admissão de colaboradores

Admissão de colaboradores: como reduzir o tempo no processo?

A admissão de colaboradores é uma tarefa bastante importante para qualquer empresa. E isso não é à toa, eis que ela é quem selecionará os trabalhadores que irão prestar serviços em nome da corporação e isso interfere na qualidade deles.

Para garantir contratações de qualidade é comum que as empresas adotem inúmeras etapas e detalhes. E isso pode levar à morosidade do processo. Veja hoje como manter a qualidade das contratações e torná-las mais rápidas ao mesmo tempo.

O que faz do processo de contratação ser tão demorado?

Existem inúmeros motivos que levam à demora nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores. Veja alguns dos principais deles:

  • Falta de informações na divulgação dos dados da vaga e do que a empresa busca;
  • Descrição fraca do perfil da vaga;
  • Uso de ferramentas defasadas;
  • Ausência do uso da inteligência de máquina e IA;
  • Não documentação dos currículos;
  • Excesso de fases;
  • Focar em questões irrelevantes à vaga.

Esses são apenas alguns dos motivos que pode fazer com que a admissão de colaboradores demore demasiadamente e acabe por afastar os candidatos da oportunidade de vaga. E saiba que essas são questões que encontram soluções que podem ser aplicadas para a sua empresa.

Abaixo, confira porque reduzir esse tempo ajuda a sua empresa e como fazê-lo. Separamos dicas incríveis que vão ajudar você a tornar a seleção de novos colaboradores mais fácil e produtiva.

Por que reduzir o tempo de admissão dos colaboradores?

Ao diminuir o tempo de contratação a sua empresa atinge inúmeras vantagens, dentre elas:

  • Economiza dinheiro e recursos;
  • O RH terá mais tempo para focar em outras atividades;
  • Não terá ausência e atrasos de projetos;
  • Terá mais objetividade e clareza;
  • Os processos de seleção futuros passarão pro melhorias constantes;

Abaixo, veja as dicas que vão permitir à sua empresa melhorar e agilizar os processos de admissão dos colaboradores. Continue lendo e confira.

Como diminuir o tempo de admissão dos colaboradores?

Nos itens abaixo estão algumas dicas que farão toda a diferença nos processos de seleção e de contratação de novos colaboradores sem abrir mão da qualidade da constituição das suas equipes.

Faça uma divulgação precisa

Um dos grandes problemas que causam a morosidade dos processos de seleção e admissão de novos colaboradores é a falta de precisão na divulgação das vagas. Isso faz com que se perca tempo com currículos que não se enquadram ali.

Nesse sentido é imprescindível que o RH considere com precisão:

  • Quais são as atividades que o novo colaborador precisará realizar;
  • Quais são as capacidades que são cruciais para realizá-las;
  • Se há necessidade de títulos ou diplomas específicos;
  • Quais são as habilidades subjetivas (soft skills) necessárias;
  • Exigência de experiência anterior, referências e outras questões.

Tudo isso deve ficar claro dentro da divulgação da sua vaga. Isso ajuda os candidatos a saberem se eles se enquadram nos requisitos e se eles podem realmente encontrar espaço na sua empresa.

Considere que você busca um novo gestor e exija trabalho anterior como gerente de um setor ou de projetos. Caso a exigência de experiência anterior na gestão não fique clara, nada impede que um profissional da área se candidate.

E por mais que ele tenha conhecimentos na área, não se enquadra na exigência de “experiência anterior como gestor”. Isso já o faz incompatível com o cargo. Só que se isso não tiver na divulgação, ele não saberá.

E isso fará com que ele e os profissionais responsáveis pela admissão de colaboradores percam tempo. Isso é contraproducente e também desrespeitoso com os profissionais do mercado.

Divulgue a vaga de maneira atraente para admissão dos colaboradores

Outro ponto que pode ajudar sua empresa a diminuir o tempo da seleção de novos colaboradores condiz à divulgação da vaga. Você quer encontrar os melhores profissionais do mercado e isso pode demorar, caso não a norte atrativa.

É crucial que a sua empresa pense em divulgar a própria corporação e a vaga de forma chamativa. Caso a vaga seja de “vendedor”, não se limite a isso. Encontre formas diferentes e criativas de se referir ao cargo. Venda-o.

O que não pode acontecer é vender uma vaga de uma forma que ela não será na realidade. Seja honesto ao divulgar o cargo em aberto.

Use softwares de seleção e admissão de colaboradores

O uso de softwares de gestão, para a seleção e contratação de novos colaboradores ajuda a tornar essa responsabilidade mais rápida e mesmo assim efetiva. Hoje existem vários programas no mercado que se dedicam a isso.

Um software de seleção ajuda você a analisar de forma rápida currículos, com seleção de acordo com o que você realmente quer para aquele cargo em específico. O programa possui filtros que ajudam na triagem e direcionam você no melhor caminho.

Note que com isso a sua empresa livra o RH de passar horas e mais horas abrindo e-mails e selecionando currículos. Nessa hipótese o programa consegue fazer essa leitura e seleção de forma automática, com o uso de inteligência artificial.

Outro fator interessante nesse ponto é que o software de admissão dos colaboradores pode tornar a sua empresa mais plural. Muitas vezes selecionamos ou descartamos uma opção por fatores subjetivos que não percebemos.

Um software poderá notar as qualidades que você busca em um currículo sem que seja afetado por julgamentos de diversas espécies que são subjetivos e somente tendem a limitar a diversidade empresarial.

A partir disso a sua empresa pode encontrar profissionais de diversas universidades, com experiências de vida diferentes e com visões de mundo que destoam. É na soma das diferenças que a criatividade aflora.

Mantenha um banco de currículos de admissão de colaboradores

Não raro encontramos um bom profissional que não se enquadra exatamente na vaga em aberto. Ou que encontra um concorrente à vaga que por alguma razão se destaca mais. Por que não guardar esse currículo para uma vaga futura?

New call-to-action

Você pode criar um banco de currículos que irão facilitar em muito nas seleções futuras. Ele pode ficar acoplado ao software de seleção de novos candidatos. Isso lhe permite saber como direcionar o processo seletivo.

Outra questão é que com isso você não perde de vista aquele candidato que chamou a sua atenção e que, naquele momento, não era o mais indicado, embora isso não queira dizer que ele não possa encontrar vez na sua empresa.

Com essas dicas a sua empresa e o seu RH serão capazes de reduzir o tempo de admissão dos colaboradores novos sem que isso atrapalhe na qualidade do processo seletivo.

 

Redução de turnover com indicações

 

O turnover é a rotatividade de pessoal, que por algum motivo os colaboradores deixam de fazer parte da empresa, por não estarem satisfeitos com o plano de carreira ou por não entregarem a produtividade esperada.

Quando a empresa promove oportunidades e processos seletivos internos, realizando a admissão dos colaboradores, mostra que existe futuro profissional para os colaboradores que passarem por esses processos ou até mesmo solicitar indicações para os novos cargos oferecidos de maneira externa.

Pois assim o colaborador também sentirá que a empresa tem confiança em sua indicação, e por a empresa estar disposta a mudar e admitir novos funcionários, os processo também acabam mudando dentro das equipes.

O que também faz com que as entregas melhorem e os colaboradores tenham mais vontade de permanecer para realizar trocas com novos profissionais e manter o próprio cargo e faz com que os novos contratados, vejam que a empresa tem credibilidade por manterem os funcionários ali,

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau