reconhecimento facial

Reconhecimento facial: A tecnologia é realmente segura?

O reconhecimento facial não é mais limitado aos filmes de ficção, mas é uma realidade que pode muito bem ser introduzida na sua empresa. Muitas pessoas têm dúvidas e desconfianças em relação a esses mecanismos que usam os traços da face para identificar pessoas.

Eles são realmente seguros e capazes de reconhecer as pessoas que devem acessar um local? Confira essa resposta abaixo, assim como funciona esse sistema de identificação por biometria facial.

Como o reconhecimento facial funciona?

O reconhecimento facial funciona por meio de um aparelho eletrônico, geralmente um tablet, assessorado de um sistema com câmera que identifica as pessoas em razão dos traços do rosto.

New call-to-action

Dessa forma, o sistema faz a conversão de imagens em dados, que se certificam de quem aquela pessoa com base em seu banco de informações previamente armazenadas.

Por mais que duas pessoas sejam parecidas fisicamente, cada uma possui traços únicos que podem ser reconhecidos por um sistema. Dentre as características consideradas estão, por exemplo, a distância entre os olhos, orelhas, e distribuição do rosto.

Como o reconhecimento facial pode ser usado?

Além de saber como o sistema funciona, é importante também entender como o reconhecimento facial pode ser usado.

O pensamento mais comum é o seu uso para controle de jornada, através do controle de ponto por meio desse tipo de reconhecimento.

Porém, ele também pode ser utilizado para determinar o acesso de colaboradores a outros ambientes e sistemas, confira outras formas de uso do reconhecimento facial em empresas:

  • Controle de acesso à ambientes privados no interior da empresa, sendo uma alternativa mais ágil e menos burocrática aos cartões magnéticos e as senhas;
  • Acesso a sistemas e softwares, diminuindo a necessidade de senhas e garantindo que apenas os profissionais autorizados tenham acesso aos dados;

É seguro utilizar a tecnologia de reconhecimento facial?

Sim, o uso da conversão de imagens em dados para a liberação de acessos e controle de jornada é completamente segura. Ela pode oferecer até mesmo maior segurança do que as outras plataformas, uma vez que nunca será possível um colaborador se passar por outro!

Esse tipo de aparelho para marcação de ponto é de fácil manejo, rápido e intuitivo, é capaz de agilizar em muito o procedimento de marcação de horário, garantindo menos perda de tempo para o controle de ponto.

Possibilidades legais de aplicação do reconhecimento facial nas empresas

Todas as empresas que tenham em seus quadros funcionais mais de 20 funcionários formais são obrigados a realizar o controle de ponto referente à entrada, saída e intervalos. Para isso são utilizados relógios de ponto eletrônico.

Conforme já brevemente apontado acima, a marcação de horários pode ser feita com o auxílio de diversas ferramentas e de diversas formas. Uma delas é a biometria da face.

Porém, o uso da biometria da face para o controle de ponto é permitido pela legislação?

A legislação trabalhista brasileira, embora ressalte a necessidade de que as empresas promovam o controle de jornada, não diz de qual forma esse controle deve ocorrer.

É claro que existem algumas regras gerais concernentes às informações que devem ser registradas e ao local em que o marcador de ponto deve estar localizado. Essas regras são extraídas da CLT e de Portarias do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Elas são silentes quanto à forma que a marcação deve ocorrer.

Por outro lado, é possível se extrair tanto das portarias quanto da legislação trabalhista que é dado aos empregadores certo espaço de atuação. O mesmo ocorre em relação à tecnologia.

Isso porque não há tantos dados estipulados quanto à forma de reconhecimento do trabalhador de maneira que o desenvolvimento tecnológico não seja barrado nas empresas ou que demande sempre a publicação de novos regulamentos para ser utilizado.

Nesse sentido, o desenvolvimento e uso de ferramentas de reconhecimento facial por uma empresa não encontra qualquer óbice legal e pode ser utilizado.

Basta que o sistema escolhido tenha capacidade de realizar o reconhecimento do empregado com base nos seus traços faciais, assim como tenha gravado em seus dados informações sobre a empresa, horários e colaboradores.

Esse tipo de controle de ponto encontra cada vez mais espaço nas empresas que desejam se modernizar e prestar condições mais rápidas de realização de tarefas burocráticas pelos colaboradores, tal qual é a marcação de ponto.

Agora que você já sabe que o controle de ponto por reconhecimento da face do colaborador é compatível com a legislação brasileira e que ele é seguro, que tal conferir algumas outras vantagens desse sistema?

Veja, abaixo, eliminando todas as dúvidas quanto à assertividade e aplicação segura do controle por biometria facial.

Vantagens do uso da biometria da face

Nós separamos para você 05 importantes fatores que enaltecem mais a modernização dos controles de jornada com a aplicação de sistemas de reconhecimento biométrico facial. Todos eles são igualmente relevantes e demonstram como é possível aliar tecnologia, produtividade e segurança!

1.      Torne a marcação de jornada mais prática

Quando uma empresa adota o controle de jornada por reconhecimento facial ela livra o colaborador de decorar senhas, portar cartões ou crachás destinados para o reconhecimento. Ao mesmo tempo, esse tipo de sistema permite que haja o uso simples e descomplicado em que não é necessário interagir com a máquina.

Basta que o colaborador se posicione em frente à máquina, sem necessidade de qualquer outro esforço ou porte de materiais destinados à identificação pessoal.

2.      Torne a marcação de ponto mais rápida e livre seus colaboradores de filas

Outro ponto muito importante que ressalta mais as facilidades trazidas pela adoção de um sistema de biometria de face é que a maioria deles é extremamente ágil no reconhecimento do colaborador.

New call-to-action

Para se ter noção, o sistema biométrico facial oferecido pelo Oitchau demanda tão somente 03 segundos para concluir a identificação de uma pessoa por meio das características do rosto dela. O escaneamento da face é algo rápido e simples.

Já um sistema que utiliza as formas tradicionais de registro de jornada pode ser complicado, travar ou ter seu uso de forma incorreta pelos colaboradores. Sistemas que reconhecem rostos eliminam filas e estresses desnecessários.

3.      Segurança e proteção do espaço da empresa

Conforme já apontado, por mais parecidas que duas pessoas sejam a biometria facial é capaz de reconhecer quem é cada uma delas. Isso ocorre pela disposição dos traços do rosto, bem como pela distância entre os olhos e entre as orelhas de cada pessoa.

Assim, com esse sistema jamais será possível que uma pessoa se passe por outra. É possível saber exatamente quem está na empresa, pois esse sistema se torna livre de estratagemas para burlá-lo.

O uso dessa ferramenta é ótimo para evitar fraudes ao controle de jornada, como nos casos em que um colaborador se passa por outro com o uso de crachá ou senha e registra a jornada do empregado que sequer está na empresa.

É possível utilizar o sistema para privar a entrada em certos lugares dentro da própria empresa.

4.      Acesse o controle de jornada facilmente e a hora que quiser

Não é possível deixar de se falar sobre a facilidade ao controle de jornada oferecida pelo uso de um software de reconhecimento facial.

Uma vez que ele corresponde a um sistema digital de jornada, ele permite que durante todo o mês seja possível controlar a jornada dos empregados e o número de horas extras laboradas, por exemplo.

Assim, não ocorrem sustos ou furos financeiros ao final do mês pela super valorização dos holerites com horas extraordinárias em excesso.

5.      Faça uso da biometria facial para controlar a jornada dos empregados em Home Office

A última vantagem em utilizar esse sistema para o controle de jornada dos seus empregados que destacamos é o fato de que ele pode ser utilizado em qualquer lugar.

Assim, ele não se limita à instalação nos tablets da empresa postados na entrada da organização, mas pode ser concedido em formato de aplicativo a ser instalado no celular dos colaboradores.

Mesmo que prestando atividades laborais em casa eles podem continuar realizando a anotação da jornada.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau