controle de presença no trabalho

Controle de presença no trabalho: as ferramentas certas

A rotina de uma empresa inclui a movimentação constante de muitos colaboradores. Entradas, saídas, férias, horas extras, faltas justificadas e injustificadas, abonos: isso tudo gera a necessidade de ter um controle de presença no trabalho efetivo e funcional.

Controlar a rotina de trabalho sempre foi uma necessidades dos gestores, há muitas décadas. Mas a tecnologia trouxe possibilidades para que as empresas tenham mais produtividade e resultados. Veja mais sobre controle de presença no trabalho a seguir!

Por que fazer o controle de presença dos funcionários no trabalho?

Apesar de haver exigências legais, o controle de presença no trabalho é também uma demanda contínua da empresa. Seja por relógios pontos ou outros dispositivos digitais, a marcação se tornou um hábito entre os trabalhadores e possibilitou integrar informações importantes para o controle e planejamento.

New call-to-action

O controle de presença no trabalho traz transparência para as relações entre contratantes e contratados, além de presumir que, enquanto presente, o funcionário está contribuindo e participando da rotina da empresa. Traz comprovações para possíveis questionamentos jurídicos e fiscais, bem como permite manter um ambiente mais seguro para os trabalhadores, permitindo a entrada apenas daqueles que possuem autorização.

Vantagens do controle de ponto e presença

O controle de presença no trabalho está relacionado com diversos processos da empresa, e principalmente com a folha de pagamento. Agora, com as ferramentas inteligentes de controle de presença no trabalho – como é a plataforma Oitchau – é possível otimizar o processo de geração da folha e ter em tempo real todas as informações sobre a presença do colaborador, mesmo que ele esteja trabalhando em ambiente externo.

Todas as informações das marcações podem ser analisadas em qualquer hora e lugar pelos gestores, e isso faz diferença na hora de tomar decisões e criar estratégias. Para que o processo seja seguro e assertivo, a solução deve ser bem desenvolvida, evitando erros ou fraudes, evitando prejuízos financeiros, além de prejudicar a credibilidade junto aos colaboradores.

O controle de presença no trabalho é um produto da transformação digital – este período de transição pautado pelo amplo uso de tecnologias digitais que definirá o mercado global nos próximos anos. E se você ainda não está preocupado em adaptar o seu negócio, deve estar atento.

O controle de ponto não é mais uma forma de impor regras e fiscalizar os colaboradores, mas sim, uma maneira de efetivar os processos de gestão de pessoas e até mesmo de organizar os horários e a produtividade junto com o colaborador. Com ele, é possível ainda mensurar resultados como desempenho e performance, qualidade de vida, clima organizacional e outros indicadores importante para o negócio.

Em suma, estas são as vantagens do controle digital de ponto para a sua empresa:

  • Controle de riscos, fraudes, problemas e contingências em relação à assiduidade do colaborador.
  • Organização da rotina de trabalho.
  • Redução de custos – sejam operacionais ou jurídicos.
  • Transparência junto ao colaborador e órgãos fiscalizadores.
  • Segurança interna.
  • Integração de informações.

Controle de ponto e mudanças globais

Pode-se dizer que a rotina dos profissionais, empresas e RH jamais foram as mesmas após a criação do controle de presença no trabalho e dos dispositivos de marcação digital. Toda a gestão do trabalho passou a ficar mais dinâmica com a adoção do controle de ponto.

Cada vez mais as empresa de tecnologias trazem ao seu público novidades e tendências que visam facilitar a rotina dos seus processos. Com o controle de presença no trabalho não é diferente: hoje é possível customizar todo este processo através de práticas como rastreamento por GPS, reconhecimento facial, uso de dispositivos móveis (que são cada vez mais variados), customização através do tipo de jornada de trabalho, aquisição de ferramentas por planos e muito mais.

O que é controle de presença no trabalho?

Para fins de esclarecimento, o controle de presença no trabalho é o procedimento da gestão de pessoal que permite captar e analisar o cumprimento do tempo de trabalho diário de um colaborador para o cálculo da sua remuneração mensal.

Ou seja, através das marcações de horários como entrada e saída, o gestor pode analisar a carga horária, intervalos, horas extras, adicional noturno, abono, férias e muitos outros eventos recorrentes à jornada de cada colaborador. A cálculo da folha de pagamento é o principal fim do controle de presença no trabalho, mas não é o único.

Todo controle de presença no trabalho é realizado por meio de um sistema de controle de ponto, conforma as determinações da legislação vigente. Tem a ver com aspectos como produtividade e assiduidade dos colaboradores, e permite avaliar faltas, atrasos, horas extras e outros detalhes.

Obrigatoriedade

Vale ressaltar que a legislação trabalhista, através da portaria 671 do MTE, estabelece as regras para as marcações de ponto nas empresas. Há a obrigatoriedade da marcação de ponto para empresas com mais de 10 colaboradores e a proibição de restrição de marcação.

O controle de presença no trabalho permite tomar atitudes diante de problemas e contingências, adaptar melhor a rotina de trabalho, evitar o turnover, otimizar a retenção de talentos e tem diversas outras vantagens para a empresa e também para o funcionário.

Solução Oitchau

Para o melhor controle de presença no trabalho, conte com a plataforma Oitchau, um recurso diferenciado de controle de ponto digital com várias funcionalidades que permitirá uma rotina mais segura e dinâmica.

New call-to-action

A plataforma Oitcau conta com várias funcionalidades, para todo os tipos de rotina de trabalho, segmentos produtivos, tipos de equipe (internas e externas), controle de segurança na marcação de ponto (através de reconhecimento facial e controle por GPS, no caso de trabalhadores externos), uso de diferentes dispositivos móveis e muito mais. Faça um teste gratuito!

Veja também: Employee experience melhora a percepção dos colaboradores

Gostou das dicas sobre controle de presença no trabalho? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau