imagem com uma mesa, computador indicando pesquisas sobre buyer persona

Buyer persona: você sabe o que é? Descubra aqui!

As estratégias de marketing digital de uma marca dependem de uma série de conceitos. Dentre eles está o de buyer persona, que é indispensável para que haja o desenvolvimento de ações que possam criar atração sobre o público-alvo para a marca.

Esse conceito, então, ajuda no direcionamento assertivo de ações. Sem ele, as estratégias podem ser em vão e apenas um desperdício de dinheiro. Por isso, é essencial que as marcas tenham intimidade com essa nomenclatura.

Caso a sua empresa ainda esteja se aventurando no marketing digital ou ainda não se sinta segura mediante conceitos como esse, não se preocupe. É exatamente sobre isso que falaremos hoje e, ao final, com certeza os termos serão claros para você!

O que é uma buyer persona?

imagem com pessoa ao fundo pesquisando sobre buyer persona

Esse é um conceito criado por Alan Cooper e que é uma das bases do marketing como o conhecemos hoje. Por isso a sua tamanha importância.

Buyer persona, também conhecido simplesmente como “persona”, é um termo que busca dar cor e forma aos seus possíveis consumidores. Nesse caso, então, ele busca determinar várias características que pessoas que comprariam seus produtos ou contratariam seus serviços possuem.

Ele se diferencia de público-alvo por esse ser um conceito amplo e aberto. Por exemplo, o público-alvo de uma marca de calças jeans pode corresponder a pessoas entre 20 e 50 anos que tenham interesse em roupas confortáveis e com estilo.

Nesse contexto, então, o buyer persona seria uma mulher de 35 anos, mãe, com emprego fixo, responsável pelos afazeres domésticos e, por isso, acumula responsabilidades e tem pouco tempo à disposição para outras atividades.

Nota a diferença? Enquanto o público-alvo representa vários tipos de pessoas que podem se tornar seus clientes, a persona ilustra uma pessoa específica, com interesses, histórias, dores e necessidades específicas.

Portanto, é possível dizer que o buyer persona corresponde à determinação do perfil ideal de comportamento, interesses e local de origem de um comprador. 

Para que ela serve?

É possível que você esteja se perguntando qual é a necessidade de traçar um perfil tão específico para o seu marketing digital. Pois bem. Isso se torna essencial na medida em que as suas ações marqueteiras devem chamar a atenção do público e, ainda, criar uma identificação.

E isso somente se torna possível quando você sabe a quem está se voltando, qual é o alvo das suas ações. Uma determinação genérica não permite fazer isso de forma robusta e, ainda, cria espaço para ciladas.

Por exemplo, cria a chance de que você deixe passar em branco uma característica importante sobre seus possíveis consumidores e que podia ser utilizada em ações de divulgação, de modo a criar identidade.

Também, outro risco se revela na possibilidade de assumir uma linguagem ou uma postura que não condiz aos seus consumidores. Isso, então, tenderia a criar um distanciamento entre eles e a sua marca, limitando as chances de fazer negócios.

O buyer persona, então, é uma forma de direcionar as suas ações de marketing. Aqui você sabe para quem está desenvolvendo um conteúdo e como você deve se referir a ele. Envolve a linguagem, as imagens e também a maneira de abordar os assuntos.

Qual a diferença entre buyer persona e brand persona?

Enquanto o buyer persona se refere à idealização mais específica de um consumidor que poderia criar identificação com a marca, bem como fazer negócios com ela, a brand persona se refere à marca em si.

Mas como assim? Considere que uma marca não é palpável. Ela é construída por várias pessoas, mas não tem a cara de uma delas, especificamente e não é um ser com o qual se pode realmente conversar.

O brand persona, então, serve justamente para dar uma faceta humana para a marca. Ela se constitui do tipo de linguagem que se adota, da forma de abordar assuntos e mesmo de cores, imagens e outros recursos que são utilizados.

Ao determinar o brand persona a sua marca sabe qual é a linha que ela deve seguir ao fazer suas ações de marketing digital, pois ela deve incorporar uma personalidade específica atribuída a ela.

Um bom exemplo, mas aqui já em um brand persona bastante aprofundado, corresponde a Lu da Magalu. A Magazine Luiza é uma marca que desenvolveu uma persona própria tão arraigada que ela possui não apenas uma linguagem e tom próprio, mas representação gráfica, voz e tudo!

Como descrever uma buyer persona?

imagem com computador ao fundo com pesquisas sobre buyer persona

Para isso é necessário reunir informações sobre os seus clientes e possíveis clientes. Desse modo, levante questionários que serão respondidos com base em dados que você já possui e que foram colhidos por meio de interações, compras e contratações.

Além disso, levante pesquisas de mercado em que convida o público a responder questionários de pesquisa anônimos. Com isso, você pode levantar muitos dados que são essenciais para criar uma persona que realmente auxilie a direcionar as ações de marketing digital da sua marca.

Dentre as questões importantes que auxiliam a reunir informações demográficas, sociais e pessoais estão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Região em que mora;
  • Escolaridade;
  • Se trabalha e a área, caso eventualmente trabalhe;
  • Estilo de vida;
  • Tipos de lazer do seu interesse;
  • Redes sociais favoritas;
  • Assuntos e conteúdos favoritos;
  • Objetivos, etc.

Note que tudo isso é capaz de criar um perfil bastante robusto que dá corpo à persona da sua marca. Isso auxilia a melhorar em muito as suas chances de aproximação com o público e de criar conversões.

Ao descrever a persona, ela terá um perfil desse jeito: Fulano, tal idade, região tal, com formação X. Trabalha, gosta disso e daquilo, dessas redes sociais e gosta desses assuntos. Quer fazer tal coisa.

Em um exemplo, então: João, 30 anos, ABC paulista. Com técnico em administração, trabalha na área. Gosta de jogar futebol e também de balada. Seus assuntos favoritos envolvem carros, esportes e cinema. Ele pretende ter seu próprio negócio e morar fora do Brasil.

Nota como você pode ter informações completas? Com isso é possível ter a faca e o queijo na mão. Portanto, não deixe de construir a buyer persona da sua marca e desfrute de ações de marketing certeiras e que realmente fala com seu público!

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau