duas mãos se cumprimentando.

Como um software de Timesheet para RH otimiza a gestão

Saber como utilizar um software de timesheet para RH, permite que o controle das horas trabalhadas seja feito com mais precisão.

O uso de Timesheets é frequentemente associado a projetos e metodologias ágeis, mas você sabia que ele também traz excelentes benefícios para a gestão de RH?

Seja para a gestão de empresas que trabalham com funcionários que atuam via PJ ou por CLT, o controle do tempo gasto por tarefa traz excelentes benefícios para o setor de Recursos Humanos.

New call-to-action

Como o RH pode se beneficiar ao usar um Timesheet?

Um software de Timesheet para RH pode trazer diversos benefícios para o setor, como:

  • Melhor controle de horas trabalhadas: o uso de um Timesheet permite ao RH monitorar de forma mais precisa o tempo de trabalho dos funcionários e garantir que eles estejam cumprindo as horas estabelecidas em seus contratos de trabalho;
  • Maior eficiência no processo de pagamento: O Timesheet tende a agilizar o processo de pagamento dos funcionários, uma vez que todas as informações de horas trabalhadas estarão registradas de forma organizada e acessível;
  • Maior transparência: A ferramenta torna o processo de registro de horas mais transparente, evitando mal-entendidos ou questões de justiça e equidade;
  • Melhoria da gestão de projetos: Através do sistema o RH pode monitorar o progresso de projetos e garantir que os funcionários estejam alocando o tempo necessário para completá-los de forma eficiente;
  • Tomada de decisões mais informada: o uso de um Timesheet permite ao RH coletar dados valiosos sobre o tempo de trabalho dos funcionários, o que pode ser útil na tomada de decisões relacionadas a questões de orçamento, alocação de recursos e planejamento de projetos.

Quais rotinas do RH podem ser mais produtivas ao usar um Timesheet?

Agora que você já sabe quais são os benefícios do Timesheets para RH, saiba quais rotinas ela impacta positivamente com a sua implementação;

  • Pagamento de salários: Com um registro preciso das horas trabalhadas, o RH pode agilizar o processo de pagamento de salários e evitar erros;
  • Análise de desempenho: o uso de um Timesheet para RH pode fornecer informações valiosas sobre o tempo de trabalho dos funcionários, sendo útil na avaliação de desempenho e na identificação de oportunidades de melhoria;
  • Gerenciamento de projetos: o RH pode monitorar o progresso de projetos e garantir que os funcionários estejam alocando o tempo necessário para completá-los de forma eficiente;
  • Planejamento de recursos: com informações precisas sobre o tempo de trabalho dos funcionários, o RH pode planejar de forma mais eficiente a alocação de recursos e evitar sobrecarga de trabalho;

Como otimizar a gestão de RH através de Timesheets?

Confira como o software de Timesheet para RH otimiza o trabalho da área em 6 etapas:

1 – Controle de profissionais que prestam serviços para a empresa

Os Timesheets proporcionam o cálculo exato de horas gastas em uma tarefa, sendo essa informação crucial para empresas que contam com a prestação de serviços de profissionais qualificados como PJ.

Imagine a seguinte situação: uma empresa está desenvolvendo um novo projeto e precisa de alguns serviços pontuais ligados à área de desenvolvimento de dados.

Logo, ela irá procurar alguns profissionais freelancers, que realizam os serviços necessários sob demanda.

Ao acordar que o pagamento será feito por hora trabalhada no projeto, é do interesse da empresa e do profissional que o tempo seja calculado corretamente.

Isso proporcionará não só o cálculo das horas gastas no projeto pelo prestador de serviço, mas também uma melhor verificação do custo total que essa tarefa teve para o projeto e quanto tempo ela ocupou dele.

Este uso dos Timesheets que facilita a gestão de RH também se aplica a outros casos, como academias que pagam os seus professores por hora/aula.

Ao utilizar um sistema que mantém as informações ordenadas, será fácil verificar quantas horas cada professor trabalhou no mês e quanto ele irá receber. 

2 – Melhor aproveitamento do tempo

Também é atribuição da gestão de Recursos Humanos proporcionar um melhor aproveitamento do tempo, fazendo com que os colaboradores tenham horas suficientes para desempenhar da melhor maneira possível as suas tarefas.

A partir do uso de um Timesheets, é possível correlacionar as informações do tempo gasto por cada profissional para desempenhar suas funções e dessa forma chegar a um denominador comum junto aos gestores do setor, evitando as sobrecargas de trabalho.

3 – Identificação dos pontos fortes e fracos de cada colaborador

Sabendo quantas horas os profissionais levam para entregar as suas tarefas, é possível também comparar esse dado e verificá-los junto a qualidade da entrega.

Enquanto um profissional entrega uma atividade em pouco tempo, e com qualidade, outro pode ter mais dificuldade, demandando mais tempo para a sua realização ou deixando a desejar quanto ao seu valor.

A partir dessas informações, a gestão de RH pode focar em desenvolver ações (como treinamentos e palestras) que irão desenvolver as habilidades do profissional justamente nas tarefas em que ele possui mais dificuldades.

4 – Auxílio na retenção de talentos

Conhecendo as áreas e tarefas em que o colaborador apresenta melhor desempenho através do software de Timesheet para RH, a gestão também pode ser otimizada para garantir a retenção de talentos.

Afinal, dessa forma fica mais fácil estipular metas alcançáveis e desenvolver ações para que o trabalhador se sinta valorizado com base em sua habilidade importante para o crescimento da empresa.

5 – Desenvolvimento de políticas internas

Unindo o que já foi dito nos tópicos anteriores, ao agregamento de estratégias que garantem maior produtividade, o setor de Recursos Humanos pode pensar com maior clareza as suas ações.

Por exemplo, ao identificar na planilha de Timesheets que um colaborador não está tendo progresso ao longo dos meses – essa informação pode ser percebida através da comparação do tempo destinado para a realização de uma tarefa – o RH deve elaborar um plano para recobrar a sua produtividade.

6 – Produção de relatórios de produtividade

Para desenvolver as políticas internas para aumento da produtividade, o setor pode usar a ferramenta, para produzir através dela relatórios de produtividade, sendo um dos principais benefícios do Timesheets para RH.

New call-to-action

Outro uso desses relatórios relacionados a metodologia de cálculo de horas é a produção de um documento que compare a produtividade dos colaboradores antes e depois da implantação dos Timesheets, comprovando sua eficácia.

Continue aprimorando a sua gestão de RH

Como você viu, o software de Timesheet para RH entrega diversos benefícios para o setor, podendo ser integrado a diversas rotinas e otimização o trabalho da equipe.

O Timesheet voltado para o RH, faz parte da gestão de Recursos Humanos, que é fundamental para empresas que desejam ter um crescimento saudável, fazendo uma ponte entre as necessidades da empresa e dos colaboradores.

Confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau e potencialize a gestão de Recursos Humanos do seu setor!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau