empresa. Ele é eficaz ao demonstrar quais são os resultados referentes a quaisquer períodos do ano.

Nesse caso, a promoção de vendas ou negócios que trarão retorno financeiro futuro é perceptível e a produção da empresa e das equipes se tornam mais claras, bem como os resultados gerais e individuais.

A imagem da empresa perante o público e a aceitação de seus produtos e serviços são aperfeiçoados com a adoção desse tipo de sistema que tem por base o registro automático das operações que são feitas, independentemente da data de compensação financeira.

Como todo sistema, o de competência possui suas desvantagens, o que se deve em muito à sua complexidade e ao uso incorreto de suas operações.

Há maior inconsciência sobre o valor que está presente no caixa e disponível para investimentos e pagamentos. Muitas vezes isso leva a erros cometidos pelos administradores que se enganam perante os valores existentes e os que irão adentrar no caixa.

É possível citar como desvantagem o fato de que dívidas ocorram em razão da utilização de números irreais, pois não há consideração do fato de que valores serão compensados não estão disponíveis no momento. Isso pode levar à baixa do fluxo de caixa de forma até perigosa, pois a empresa pode se ver em apuros financeiros e dificuldade em quitar suas dívidas.

Porém, todos esses problemas do sistema de competência podem ser evitados com o devido conhecimento financeiro sobre a realização de orçamentos e estratégias orçamentárias. Um bom gestor e uma equipe que saiba como lidar com esse cenário pode trazer muitas vantagens à empresa que adote esse sistema.

Cabe à empresa analisar qual sistema é o mais indicado para sua situação. Cabe ressaltar que o sistema de competência se mostra uma boa alternativa que permite que a produtividade da empresa seja focada e desenvolvida.

Experimente Oitchau, o sistema de controle de ponto mais completo & seguro do mercado, que permite acompanhar horas trabalhadas em tempo real! Com os métodos mais avançados de verificação de ponto, jornadas semanais, flexíveis e turnos, e Banco de Horas totalmente personalizado.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau