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Documentos Admissionais: o que é preciso para realizar a contratação de um profissional?

A preparação para uma contratação envolve muitas etapas, entre elas, ter em mãos os documentos admissionais.

É fato que formalizar uma contratação é um processo burocrático, e, por isso, tudo o que puder fazer otimizá-lo simplificará a rotina do RH!

O Ministério do Trabalho e Emprego faz uma série de exigências em relação ao processo de admissão de um colaborador. Assim, todo avanço neste processo será muito bem-vindo tanto para a empresa quanto para o colaborador.

 

Por que documentos admissionais são importantes?

Os Documentos Admissionais são necessários para que a empresa possa identificar o colaborador e transmitir aos órgãos responsáveis (Ministério do Trabalho, Previdência Social, entre outros) as informações básicas sobre a vida dele para que possa usufruir seus direitos trabalhistas e recolher as contribuições necessárias.

Além disso, é por meio dos documentos admissionais que são emitidas as certidões necessárias para que uma contratação seja formalizada. É também por estas certidões que a vida profissional do colaborador é acompanhada pelo governo.

Um outro ponto importante relacionado aos documentos admissionais refere-se aos atestados de saúde ocupacional, previsto na CLT. Os atestados permitem que a empresa e o Ministério do Trabalho e Previdência tenham comprovação do estado de saúde do colaborador antes e depois de seu tempo na empresa.

Em casos de doença, os atestados de saúde servem como prova para determinar se o cargo ao qual o colaborador foi contratado é ou não a causa da situação que o levou ao afastamento. Servem, ainda, como respaldo para a empresa nestes casos.

Entendeu por que os documentos admissionais são fundamentais no processo de contratação? Agora, vamos ao que interessa! Continue a ler e saiba o que é preciso para formalizar uma contratação.

 

Documentos admissionais: O que é preciso ter em mãos

CPF, RG, comprovante de endereço, entre outros, estão na lista de documentos admissionais necessários para a contratação de um novo colaborador.

Vale ressaltar que, depois que o colaborador entregar todos os documentos da relação à empresa, esta tem o prazo de até cinco dias úteis para devolvê-los, de acordo com a Lei 5.553/68. O registro na carteira deverá ser realizado em até 48 horas.

 

Clique no link abaixo e baixe a
relação completa de documentos:

CHECK-LIST DOCUMENTOS ADMISSIONAIS