ilustração de gestão empresarial

Gestão empresarial: o que é e como aplicar?

A gestão empresarial é um tema bastante abordado, mas nem sempre aplicado da melhor forma nas empresas, indo muito além da gestão de custos ou acompanhamentos financeiros mais simples.

Afinal, mesmo sendo fundamental para o sucesso do negócio, nem todos os profissionais e empreendedores sabem como levá-lo de forma prática para a empresa.

Em muitos casos, isso ocorre pelo fato de que a gestão aborda inúmeros fatores, setores e recursos em um mesmo negócio, tornando a sua aplicação mais complexa quando não existe um responsável ou uma estratégia clara.

Mas se você quer entender o que a gestão empresarial, como aplicar na sua empresa e em quais pontos você deve focar, continue por aqui!

Gestão empresarial o que é?

A gestão empresarial é um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas utilizadas para gerir uma empresa, envolvendo a tomada de decisões estratégicas, operacionais e táticas, baseadas em informações precisas e atualizadas sobre o mercado e o negócio. 

Neste formato, o conceito pode parecer bastante complexo. Por isso, para simplificar, basta entender que a gestão empresarial é um conjunto de ações que servem para definir os melhores caminhos para o sucesso do negócio.

E para isso, ela vai trabalhar quatro princípios básicos da administração de uma empresa:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Dirigir;
  • Controlar.

Gestão empresarial o que faz?

Como explicamos acima, a gestão empresarial é a responsável por definir os melhores caminhos para o sucesso de um negócio. E para isso, é preciso aplicar o que conhecemos como modelo de gestão, que é o formato como as atividades de uma empresa são desenvolvidas.

Assim, ela busca trabalhar com alguns objetivos, como:

  • Otimizar os processos;
  • Aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Garantir melhores resultados financeiros para a empresa.

Quais os pilares da gestão empresarial?

Para simplificar e melhor direcionar os esforços da gestão empresarial, ela pode ser percebida a partir da análise dos principais pilares para o sucesso de um negócio.

Veja a seguir.

Estratégia

Nem sempre ele é o primeiro a ser trabalhado nas empresas, mas é o ponto de partida para o alcance dos melhores resultados.

A estratégia é a definição do caminho que a empresa deve seguir para atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Ela envolve todo o processo que vai desde a definição da identidade organizacional — missão, visão, valores e políticas — até a definição de metas e objetivos a serem alcançados.

Ao trabalhar a estratégia de uma empresa, algumas ferramentas são aplicadas, como:

  • Análise SWOT;
  • PDCA;
  • BSC;
  • Matriz GUT;
  • 5W2H.

Financeiro

Seguindo a estratégia, vem o pilar financeiro, um dos mais analisados, — mesmo que de maneira informal — observados e trabalhados nas empresas. Afinal, ele é o responsável por gerenciar as finanças da empresa. 

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Para isso, ele engloba inúmeras atividades, como:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Gestão de contas a pagar e a receber; 
  • Análise dos indicadores financeiros, como lucratividade, rentabilidade e margem de contribuição;
  • Pagamentos;
  • Cobranças.

É possível definir este pilar como um dos mais sensíveis do negócio. Isso porque ele pode definir o sucesso ou fracasso da empresa, bem como é o responsável por guiar todas as ações dos demais pilares.

Clientes

O pilar de clientes é focado na satisfação do cliente, e aqui é possível perceber todos os processos que envolvem a área comercial e de atendimento.

Para isso, ele abrange estratégias como:

  • Conhecimento do perfil da buyer persona;
  • Definição de estratégias de marketing;
  • Gestão do relacionamento com o cliente;
  • Atendimento, captação e a busca pela fidelização.

Processos

Agora partimos para um dos pilares que exigem uma grande capacidade analítica e visão sistêmica, o pilar de processos.

Ele é responsável por gerenciar as atividades e operações da empresa. Isso significa que esta é a área responsável por desenhar, analisar, mudar e otimizar todas as atividades que envolvem o operacional.

De forma simplificada, o pilar de processos tem o objetivo de definir como a empresa pode gerar ainda mais resultados, utilizando menos recursos, garantindo a qualidade de seus produtos ou serviços e a satisfação do cliente.

Neste ponto, contar com uma boa estratégia de gestão da qualidade é fundamental.

Pessoas

Por fim, o pilar de pessoas, que também é a base de todo o processo de gestão empresarial. Este é o pilar responsável pela gestão dos colaboradores da empresa. Ele envolve processos como:

  • Seleção;
  • Treinamento;
  • Desenvolvimento;
  • Motivação dos funcionários;
  • Criação de políticas de remuneração e benefícios;
  • Definição de cargos e responsabilidades;
  • Acompanhamento da jornada de trabalho.

Você deve ter percebido que cada um dos pilares está conectado. E para esclarecer como eles atuam na gestão empresarial, perceba que:

  • Pessoas capacitadas desenvolvem melhores processos;
  • Processos de qualidade atraem mais clientes;
  • Clientes geram aumento de faturamento para o negócio.

E todos estes pontos estão desenvolvidos na estratégia da empresa.

Como aplicar a gestão empresarial?

É importante destacar que não existe uma “fórmula mágica” para aplicação de um modelo de gestão em uma empresa. 

Para os negócios que ainda não trabalham com nenhum processo voltado para a gestão, existem direcionamentos e formatos iniciais que podem ser implementados como uma forma de dar o pontapé inicial nos processos.

Dessa forma, após os primeiros passos serem aplicados, a empresa terá uma base para definir o que pode ou não funcionar no seu formato de negócio. Afinal, nenhuma empresa é igual a outra, por mais semelhanças que possam apresentar.

Isso significa que o “fazer gestão” em um negócio pode ser diferente do outro.

A seguir, você vai conferir algumas estratégias básicas para iniciar o processo de implementação da gestão empresarial na sua empresa.

Análise do cenário atual

Antes de iniciar qualquer plano de gestão empresarial, é fundamental que se faça uma análise do cenário atual da empresa. 

Nessa análise, é importante avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Aqui, é possível aplicar a ferramenta de análise SWOT.

Desse modo, antes de definir o cenário desejado, você vai entender qual a realidade da empresa. A partir disso, é possível definir metas realistas e estratégias eficientes para alcançá-las.

Identificação das principais necessidades

Após a análise do cenário e identificação dos pontos de melhoria, ameaças e oportunidades, é importante identificar quais são as principais necessidades da empresa. 

Isso significa que você deve definir em quais fatores irá focar para trabalhar no momento. Afinal, não adianta manter a atenção em diversos pontos no mesmo período, já que isso pode exigir um grande esforço e poucos resultados.

Essas necessidades podem variar de acordo com a situação da empresa, mas geralmente incluem melhorias na qualidade do produto ou serviço, aumento de vendas, redução de custos e aumento da produtividade.

Priorização das mudanças

Com as principais necessidades identificadas, é necessário priorizá-las de acordo com sua importância e impacto na empresa. Dessa forma, é possível direcionar os esforços e recursos para as áreas mais críticas e urgentes.

E para este ponto, é possível utilizar a matriz GUT, que define a prioridade de uma ação de acordo com a avaliação da:

  • Gravidade: avalia o impacto que o problema pode gerar para a empresa;
  • Urgência: mede o tempo em que este problema deve ser resolvido;
  • Tendência: analisa a possibilidade do problema aumentar.

Elaboração de um plano de ação

Com as mudanças priorizadas, é hora de elaborar um plano de ação para alcançá-las. O plano deve incluir atividades específicas, prazos e responsáveis por sua execução. 

Para isso, existem algumas ferramentas que podem tornar este processo ainda mais simples, como o 5W2H, que vai definir a estrutura do seu plano de ação de acordo com 7 pontos principais:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem é o responsável?
  • Where: onde?
  • When: até quando deve ser feito?
  • How: como será realizado?
  • How much: quanto vai custar?

Definição de indicadores

Se você muda as atividades da sua empresa, mas não acompanha os resultados, é impossível saber com clareza em quais pontos estão melhorando ou não.

Para medir o progresso e o sucesso das mudanças implementadas, é fundamental definir indicadores de desempenho. 

Esses indicadores devem ser mensuráveis e refletir os objetivos da empresa, permitindo avaliar se as ações estão gerando os resultados esperados por meio de dados concretos.

Por exemplo, se um dos objetivos da gestão empresarial na sua empresa é aumentar a produtividade do time, o controle de ponto será a principal ferramenta para o acompanhamento de indicadores como o de horas extras.

Desse modo, para cada uma das prioridades definidas acima, você precisa definir quais serão os indicadores de acompanhamento.

Para as empresas que estão iniciando, uma dica é definir poucos indicadores para cada um dos pilares de gestão organizacional, elaborando 2 ou 3, no máximo. 

Assim, você evita concentrar esforços e análises em muitos pontos de uma única vez e foca no que é mais importante para o cenário.

Como o Oitchau pode ajudar o gerenciamento de empresas?

O Oitchau é um sistema de controle de ponto digital, feito para empresas que desejam trabalhar a gestão empresarial voltada para dados e resultados.

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Assim, ele vai muito além do simples gerenciamento de apontamentos de horas dos colaboradores. Por ser uma plataforma dinâmica e completa, com ele você poderá alinhar os principais objetivos da empresa:

  • Acompanhando a jornada do time;
  • Analisando indicadores em tempo real;
  • Monitorando custos de folha de pagamento e horas extras;
  • Otimizando os processos de gestão de equipes;
  • Integrando dados entre as áreas da empresa.

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