uma pessoa apoiando a mão sob caderno e segurando um caneta e uma calculadora sob mesa de madeira

Dicas de boas práticas para melhorar a Gestão Empresarial

A gestão empresarial melhoras o desenvolvimento dos colaboradores e as entregas para os clientes, envolve muita estratégia e prática.

Na rotina de gestão empresarial, os desafios são constantes e para encontrar boas práticas que contribuam com o melhor desenvolvimento dos colaboradores e melhorem as entregas para os clientes, envolve muita estratégia e prática.

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Com metodologias, ferramentas e plataformas é possível criar diversos alinhamentos teste, até definir quais práticas possuem um melhor funcionamento para a sua empresa, e assim manter um fluxo de controle de tarefas mais fluido.

No decorrer da leitura, você irá identificar como aplicar práticas já existentes de gestão empresarial, e ainda como pode unir essa organização com a tecnologia.

 

O que é gestão empresarial?


É o segmento que atua exclusivamente para o meio corporativo, com aplicação de estratégias que ampliem o crescimento da empresa e o desenvolvimento interno, junto à equipe, para que as metas sejam batidas com eficiência.

Essa gestão tem o propósito de otimizar e criar facilitações para os processos dos mais simples aos mais sofisticados, para auxiliar os colaboradores no alinhamento do planejamento, cronograma, resoluções de problemas e nas tomadas de decisão.

Mas para que a gestão empresarial funcione, é preciso definir quais práticas serão aplicadas, para manter as etapas com redução de erros e obter maior sucesso nos resultados.

 

Quais são as principais práticas de Gestão empresarial?


Existem diversas metodologias e princípios que atuam para melhorar o posicionamento e funções da gestão empresarial, mas existem as principais que são a força motriz de todos os processos, separamos essas para você conferir.

 

Kanban

 

É uma prática que faz parte da metodologias agil, consistem em um quadro que controla o fluxo de tarefas, sendo cada etapa:
 

  • “To do”,o que será feito;
  • “In Progress”, tarefas em andamento;
  • “Done”, atividades finalizadas.

Assim o controle se torna visual, pois cada tarefa é dividida em cards, e eles vão estar na sua etapa correspondente, sendo alterada pelo próprio colaborador, e por isso é possível identificar quanto tempo o card ficou em cada etapa e medir a capacidade do time.

 

5W2H


É uma metodologia que consistem em 7 perguntas, quando são escritas em inglês formam os 5W2H:

 

  • What: o que está em realização?
  • Why:  por que está sendo feito?
  • Where: onde será realizado? 
  • When: quando será o prazo de entrega?
  • Who: quem será o responsável pelo projeto?
  • How: como será feito?
  • How much: quanto custará no orçamento?

Estas perguntas resumem o que será feito durante o processo, contribuindo para um monitoramento mais rápido e facilitado da gestão empresarial, assim deixando as informações básicas mais acessíveis e abertas a alterações.

 

ERP


O Enterprise Resource Planning, é um sistema integrado ou software de Planejamento de Recursos Empresarial, muito utilizado na gestão empresarial, que atua no planejamento e na redução de processos burocráticos que envolvem o meio corporativo.

Que incluem:

  • Contabilidade;
  • Administração;
  • Finanças;
  • Recursos humanos;
  • Controle de estoque;
  • Orçamentos;
  • Fiscalização.

Todos os processos que fazem parte da gestão empresarial, precisam de controle, manuseio e atualizações diárias, o ERP auxilia nessas fases de projetos  com suas funcionalidades integradas a outros sistemas da preferência da empresa.

PDCA

Também conhecido como Ciclo de Deming ou ciclo PDCA, cria uma constância na realização do projeto, sendo o PLAN–DO–CHECK–ACT que significa:

 

  • PLAN:  planejar;
  • DO: fazer;
  • CHECK: checar;
  • ACT: agir.

 

Estas 4 fases compõem as etapas de processos do projeto, para que seja realizado e entregue de acordo com o seu ciclo de execução.

Garante que todas as etapas sejam organizadas, exigindo que as coisas só sejam feitas depois de planejadas, que haja verificação antes de cada entrega e a ação para a finalização do trabalho, para que assim não haja retrabalhos e nem falhas nas entregas.

 

Qual a importância de melhorar a gestão empresarial?

O principal fator de manter boas práticas na gestão empresarial, é a de poder otimizar o tempo, gerar economia de recursos e criar um cronograma de acordo com a capacidade do time, para que as entregas sejam cumpridas no prazo.

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Seguindo estas práticas, evitar desperdício de tempo e excesso de tarefas, para que a produtividade do time aumente e a qualidade permaneça, é preciso alinhar o tempo com a execução, assim é possível minimizar a quantidade de retrabalhos e reduzir os processos burocráticos.


Além dos colaboradores terem clareza do que precisa ser feito, do início ao fim, sem que as informações sejam perdidas ou que gerem atrasos e conflitos por conta de detalhes faltantes.

 

Como o ponto eletrônico digital pode ajudar?


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Oitchau é um software que realiza o controle de ponto digital e gestão de home office, com armazenamento em nuvem, autenticidade e atua de acordo com a LGPD e leis do controle de ponto.

 

A nossa plataforma é completa por possibilitar a criação de jornadas de trabalhos flexíveis, gestão de projetos e gestão de recursos em um só lugar, com acesso remoto e interfaces diferentes para o gestor e os seus colaboradores.

 

E o melhor de tudo, é que as sua empresa pode acessar uma demonstração gratuita, e ver na prática como podemos ajudar o seu time.

 

Para mais dicas, acompanhe o Blog da Oitchau

Leia também: Proatividade: o que é e qual a importância dessa competência

 

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