ilustração de cultura de dados no rh

Cultura de dados no RH: como promover um time data driven na área?

Promover a cultura de dados no RH é uma maneira de tornar as ações e estratégias do setor mais assertivas. Isso é possível porque, neste caso, toda a atuação do departamento se baseia em informações concretas.

Esse tipo de cultura pode ser promovido dentro da empresa a partir de ferramentas dotadas de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Porém, também depende de outras questões, como a interpretação de informações e a preparação do time para usá-las.

Utilizar o data driven, hoje, não se trata mais de uma opção. Ele se mostra como uma questão de sobrevivência para empresas que queiram se manter relevantes e obter crescimento contínuo. 

Saiba mais sobre o conceito e como promovê-lo no RH.

O que é um time data driven?

Quando falamos em uma equipe data driven, estamos nos referindo ao time cuja cultura envolve a tomada de decisões e a orientação de suas ações com base em informações e números internos e externos.

Um time data driven, desse modo, utiliza dados para tomar decisões mais inteligentes e estratégicas. Essa abordagem permite que o time trabalhe com maior assertividade, deixando de se basear apenas em achismos ou intuições.

New call-to-action

Para ser data driven, é crucial que a equipe tenha acesso a dados relevantes e confiáveis. Igualmente, necessita de ferramentas para análise e interpretação destas informações, que são inúmeras e complexas. No caso do RH, utiliza-se o People Analytics.

Quais são os benefícios em promover a cultura de dados no RH?

Contar com um time data driven na área de gestão de pessoas oferece diversos benefícios para o RH e para a empresa. Conheça os principais deles.

Competitividade

Conforme uma pesquisa feita pela McKinsey, consultoria internacional de gestão de pessoas, empresas que investem no data driven para orientar suas decisões e estratégias apresentam crescimento entre 15% e 25% acima da média.

Por isso, promover a cultura de dados é uma maneira de tornar a empresa mais competitiva. Isso decorre de uma série de fatores, como planejamentos concisos, aumento da produtividade, controle da rotatividade, etc.

Planejamento de ações para promover a cultura de dados no RH

Dados dão origem às informações. Estas podem apresentar cenários concretos, bem como tendências do mercado e dos próprios profissionais.

Por isso, investir em data driven permite às empresas planejar ações que, por sua vez, têm mais chance de apresentarem bons resultados. Além disso, com os dados é possível acompanhar como essas ações estão impactando o trabalho e a cultura organizacional.

Análise de políticas internas

O uso de dados é importante para que o RH consiga analisar políticas internas do RH com mais atenção. As informações reunidas podem indicar se as regras da empresa realmente são cumpridas e se são eficazes.

Do mesmo modo, os dados são úteis para que haja uma análise dos benefícios oferecidos. É crucial que eles impactam positivamente os colaboradores. Em caso contrário, serão inúteis e não figurarão como vantagens para os profissionais.

Isto é, caso eles não lhes tragam benefícios e realmente sejam necessários, tendem a gerar gastos para a empresa sem que, em contrapartida, auxiliem na atração e na retenção de talentos.

Antecipação de necessidades

O data driven permite que o RH se antecipe às necessidades da gestão de pessoas e da empresa, no geral. Isso ocorre porque ele é capaz de analisar tendências do mercado, bem como do próprio setor.

Com isso, indica quais são as ações necessárias para o futuro, bem como as exigências que elas terão. Isso permite que o departamento se prepare previamente e se adapte para as mudanças.

Nesse sentido, por exemplo, é possível que o setor desenvolva programas de capacitação que se voltem para o desenvolvimento de habilidades que serão cruciais no futuro. Com isso, é possível sair na frente da concorrência.

Contratações assertivas e controle da rotatividade

A cultura de dados no RH permite ao setor realizar contratações assertivas e, consequentemente, reduzir a rotatividade de colaboradores.

Os dados auxiliam a analisar candidatos e tendências de comportamento. Dessa maneira, induzem o setor em melhores contratações, que sejam mais compatíveis com as necessidades da empresa e do cargo a ser ocupado.

Redução de erros

Decisões e estratégias baseadas em dados de qualidade apresentam menor índice de erro. Afinal, o planejamento ocorre com base em informações concretas, o que permite um melhor direcionamento.

Aumento da produtividade

Por fim, uma cultura de dados no RH é ideal para o aumento da produtividade das equipes. Isso é resultado da soma de uma série de coisas, como melhoria das contratações, diminuição da rotatividade, desenvolvimento de políticas assertivas, etc.

Como criar uma cultura de dados no RH?

A criação e promoção de um time data driven no RH requer alguns passos importantes. Eles auxiliam na coleta e na análise de dados.

Do mesmo modo, são importantes para que a equipe esteja preparada para interpretar as informações e tomar decisões com base nelas.

Definição dos objetivos

O primeiro passo para implementar uma cultura de dados no RH condiz à definição de quais são os objetivos que o time deseja alcançar com a utilização deles.

Por exemplo, o aumento da produtividade. Ou a queda do absenteísmo. Outros cenários incluem a diminuição da rotatividade, o desenvolvimento de políticas de benefícios condizentes às necessidades das equipes, dentre outras coisas.

Coleta de dados

Somente é possível atuar como um time data driven caso se tenha acesso a dados.Por isso, o segundo passo requer a identificação de quais são os dados relevantes para alcançar os objetivos definidos.

New call-to-action

O RH possui uma infinidade de fontes de dados. Por exemplo, holerites, cartões ponto, resultados de avaliações internas, comportamento do mercado, etc.

Análise de dados

O terceiro passo para implementar a cultura de dados no RH requer a análise daqueles que foram coletados. Eles devem ser “limpos”. Isto é, há necessidade de eliminação de dados repetidos ou não confiáveis.

Após, com uma ferramenta de People Analytics, o RH pode analisar tendências e outros sinais que decorram dos dados coletados.

Tomada de decisões para fortalecer a cultura de dados no RH

Por fim, cabe à equipe tomar decisões com base nas informações decorrentes dos dados coletados e analisados.

É importante que elas sejam comunicadas às equipes, bem como acompanhadas de perto para que se verifique sua efetividade.

Como o Oitchau Analytics promove a cultura data driven?

Para que a cultura data driven seja desenvolvida e estimulada na empresa, é preciso contar com ferramentas que viabilizem o uso e análise de dados no dia a dia do RH, tornando este um processo rotineiro e fluido para o setor.

Assim, uma solução é integrar essa visão de dados a processos que já fazem parte do escopo do setor, como o gerenciamento e controle de ponto com ferramentas que oferecem dados e dashboards para análises quantitativas relacionadas ao ponto.

E aqui, o Oitchau Analytics é o maior parceiro do RH!

O Oitchau Analytics promove a cultura data driven fornecendo uma plataforma robusta e intuitiva para análise e interpretação de dados relacionados à gestão de jornadas dos times, apresentando os principais indicadores de controle de ponto:

  • Banco de horas;
  • Horas extras;
  • Faltas;
  • Atrasos e saídas antecipadas;
  • Cumprimento do interjornada;
  • Irregularidades.

Dessa forma, a plataforma oferece recursos avançados de visualização de dados, como gráficos interativos, tabelas dinâmicas e painéis personalizáveis, facilitando o processo de análise de dados.

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau