seleção de candidatos

Seleção de candidatos: Quais as melhores estratégias?

Já não é mais novidade que o capital humano de uma empresa é seu maior bem. Uma das responsabilidades do Recursos Humanos é atuar na seleção de candidatos, atraindo os melhores talentos para que a empresa colecione profissionais de alta performance e, assim, alcançar todos os seus objetivos.

Para que o processo de seleção de candidatos e contratação seja o mais eficiente possível, o profissional de RH deve levar em consideração uma série de fatores, como a cultura da empresa, conhecimento técnico, experiência, entre outros.

Obviamente, não há uma fórmula para que o RH seja sempre bem-sucedido nas seleções e contratações. No entanto, há estratégias que beneficiam as partes envolvidas e facilita a identificação do candidato mais adequado.

Quais são os fatores que podem influenciar no recrutamento e seleção?

Todas as empresas, independente do seu porte, investem recursos valiosos nos processos de seleção de funcionários. Mas é importante que sejam utilizados os mesmos critérios para que a avaliação seja correta.

New call-to-action

Existem alguns fatores que não são levados em consideração pelas empresas, mas que podem influenciar no processo. Entenda mais sobre os fatores.

Fatores externos

  • Oferta e procura: Possuem uma métrica de skills específicos, que são necessários para as empresas, mas se a procura por um determinado skill estiver alta no mercado, exigirá um esforço maior para contratação de um profissional que atenda aos requisitos.
  • Taxa de desemprego: A alta da taxa de desemprego nos últimos anos tem exigido um refinamento maior nas pesquisas, para que os candidatos que fossem compatíveis com as oportunidades realmente pudessem chegar até o processo de seleção. Já que muitas pessoas se candidatam para tentar uma oportunidade, mas sem as qualificações necessárias.
  • Imagem da companhia: Este é um item que possui influência na quantidade de candidatos para uma determinada posição na empresa. Os profissionais estão buscando empresas não apenas pelo salário oferecido, mas pelo conjunto de benefícios e pela qualidade de vida que pode ser melhorada.

Todos os fatores apresentados acima influenciam diretamente no processo de seleção, o que faz com o setor de RH trace uma estratégia, mais adequada para o cenário da empresa e do mercado, para a seleção de novos candidatos.

Essa estratégia será primordial para que seja possível encontrar o candidato mais adequado para a posição que se encontra na empresa. Veja quais são as melhores estratégias para a seleção de candidatos.

Quais as melhores estratégias para seleção de candidatos?

1. Defina o perfil do profissional que procura

O primeiro passo para ter sucesso na seleção e contratação de candidatos é definir claramente o perfil comportamental e profissional que deseja que ocupe a vaga. Reflita sobre os seguintes fatores:

  • Experiência no segmento;
  • Experiência na função que ocupará;
  • Conhecimento e habilidades técnicas relacionadas ao cargo;
  • Talentos especiais;
  • Relacionamento interpessoal, entre outros.

De nada adianta contratar um candidato tenha experiência e conhecimento técnico para a função se ele não estiver alinhados com os valores e a missão da empresa. Por esse motivo, a definição do perfil é fundamental para o sucesso desta estratégia.

2. Procure nos lugares certos

Ao longo dos anos, muitos gestores de pessoas vão acumulando contatos de profissionais e formam seu próprio banco de talentos, categorizado por capacidade, experiência, etc., para facilitar sua busca no momento de encontrar o profissional adequado para preencher uma vaga. O Networking é uma ferramenta valiosa para o RH.

Quando não há um banco de talento, o profissional de RH deve buscar pelo perfil que deseja utilizando o próprio processo seletivo para atrair os candidatos. Em alguns casos, o profissional mais adequado já está na empresa, mas em outro departamento.

Assim, uma boa estratégia é começar procurando internamente, pois o colaborador já está alinhado à cultura organizacional e, depois, se for o caso, procurar por indicações ou utilizando buscas em sites especializados, como o LinkedIn.

3. Triagem inicial

Processos seletivos longos e burocráticos são coisa do passado! Agora, quanto mais breve e assertivo for a seleção e contratação de um profissional, mais economia de tempo e recursos para as empresas.

Portanto, vá direto ao ponto e faça uma triagem inicial com os candidatos. Logo na primeira entrevista, peça para que eles realizem um teste de habilidades ou avaliação de conhecimento que comprovem sua experiência e conhecimento técnico para o cargo.

Dessa forma, poderá eliminar os candidatos que não cumprem com todos os requisitos da vaga e focar nos que estão mais aptos.

4. Competência x experiência

A maneira mais adequada de encontrar o candidato com o perfil que deseja em um processo de seleção é avaliá-lo por competências, em vez de por experiência.

Estas duas características nem sempre andam de mãos dadas e, por esse motivo, um recém formado pode ser muito mais competência para ocupar um cargo do que um profissional com maior tempo de experiência.

5. Utilize mapas de perfis comportamentais

O mapa de perfil comportamental permite que a empresa possa avaliar o comportamento de um candidato, com o intuito de saber se ele vai de encontro às expectativas da empresa.  Atualmente, já é possível encontrar softwares para aplicar esta ferramenta importante para identificar o profissional que terá maior facilidade para se adequar à cultura da empresa.

O colaborador que acredita nos valores e na missão da empresa é mais engajado e tende a permanecer na empresa por mais tempo que um colaborador que parece não se encaixar.

Para a empresa, colaboradores engajados e alinhados à cultura da empresa promovem o desenvolvimento sólido e mais eficiência para alcançar as metas estabelecidas.

A área de Recursos Humanos oferece diversos de desafios. Para lidar com pessoas, é preciso levar em consideração que os comportamentos estão em movimento e,  por isso, sempre mudando. Dessa forma, é preciso atentar-se às principais tendências e acompanhar as inovações da área.

6. Contrate profissionais com atitude e treine as suas habilidades

No cenário de pandemia, muitos profissionais foram demitidos, abrindo uma grande lacuna de profissionais que estão buscando novas oportunidades. Existem profissionais que estavam atuando em uma determinada posição na última empresa, que não era sua área de atuação.

Ou ainda com talentos excepcionais para uma determinada posição que ele ainda não teve oportunidade, mas isso não desqualificaria para uma oportunidade naquela área.

New call-to-action

Contratar atitudes permite que você acesse um grupo de talentos mais amplo. Os candidatos que passam no teste de atitude podem ser melhores funcionários a longo prazo. Eles estão na mentalidade certa para aprender, desenvolver novas habilidades e contribuir para o futuro da sua empresa.

Além disso, as habilidades necessárias mudam rapidamente na era moderna – as ferramentas que seus funcionários usarão em três anos serão diferentes das usadas hoje.

7. Uso da inteligência artificial em recrutamento e seleção

A inteligência artificial pode tornar o recrutamento e a seleção da empresa mais rápido e mais ágil. Com a inteligência artificial auxiliando nos procedimentos de recrutamento e seleção, a rotina é simplificada e o RH tem mais tempo para se concentrar na contratação da pessoa certa para o trabalho.

Existem vários softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial no mercado. Com eles, você pode fazer o gerenciamento do processo de seleção completamente online. Ajudando a encontrar o perfil mais adequado para as posições em aberto na companhia.

Veja também: Técnicas motivacionais: Por que aplicar na sua empresa?

Gostou das dicas sobre análise de perfil comportamental? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau