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Dashboards de RH: como usá-los para melhorar a tomada de decisão?

Os dashboards de RH são ferramentas que fornecem uma visão abrangente e detalhada das métricas essenciais para a gestão de pessoas em uma organização.

Assim, ao consolidar e apresentar informações de maneira clara e concisa, esses painéis de controle oferecem insights para os gestores de RH, permitindo a tomada de decisões informadas e estratégicas.

No entanto, para que os dashboards de RH cumpram seu papel de forma eficaz, é fundamental entender como eles funcionam e garantir que os dados fornecidos sejam precisos, atualizados e relevantes. 

Neste artigo, entenda o que são os dashboards de RH e como eles podem ser aplicados na gestão de pessoas!

O que são dashboards?

Um dashboard é uma ferramenta de visualização de dados. 

Assim, ela reúne, organiza e exibe informações relevantes de forma clara e concisa, de modo a compreender a situação de algo.

O que são dashboards de RH?

Os dashboards de RH são ferramentas analíticas e visuais que concentram e apresentam uma variedade de indicadores e métricas importantes para a gestão de pessoas dentro de uma organização.

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Assim, eles funcionam como um painel de controle que agrega dados de diversas fontes, oferecendo uma visão rápida e clara do estado atual dos recursos humanos da empresa.

Dentre as suas principais características, estão:

  • Permitir a visualização de Dados;
  • Organizar os indicadores Chave
  • Facilitar a personalização de acordo com os objetivos da empresa;
  • Manter a atualização dos dados e indicadores em tempo real (quando integrados a soluções).

Assim, o uso dessa ferramenta oferece a percepção analítica e quantitativa para o RH sobre os cenários da empresa, agilizando a visualização de problemas, comportamentos e possíveis tendências.

Por exemplo, por meio de um dashboard de RH que acompanha o indicador de horas extras, é possível identificar quais os períodos com maior pico de horas e possíveis tendências no comportamento dos colaboradores, facilitando a elaboração de planos de ação.

Como funcionam os dashboards de RH?

Os dashboards de RH funcionam como uma plataforma centralizada que coleta, organiza e apresenta dados relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização. 

Para isso, eles integram informações de diferentes fontes, como:

  • Sistemas de folha de pagamento;
  • Sistemas de gestão de talentos;
  • Plataformas de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Controle de ponto.

Assim, por meio da coleta, os dados coletados são então integrados em um sistema unificado. Essa integração permite uma visão holística dos recursos humanos da empresa, facilitando análises mais profundas e significativas.

Como usar os dashboards de RH para tomar decisões?

Os dashboards de RH são úteis na tomada de decisões estratégicas para a gestão de pessoas. 

Conheça algumas das suas principais aplicações e como utilizá-los nas tarefas do setor.

Monitoramento do desempenho organizacional

Os dashboards de RH reúnem métricas condizentes à produtividade, à rotatividade, ao absenteísmo e à satisfação dos funcionários.

Dessa forma, mostram-se ferramentas essenciais para a identificação de tendências comportamentais e de áreas de melhoria que permitam a otimização da atuação das equipes.

Análise de recrutamento e seleção

É possível utilizar os dashboards para a reunião e análise de métricas de recrutamento. Elas reúnem informações como: tempo médio para preenchimento de vagas, taxa de rejeição de candidatos, fontes de contratação mais eficazes, entre outros.

Com isso, esses quadros ilustrativos auxiliam os recrutadores a encontrar oportunidades que otimizem seus processos de recrutamento e seleção. Por exemplo, melhorar os processos de entrevista e aprimorar a imagem empresarial.

Avaliação do engajamento e retenção

Os dashboards de RH são capazes de rastrear indicadores-chave de engajamento. Eles utilizam pontuações de satisfação, participação em programas de desenvolvimento e feedback de pesquisas de clima organizacional para gerar informações relevantes.

Com elas, o RH tem a chance de identificar áreas de baixo engajamento e que tenham maior risco de rotatividade. A partir disso, pode desenvolver iniciativas para aumentar a satisfação dos colaboradores e sua experiência na organização.

Planejamento de sucessão e desenvolvimento

Os dashboards também têm acesso aos dados de desempenho dos colaboradores. Isso é importante para entender o potencial deles, suas habilidades e quais são as suas dificuldades.

Com isso, essas ferramentas permitem a identificação de potenciais candidatos para ocupar outros cargos, inclusive para os cargos de liderança. Não só isso, mas também ajudam na criação de planos de sucessão eficazes.

Outro ponto interessante é que essas informações também dão indícios sobre quais são as áreas que requerem um maior desenvolvimento da equipe, como políticas de capacitação e educação.

Quais são os benefícios do uso de dashboards de RH?

Investir no uso de dashboards no setor de recursos humanos permite ao departamento obter uma visão abrangente de suas atividades e necessidades, bem como as das demais equipes e da própria empresa.

Por isso, oferece os seguintes benefícios:

  • Tomada de decisão baseada em dados;
  • Melhoria contínua através de análise de tendências;
  • Otimização de processos de RH;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Detecção proativa de problemas e oportunidades;
  • Gestão aprimorada de talentos;
  • Monitoramento e melhoria do engajamento dos funcionários;
  • Suporte ao planejamento estratégico de RH;
  • Análise preditiva para prevenção de turnover;
  • Alinhamento estratégico entre os objetivos de RH e os da organização;
  • Redução de custos por meio de insights operacionais;
  • Acesso facilitado a informações em tempo real;
  • Personalização para atender às necessidades específicas da organização;
  • Compliance e gestão de riscos melhorados.

Como um sistema digital de ponto auxilia os dashboards de RH?

Para que o uso de dashboards realmente possa oferecer os benefícios listados, é importante que ele tenha à disposição informações em tempo real, atualizadas constantemente, puras e verdadeiras.

Assim, uma das formas de obtê-las é por meio de um controle de ponto digital que oferece à gestão não só o gerenciamento dos dados sobre apontamentos, mas também uma percepção analítica e preditiva das informações relacionadas à jornada. 

Isso porque sistema digital de ponto fornece dados precisos e atualizados sobre a frequência e o tempo de trabalho dos funcionários, eliminando erros de registro manual e atrasos na atualização das informações.

No entanto, para que esses dados possam se transformar em informações que influenciam a tomada de decisão, eles devem ser agrupados e organizados de forma que esteja visível para a gestão quais os impactos da jornada do colaborador nos resultados da empresa.

E isso é possível com o Oitchau Analytics.

O Oitchau Analytics é uma ferramenta que reúne dados precisos sobre os principais indicadores de RH relacionados ao controle de ponto:

  • Banco de horas;
  • Horas extras;
  • Atrasos e saídas antecipadas;
  • Faltas;
  • Cumprimento do intervalo interjornada;
  • Irregularidades.

Dessa forma, ele está integrado ao controle de ponto, consolidando todas as informações em um único local. Isso simplifica a análise e permite que os gestores acessem facilmente os dados necessários para seus dashboards.

E para tornar as análises mais simples, a plataforma oferece recursos de visualização de dados avançados, como gráficos, tabelas interativas e relatórios em tempo real, que tornam os dashboards mais intuitivos e fáceis de entender. 

Assim, isso permite que os gestores identifiquem tendências, antecipem problemas e tomem medidas proativas para otimizar a gestão de RH.

Tudo isso fornecendo dados centralizados, visualização intuitiva, análises preditivas e indicadores estratégicos sobre o desempenho e jornada dos funcionários, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica do capital humano na organização.

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