Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
gestão de pessoas

Gestão de pessoas – Conheça os melhores 5 Ted Talks

A gestão de pessoas corresponde a um dos principais pontos que deve ser observado dentro de uma empresa.

Isso porque ela é destinada a manter o funcionamento da empresa e da prestação de trabalho pelos colaboradores, assim como por auxiliar estes nas atividades diárias e conquistar a fidelidade dos empregados com base na satisfação deles em relação à empresa.

Uma das melhores ferramentas para obtenção de conhecimento sobre a gestão humana dentro de uma empresa é por meio das palestras Ted Talks, que são fáceis de serem encontradas ao mesmo tempo em que apresentam o conteúdo de uma forma fácil.

Ted Talks: Invista nessas palestras sobre gestão de pessoas

Para fins de contextualização, é importante ressaltar que os Ted Talks correspondem a palestras apresentadas de forma online e que, de quebra, são gratuitas e possuem curta duração.

O objetivo delas é relacionado ao compartilhamento de conhecimento em uma rede mundial, uma vez que as palestras são disponibilizadas com legendas em diversas línguas.

Os conteúdos do Ted Talks são de inúmeras naturezas. Dentre eles, é possível citar a existência de palestras destinadas a assuntos de tecnologia, negócios, arte e ciência, por exemplo. O gerenciamento de pessoas compõe outro dos temas variados dessas apresentações.

Um empreendedor ou gestor de uma organização, independentemente da natureza dela, pode fazer uso das palestras de Ted Talks a fim de melhorar mais as atividades prestadas pelos colaboradores, assim como a relação deles com a instituição.

Nós já apresentamos aqui uma lista com 5 Ted Talks sobre gestão de pessoal. Assim, havendo várias obras dessa plataforma que podem auxiliar os gestores, nós separamos outras 5 que são imperdíveis para aumentar a capacidade de gerência!

1.      Por que há poucas mulheres na liderança? – Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é uma empresária que atua como executiva de operações do Facebook, empresa gigantesca da área de tecnologia e rede social que é amplamente utilizada no mundo todo.

Nessa palestra que visa auxiliar os gestores no gerenciamento de pessoas, Sheryl apresenta o questionamento que corresponde ao título da apresentação: por que há poucas mulheres na liderança?

Ao longo de toda a apresentação a executiva busca responder ao questionamento. Ela passa a elencar quais seriam os motivos da baixa representatividade feminina em cargos destinados à gestão.

A autora, então, demonstra como é latente a existência de descrédito pelas próprias mulheres em relação ao seu trabalho e possibilidades de sucesso.

Os profissionais do sexo masculino geralmente transparecem maior segurança ao mesmo tempo em que não aparentam constrangimento ao falar de seus méritos pessoais.

Ela demonstra como estigmas arraigados na mentalidade da sociedade podem levar à impossibilidade de desenvolvimento das mulheres, que muitas vezes sequer são estimuladas na busca do conhecimento e crescimento profissional em diversas áreas que, por uma questão completamente antiquada, são reservadas aos profissionais homens.

A autora dedica esse TED Talk para demonstrar que é possível que uma mulher esteja presente no desenvolvimento de sua família ao mesmo tempo em que gere uma carreira profissional de sucesso.

2.      As estratégias para monitorar a equipe – Dan Pink

Dan Pink é um analista de carreira que é responsável por uma das melhores palestras destinadas ao gerenciamento de pessoas. Ele analisa quais são as formas com que a empresa pode motivar seus colaboradores.

O autor é claro ao demonstrar que a forma de motivação atualmente colocada em prática pelas empresas e gestores não obtém bons resultados, podendo ser considerada defasada e infrutífera.

Assim, o gerenciamento de pessoas aplicada não obteria sucesso em motivar o empregado, o que por sua vez influencia toda a empresa e sua produtividade, uma vez que o colaborador é essencial às atividades.

Diante de tudo isso, a palestra se dedica à apresentação de exemplos de empresas que inovaram no que diz respeito à gestão dos funcionários e à busca da motivação deles, apresentando casos concretos de sucesso que podem inspirar e auxiliar outras empresas.

3.      6 Aplicações do Dinheiro – Niall Ferguson

Esse Ted Talks é obra de Niall Ferguson que, por sua vez, é um famoso historiador que é conhecido pelo livro “A Ascensão do Dinheiro”, que é de sua autoria.

Ele corresponde a um palestrante que possui pleno conhecimento sobre gestão de pessoas e empresas, sendo essencial para aqueles que se aventuram no empreendedorismo.

O autor se vale de bom humor em sua palestra realizada pelo Ted Talks, na qual ele inclusive realiza imitações de atores famosos de Hollywood, o que não só torna sua apresentação mais chamativa, como permite que o público mantenha a atenção e absorva os conhecimentos de maneira natural e sem grandes esforços.

A apresentação de Ferguson é pautada na demonstração do porquê a prosperidade, em moldes gerais, no Ocidente é superior a dos demais lugares do mundo.

Assim, ele analisa importantes pontos ligados à cultura ocidental e convoca o público para colocar em prática os valores que auxiliam na conquista de riqueza, estabilidade e inovação.

4.      O futuro dos negócios é o “mesh” – Lisa Gansky

Lisa Gansky é responsável pela apresentação de uma das melhores palestras dessa nossa lista. Essa obra leva o mesmo nome que um livro publicado pela autora, no qual apresenta o futuro dos negócios em uma abordagem divertida.

Segundo a autora apresenta em suas palestras de empreendedorismo do Ted Talks, é necessário se elevar em consideração a inteligência compartilhada. Uma empresa “mesh” seria aquela que sabe lidar com esse compartilhamento de conhecimento.

São analisados fatores como o crescimento da população e a consequente diminuição de espaços pessoais que permitem que as pessoas tenham menos coisas. Ela leva em consideração o relacionamento das pessoas para com as coisas após as crises econômicas que levam à recessão.

5.      A maneira como pensamos sobre trabalho está falida – Barry Schwartz

O palestrante desse Ted Talks que indiscutivelmente é um dos melhores sobre gestão de pessoal é o psicólogo Barry Schwartz. Sua apresentação ao público se inicia, justamente, com a apresentação de um questionamento: “Por que trabalhamos? Por que nos arrastamos para fora da cama todos os dias de manhã, ao invés de vivermos nossas vidas apenas pulando de uma aventura para outra?”.

É que o palestrante prende a atenção de seu público, uma vez que são apresentadas provocações que permitem que seja repensada a forma como a gestão de pessoal é realizado atualmente e de que maneira é possível inovar e melhora as relações internas da empresa.

O palestrante demonstra a necessidade de se abandonar a gestão baseada nas formas antigas, uma vez que o salário e pagamento de benefícios não figuram mais como as únicas preocupações de um empregado, assim como sequer correspondem, atualmente, aos seus principais anseios e satisfação.

Veja também: Jornada de trabalho: Tire as suas dúvidas!

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau