Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Liderança Liberal

Liderança Liberal: Entenda mais sobre o tema

Existem diversas formas de gerir uma empresa ou uma equipe que faz parte de uma organização e a liderança liberal é uma delas.

Esse tipo de gestão é caracterizado, principalmente, pela concessão de maior liberdade aos colaboradores na realização de suas tarefas diárias, permitindo maior uso da criatividade dos empregados e pautando-se na proatividade.

Conheça, abaixo, como é a prática de uma liderança pautada na liberdade de atuação dos empregados, bem como quais são as principais vantagens e desvantagens de optar por essa forma de gestão.

Liderança Liberal: Entenda o conceito

Esse tipo de liderança é conhecido como delegativo ou Laissez-Faire e se afasta completamente da gestão autoritária, sendo pautada na liberdade dos colaboradores perante suas atividades e prestação de serviços.

Nesse caso, a liberalidade é colocada em prática com a possibilidade dos colaboradores escolherem a forma de trabalho, tomarem decisões e atuarem da forma como lhes é mais conveniente com base em suas possibilidades.

É possível afirmar que o surgimento das startups auxiliou em muito na divulgação e adoção pelas empresas de liderança que é pautada na proatividade.

Seu funcionamento, depende de alguns alinhamentos prévios em que algumas regras gerais são estabelecidas e o restante fica a cargo dos empregados.

Muitas pessoas podem ficar confusas mediante esse tipo de liderança. Não é papel do gestor indicar os caminhos a serem seguidos e estipular as atividades?

O principal papel do gestor que atua com base nesse modelo é a estipulação das metas e dos objetivos para que elas se tornem possíveis. Outros aspectos são o oferecimento de apoio no surgimento de dificuldades que possam surgir durante a execução das ações laborais.

Esse tipo de liderança depende de um líder que tenha plena confiança nos colaboradores que lhe prestam serviços e que podem ter liberdade sem que isso se traduza na falta de atenção ou responsabilidade na prestação das atividades.

A liderança liberal depende, necessariamente, de um líder que inspire confiança em sua equipe ao mesmo tempo em que confie nela. Isso porque é ele quem deve montar as equipes e se responsabilizar sobre as decisões tomadas, o que exige um bom gerenciamento de riscos.

Vantagens da Liderança Liberal

Existem diversas vantagens que podem ser aproveitadas pelas equipes e pelas empresas que adotam o estilo de liderança que dá liberdade de atuação aos colaboradores.

Quando colocada em prática da forma correta, a liderança nesses moldes pode trazer excelentes resultados à empresa, como aumento da produtividade e até mesmo do engajamento na realização das atividades.

Isso se deve, em muito, pelo sentimento de confiança e de importância dos seus conhecimentos pelos quais os colaboradores são tomados. Confira, abaixo, as principais vantagens em promover esse tipo de gestão dentro da sua empresa!

1.      Tomada de decisão mais democrática

O primeiro ponto positivo da adoção de uma política de gestão liberal é a desconcentração de poder.  As tomadas de decisão se tornam mais democráticas ao levar em consideração não só a opinião dos colaboradores, mas seu conhecimento e experiência.

Uma vez que as equipes costumam ser compostas por profissionais de índoles, conhecimentos, experiências e costumes diversos, permitir que eles participem dos processos de decisão pode ser muito vantajoso.

Isso porque ao invés de seguir uma linha pré-definida e específica, abrem-se oportunidades para a pluralidade e para novas visões que podem trazer novas soluções e formas de agir.

É preciso ter em mente que todos têm algo a acrescentar nas operações, de forma que a pluralidade sempre é positiva. Quando um gestor é autoritário e toma as decisões por si só, essas vantagens podem ser ceifadas.

A adoção de uma liderança com liberdade pode trazer muitos benefícios à organização!

2.      Maior autonomia

A gestão liberal se caracteriza pela concessão de liberdade de decisões e de forma de prestar atividades aos colaboradores.

Eles se sentem mais à vontade para colocar em prática sua criatividade, que passa a ser desenvolvida diante da existência de menos pressão.

O ambiente de trabalho é melhorado ao mesmo tempo em que os empregados se sentem seguros para tomar as decisões e serem proativos.

3.      Capacitação dos membros da equipe

A gestão liberal permite o desenvolvimento de habilidades da equipe que são geralmente ilustradas, nesse caso, pelas tomadas de iniciativa, proatividade e pela resolução de problemas.

Isso ocorre de forma automática, sem necessidade de autorização para a forma como será feita, mas com sempre alinhadas com as regras pré-definidas pela liderança.

O desafio que esse tipo de gestão apresenta tem como resultado a necessidade de busca de novos conhecimentos pelos empregados que, inclusive, querem se provar merecedores da confiança que receberam.

4.      Maior conhecimento da organização

Uma vez que a liderança liberal confere liberdade com base em limites definidos previamente, ela auxilia na prática das políticas internas da empresa que passam a ser naturais para os empregados.

Sua atuação com base na liberdade faz com que eles busquem saber o que a empresa espera deles e de suas atividades, o que leva à procura de formas de fazê-lo.

Quais são suas desvantagens?

Existem alguns desafios impostos pela gestão de forma liberal que podem ser vistos como desvantagens. Todos eles podem ser contornados com o passar do tempo e com a internalização das políticas empresariais.

1.      Dificuldade em manter um ritmo produtivo

Um dos principais problemas que são encontrados em uma gestão liberal diz respeito ao costume dos empregados em esperar que soluções lhe sejam apresentadas e que o ritmo do trabalho seja ditado por terceiros.

Assim, não raro o ritmo de produção sofre algumas dificuldades até que os empregados entendam que eles são responsáveis por suas atividades e por elencar o que é urgente ou não.

2.      Falta de organização

Muitas vezes a liderança liberal torna os empregados mais confortáveis em atuar nas atividades sobre as quais eles possuem pleno conhecimento. Pode encontrar dificuldade ante o aparecimento de situações excepcionais, o que pode levar à desorganização para lidar com elas sem o devido direcionamento.

Porém, isso pode ser devidamente contornado com o tempo, uma vez que os empregados se sentem mais tranquilos na sua atuação.

3.      Pouca independência

Existem diversos tipos de colaboradores, sendo que alguns são mais proativos e outros dependem necessariamente do apontamento do caminho que devem seguir.

Nesse cenário, os empregados que estão no segundo grupo podem encontrar dificuldades, o que geralmente se deve à falta de confiança nos seus trabalhos. Uma liderança liberal deve, crucialmente, ser acompanhada de projetos que busquem aumentar a autoestima desses funcionários.

4.      Enfraquecimento da figura do líder

Outro aspecto que pode ser considerado uma desvantagem da gestão liberal é o fato de que o líder pode ter sua figura enfraquecida. Podem ocorrer situações em que os colaboradores passem a fazer pouco caso das opiniões de um líder por se sentirem plenamente independentes.

É por isso que é importante que desde o início do uso desse tipo de liderança haja o esclarecimento das políticas internas da empresa, do que deve ser relevante e o que não é e das exigências quanto ao trabalho dos colaboradores.

Pode-se concluir, assim, que apesar de existirem desvantagens, elas são temporárias ou plenamente contornáveis com a adoção de medias de direcionamento.

Por fim, ela tende a trazer muito mais vantagens do que desvantagens, o que depende da forma como é colocada em prática.

Na existência de empregados confiáveis e da possibilidade de flexibilização do trabalho, o que abarca desde a tomada de decisões até o cumprimento de horários fixos, é possível que a liderança liberal traga ótimos frutos à empresa.

Veja também: Jornada de trabalho: Tire as suas dúvidas!

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau