enterprise

Você sabe como identificar uma Enterprise?

Você sabe o que é uma empresa Enterprise e como identificá-la? Isso é muito importante principalmente para organizações privadas que prestam serviços para outras no modelo B2B (Business to business).

Um bom gestor já sabe, desde logo, que empresas diversificadas possuem necessidades e soluções igualmente diversas. Saber identificar quando se está diante desse tipo diferenciado de organização é essencial para o desenvolvimento dos serviços que serão prestados para elas.

Abaixo, separamos algumas dicas importantes para auxiliá-lo a identificar uma empresa dessa natureza, bem como quais devem ser os quesitos de maior atenção àqueles que venham a prestar serviços para ela.

New call-to-action

O que é necessário para uma empresa ser considerada uma Enterprise?

Não há exatamente uma organização que defina quem pode ou não ser considerada como Enterprise.

Elas correspondem às grandes empresas, porém não a quaisquer organizações de grande porte. Isso, pois, elas possuem diversas outras características importantes que as distinguem de qualquer outro tipo de instituição privada que atue no país ou no mundo.

Suas operações são muito mais complexas do que aquelas comumente encontradas em pequenas, médias e grandes empresas. Suas soluções são únicas e suas necessidades são diferenciadas.

Embora geralmente apresentem altos faturamentos, as empresas consideradas nessa classificação não podem ser classificadas apenas com base na lucratividade que apresentam perante suas operações.

Em verdade, para ser considerada nesse nicho especializado e diferenciado, a organização precisa preencher alguns outros requisitos que dizem respeito, por exemplo, à realização de grandes operações que envolvem setores nacionais e internacionais.

Outros pontos de caracterização são relacionados à construção de uma marca conhecida e facilmente reconhecida pelo mercado, entendendo-se este como sendo os profissionais, as empresas da concorrência e o público em geral.

São diversos os aspectos, que devem ser preenchidos para que as empresas sejam consideradas como esse tipo de organização empresarial. Confira quais são eles, abaixo, e jamais deixe de identificar uma organização dessas quando ela lhe bater a porta com necessidades diferenciadas e que, garantem ótimo retorno financeiro e estabilidade no mercado!

Características

Veja como é possível identificar uma Enterprise dentre as demais empresas. Também, o que torna uma empresa como uma organização dessa natureza ou uma instituição apenas de grande porte.

1.      Alto faturamento

Com base no que foi brevemente citado acima, é comum que empresas dessa natureza apresentem grandes faturamentos, de forma que não só a entrada de valores é de grande porte, mas também as despesas para produção, distribuição e manutenção do pessoal e instalações.

Esse faturamento é fruto das operações de grande porte que são realizadas. Imagine empresas de grande porte que operam com maquinários industriais. Essa hipótese demonstra não só algo que demanda muitos gastos para pesquisa, produção, adaptação, transporte e instalação, mas que também tem um bom retorno financeiro.

2.      Fluxo operacional complexo

Assim como o fluxo financeiro, o operacional é igualmente complexo. Isso, novamente, levanta a necessidade de atenção e de desenvolvimento de atendimento diferenciado para essas empresas de grande porte, sob o risco de que os serviços prestados não sejam suficientes para elas.

A melhor forma para se preparar para lidar com a complexidade de fluxos operacionais é pelo aprofundamento no nicho. É possível que se obtenha conhecimento quanto às necessidades dessa empresa e, consequentemente, que sejam desenvolvidas soluções especiais que sejam condizentes a ela.

Ao saber exatamente com o que se está lidando se torna possível trabalhar com a situação dada ao invés de andar em círculos enquanto se entende qual é o real cenário apresentado.

3.      Necessidade de agilidade

É inegável que a complexidade das operações também exerce influência sobre a necessidade de agilidade de prestação de serviços e de localização de soluções palpáveis e que obtenham sucesso.

As empresas de grande porte buscam por soluções que possam aumentar a agilidade dos seus procedimentos. Assim, há otimização do tempo e a produtividade é influenciada positivamente!

Assim, é preciso que ao prestar serviços para uma Enterprise uma empresa tenha em mente que ela necessita de uma equipe responsável e ágil que saiba com o que exatamente está lidando. Sistemas de desenvolvimento de soluções e comunicação são essenciais.

4.      Conceituada no seu mercado de atuação

Esse tipo de empresa está diretamente relacionado com a sua imagem perante o mercado que, conforme brevemente citado, não se limita às demais empresas, mas também diz respeito à clientela e aos demais profissionais que atuam no mercado.

Ora, não só o número de vendas de uma empresa demonstra sua grandiosidade. Isso também se dá pelo despertar de interesse em se trabalhar numa organização desse tipo, assim como pela visão dos concorrentes que reconhecem essa instituição como de grande importância.

Ao se falar de uma Enterprise, saiba que estamos falando exatamente dessas empresas que se destacam no mercado de forma geral. Não raro seu nome é atrelado diretamente ao tipo de produtos e nicho em que atua, de forma que é possível se afirmar que elas se gravam no imaginário popular e cultural.

5.      Grande número de funcionários

Para que tantas atividades sejam realizadas e esse grande fluxo operacional e financeiro tenha continuidade é natural que as empresas desse modelo também sejam instrumentalizadas com o trabalho de inúmeros empregados.

São diversos colaboradores de áreas diversas que todos os dias prestam serviços diversos à empresa e que, assim, permitam que ela se mantenha nos trilhos e operando plenamente.

6.      Número de filiais

Havendo grande número de profissionais, as empresas de grande porte classificadas como Enterprise também possuem diversas filiais e locais de atuação. Elas não se limitam a um só local ou a pequenas regiões, mas se estabelecem por vários lugares que transpassam barreiras nacionais.

Juntando-se essa característica relacionada ao número de filiais com a anterior, do número de colaboradores, tem-se que elas necessitam de grande estrutura para que seu funcionamento seja possível.

Essa estrutura corresponde à centralização de dados e acesso a eles, da possibilidade de comunicação eficiente e da manutenção dos serviços remotos. Também, é necessário que todas as filiais possam atuar simultaneamente sem que haja sobre carregamento dos sistemas.

7.      Necessidade de personalização do atendimento

As empresas de grande porte que são enquadradas nessa categoria necessitam de personalização do atendimento. Isso porque sua complexidade exige grande atenção, bem como conhecimento sobre as atividades que presta.

Essa empresa, quando cliente de outra, deve sentir que é prioridade para aquela contratada para lhe prestar serviços.

Devem ser considerados todos os aspectos concernentes a sua estruturação. Considere-se, dentre eles, a necessidade de compartilhamento de dados, um servidor competente, comunicação possível e remota e o aumento da produtividade.

Cabe à sua empresa, nesse cenário, encontrar soluções que sejam compatíveis com o que a Enterprise espera e necessita.

New call-to-action

8.      Consultoria a médio e longo prazo

Finalmente, a última característica que separamos sobre as empresas dessa natureza diz respeito ao fato de que elas necessitam de bons planejamentos quanto às operações. Isso porque é natural que em algumas épocas do ano as operações sejam aumentadas ou limitadas, sendo necessário um sério desenvolvimento de planos.

Essas são as principais características de uma empresa Enterprise. Saber quem elas são e poder identificá-las desde logo é importante para que se torne possível o desenvolvimento de soluções que são destinadas, de forma personalizada, a elas.

Sendo tamanha a importância dessas organizações e as possibilidades mercantis que elas oferecem às empresas que são por elas contratadas, é muito importante que essas oportunidades sejam levadas em consideração e devidamente valorizadas.

Isso pode ser feito pelo desenvolvimento de uma política de atendimento especial que procure sempre estar atenta às necessidades especiais das grandes corporações.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau