Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
gestão de talentos

Gestão de talentos: Por que revisar imediatamente na sua empresa?

A gestão de talentos é primordial às empresas ou ao menos o deve ser. Ela é a garantia de que os colaboradores estão sendo acompanhados com a devida atenção e que a eles há a concessão de todas as condições necessárias para a boa prestação de serviços!

Muitas empresas ainda têm dúvidas de como fazer essa gestão. Outras permanecem obsoletas, aplicando técnicas antiquadas e deixando passar ilesos pontos que deveriam ser estudados com muita atenção.

A gestão diz respeito a uma série de elementos relacionados ao trabalho e é sobre ela que falaremos hoje. Abaixo você confere todos os pontos que ela envolve, suas preocupações e como pode ser colocada em prática. Continue lendo e veja agora!

Gestão de talentos de uma empresa: O que é?

A gestão dos empregados de uma empresa é algo muito importante e que merece muita atenção. É ela que se responsabiliza pela retenção de profissionais de qualidade ao mesmo tempo em que busca maneiras de mantê-los interessados nas atividades da organização!

Ela corrobora com a contratação de empregados e com o desenvolvimento deles dentro da empresa.

Com dados sobre as atividades e o comportamento dos empregados a gestão traça metas, corrige posicionamentos e desvios de conduta e pode evitar a rotatividade na empresa.

Ora, qualquer organização que deseja manter-se estabilizada no mercado de trabalho deve ter um quadro de empregados igualmente estável.

O que isso significa? Isso não descarta novas contratações e dispensas, quando necessárias. Em verdade isso evita que a empresa se veja perdendo talentos para suas concorrentes.

Igualmente a gestão dá a empresa os dados necessários para que ela entenda o que está desmotivando um empregado e a motivação dele em buscar abrigo profissional em outros lugares.

Com esse tipo de dado a organização desenvolve planos para que os melhores profissionais do mercado mantenham o interesse de lhe prestar serviços.

Analise o controle de ponto

A gestão de talentos tem como um ótimo aliado o sistema digital de ponto. Isso se deve ao fato de ele ser preciso em suas marcações e seguro em relação às informações gravadas ao mesmo tempo em que auxilia na visualização da jornada do empregado a qualquer momento.

Imagine que um empregado está apresentando constantes atrasos ou faltas injustificadas.

Caso a gestão não seja aplicada corretamente, a empresa pode sequer perceber esse fator e somente visualizá-lo ao final do mês.

É isso que ocorre quando se utiliza um relógio eletrônico de ponto simples, que não possibilita o acompanhamento a qualquer momento das informações concedidas referentes aos horários.

Já quando o sistema digital de ponto é adotado, os gestores podem acompanhar a qualquer hora a jornada dos colaboradores. Esse acompanhamento é feito apenas para fins informativos, não havendo a possibilidade de qualquer tipo de manipulação das informações já registradas.

Com esse acompanhamento o mesmo caso de faltas recorrentes pode ser corrigido desde logo.

Nesse caso ao gestor cabe identificar os comportamentos desviantes com base no que o ponto lhe indica e, após, buscar entender quais os motivos de faltas e ausências constantes, que muitas vezes nada mais são do que pura insatisfação e desmotivação.

Reveja as metas e promova o diálogo

A gestão de talentos deve levar em consideração as metas que são aplicadas aos empregados.

O alcance delas é importante para a empresa por aumentar sua produtividade. Ao mesmo tempo é relevante para os empregados por lhes concederem, geralmente, vantagem financeira caso sejam alcançadas.

 E quando as metas não apresentam resultados ou melhoria nas atividades que demonstrem tentativas de superação delas, tem-se um sinal de grande problema.

O problema pode ser decorrente da ausência de compatibilidade entre o tipo de meta, a jornada de trabalho e as próprias atividades dos empregados.

Note que quando a meta apresenta impossibilidade de alcance ela age de maneira diversa do que o pretendido pela empresa, causando mais desmotivação ao invés de motivação.

Não só as metas devem ser revistas e questionadas. A gestão de pessoas deve ver no diálogo um outro alvo de estudo e de promoção dentro da empresa.

Quando um colaborador se sente parte da empresa e alguém cujas opiniões são relevantes ele passa a ter mais interesse pelo o que faz e pela própria organização.

Entenda como a empresa beneficia ou não o empregado

O que a sua empresa oferece para que os seus colaboradores se sintam motivados? Qual é o tipo de adicional de remuneração que eles podem alcançar? Há diferenciais em relação ao tratamento que você dá aos seus empregados e àquele oferecido pela concorrência aos profissionais?

Todas essas perguntas são relevantes pelo fato de que a gestão de talentos depende da retenção deles. Já esta está relacionada ao que existe na organização que pode atuar como um atrativo para o empregado.

Lembre-se de que quem não se sente valorizado busca outro lugar para prestar serviços. Nesse ponto é importante analisar não apenas as remunerações e adicionais.

Deve ter espaço para o estudo quanto ao plano de carreira e salários, a concessão de oportunidades e mesmo a diversidade dentro da empresa.

É impossível realizar uma boa gestão de talentos sem que isso seja feito. Nesses casos, as soluções giram em torno da possibilidade de criação de novas parcelas remuneratórias em formato de prêmios, melhoria na estrutura física da empresa e construção de uma relação mais satisfatória com o empregado.

Ele deve se sentir valorizado para permanecer. Isso pode ser auxiliado com o investimento pela empresa em cursos e outros tipos de elementos profissionalizantes e que ajudem ele a se desenvolver cada vez mais nas atividades realizadas.

Quando o empregado entende que a empresa investe nele há mudança na postura e até mesmo na forma como o colaborador vê a organização.

Todos esses pontos devem ser considerados para fins de gestão de pessoas. Para a retenção deles é preciso lembrar que o diálogo é primordial juntamente à concessão de vantagens que faça com que eles queiram permanecer nesse emprego.

A gestão deve ser feita com cuidado e por profissionais especializados nisso e alcança não apenas o desenvolvimento do empregado dentro da empresa e sim a sua entrada e rescisão igualmente.

Com a correta gestão é possível desenvolver uma empresa mais forte, focada e produtiva e com isso todos saem ganhando.

A visão ampla sobre a gestão de talentos é a chave do sucesso ao fazê-la!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau