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Técnicas motivacionais: Por que aplicar na sua empresa?

A produtividade dos colaboradores de uma empresa é essencial para o crescimento e desenvolvimento da organização empresarial. Isso porque são eles os responsáveis pela realização das atividades que movimentam a instituição. A produção está diretamente ligada à motivação dos empregados que pode ser elevada com a aplicação de técnicas motivacionais.

Essas técnicas são voltadas para desenvolver o engajamento dos funcionários nas suas atividades. Correspondem a formas de atuação e programas que ilustrem a importância que eles têm para a empresa. Apresentam benefícios em contrapartida.

São diversos os motivos para se investir nessas técnicas. Abaixo, discorremos mais sobre o assunto e apresentamos algumas sugestões de como motivar seus empregados.

Técnicas motivacionais auxiliam no desenvolvimento empresarial

Trabalhadores engajados são bons empregados que se esforçam para entregar um bom resultado. A satisfação do funcionário com o trabalho que realiza e com as políticas empresariais deve sempre ser levada em consideração.

Os efeitos do desinteresse pelas atividades ou pelo descontentamento em relação à empresa ou ao trabalho são latentes sobre a qualidade das atividades. Empregados desmotivados passam a se tornar mais desleixados com suas tarefas, tendem a se esforçar menos em obter novos conhecimentos e se tornam mais distraídos.

Outro fator recorrente que pode decorrer da desmotivação do empregado é a falta de assiduidade incorrer em faltas recorrentes e injustificadas.

Tendo-se isso em mente, considere que uma pesquisa internacional indicou que cerca de 75% dos funcionários de empresas não possuem interesse nas suas atividades ou enxergam atrativos na empresa. Praticamente ¼ dos empregados não se sentem motivados para realizar suas atividades. Isso significa que sua produtividade não está sendo aproveitada devidamente.

Quais os benefícios de aplicar técnicas motivacionais nas empresas?

Para mudar este cenário existem técnicas de motivação que procuram aumentar o engajamento e interesse do empregado. São aplicadas técnicas de motivação pessoal que levam o empregado a tomar iniciativas para ações específicas.

Aplicar essas técnicas beneficia a empresa na medida em que motivam os empregados a se esforçar e se empenhar mais nas tarefas, que passam a ter maior atenção e cuidados. Isso leva não somente à melhoria da qualidade dos serviços como a produção. Confira alguns dos benefícios abaixo.

1.      Funcionários motivados trabalham melhor

Um funcionário que está motivado tende a prestar atividades de forma mais atenta. Ele passa a não se distrair facilmente, assim como busca novas formas de realizar as atividades, apresentando novas soluções.

2.      Menor rotatividade

Usar técnicas motivacionais para os seus empregados diminui a rotatividade da empresa. Isso porque os funcionários passam a não buscar recolocação no mercado de trabalho, bem como estão satisfeitos com a empresa.

3.      Menores gastos

A diminuição de rescisões gera menos gastos ao empregador com finanças que são destinadas às rescisões e aos processos seletivos, treinamentos e outros. Investir nos funcionários gera retorno financeiro e diminui gastos desnecessários.

4.      Melhoria do clima organizacional

A melhoria do clima organizacional é outro benefício que investir em técnicas de motivação concede à empresa. Os funcionários tendem a reclamar menos ao mesmo tempo em que o trabalho coletivo é promovido.

5.      Promoção da imagem da empresa

Outro dos principais pontos positivos em motivar os colaboradores é que a imagem da empresa passa por um processo de melhoria perante o público, as demais empresas e o mercado de trabalho.

Colaboradores motivados ilustram uma empresa que se preocupa com eles e como um bom lugar para se trabalhar.

São diversos os benefícios gerados para uma empresa que motiva seus colaboradores. Porém, como fazer isso? Confira algumas técnicas abaixo e garanta o aumento da produtividade e o bem-estar dos membros de suas equipes!

Principais técnicas motivacionais para empresas

Uma empresa que investe na motivação dos seus empregados é uma organização bem sucedida. Há melhorias que são visíveis em curto prazo e que podem ser captadas com algumas técnicas.

Confira quais são as principais técnicas de motivação para colocar em prática na sua empresa!

1.      Condições de trabalho adequadas

Embora isso pareça óbvio, muitas empresas se tornam desleixadas em relação às instalações e materiais que são concedidos aos empregados. Um computador com funcionamento precário, por exemplo, atrapalha e desmotiva a realização das atividades de um colaborador.

O mesmo se dá em relação ao espaço de trabalho, às instalações sanitárias, local de descanso e alimentação. É importante que a empresa faça uma autoanálise a fim de descobrir quais pontos de sua estrutura podem ser melhorados.

Isso reflete rapidamente na produtividade dos colaboradores. O mesmo se dá em relação à higiene do local e ao conforto e ergonomia dos móveis.

Talvez seja a hora de dar uma repaginada na sua empresa e isso traz ótimos resultados.

2.      Programas de incentivo

Uma ótima forma de motivar os empregados é por meio da concessão de benefícios. Estes não se restringem aos tradicionais seguros de vida ou planos de saúde, mas a outras formas diferenciadas de presentear um empregado que é produtivo.

Os programas de incentivo são ótimas técnicas motivacionais, pois tendem a aumentar a produtividade do empregado que quer se mostrar merecedor do prêmio. Esse prêmio pode ser em dinheiro, como um bônus ou viagens, ingressos para shows, eletrônicos ou mesmo a concessão de dias extras de folga.

Outro tipo de benefício que auxilia na motivação do empregado é aquele que não está atrelado às metas, mas pagos mensalmente por livre espontânea vontade do empregador. Dentre os tipos estão vale cultura ou custeamento de happy hours.

3.      Treinamento e capacitação

Investir em treinamento de qualidade é um investimento no próprio colaborador. Ele tende a se sentir motivado ao ver que o empregador realmente se importa com o seu desenvolvimento profissional e intelectual. Percebe que possui futuro na empresa.

Isso não só auxilia no aumento da motivação, pois reflete em novos conhecimentos. Estes são aplicados diretamente nas atividades que o empregado capacitado presta à empresa.

São vários os tipos de treinamentos e capacitações que podem ser utilizados para fins motivacionais. Eles vão desde palestras e workshops a custeamento de cursos de graduação e pós-graduação ou MBA.

4.      Perspectiva de crescimento

É muito importante que o empregado tenha perspectiva de crescimento na empresa. A estagnação é completamente contrária à motivação.

Dentre as técnicas motivacionais que mais apresentam sucesso está o desenvolvimento de um plano de carreira. Ele demonstra ao empregado qual é o possível caminho dentro da empresa e quais os passos para conquistar avanços de cargos e salários.

Pode ser implementado um programa de pontuação, por exemplo, que auxilia a nortear os aumentos salariais. É importante que todas as regras concernentes ao plano de carreira sejam claras aos colaboradores. É imprescindível que elas sejam cumpridas pela empresa, caso contrário serão ineficientes e mancham a imagem da empresa que não passa confiança aos empregados.

Apresentar uma perspectiva concreta e futura é crucial no desenvolvimento motivacional dos colaboradores. Cabe ressaltar que ela deve ser possível ter exigências que possam ser cumpridas pelos empregados.

5.      Aposte no recrutamento interno

Caso sua empresa necessite substituir um gestor por motivos diversos considere elevar de cargo algum empregado que já lhe presta serviços. Ao invés de buscar um profissional fora da empresa considere promover seus próprios colaboradores.

Isso, novamente, dá perspectivas de futuro aos demais empregados. Permite que eles vejam, na prática, a valorização daqueles funcionários que já acompanham e conhecem a organização.

6.      Escute o que seus empregados têm a dizer

A última das técnicas motivacionais que indicados se refere ao diálogo entre os colaboradores e gestores. É importante que haja a política de feedback para ambos os lados, assim como a possibilidade de que sejam apresentadas sugestões e críticas construtivas à empresa.

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