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Controle de ponto de comércio: como realizar a gestão?

O controle de ponto no comércio é uma tarefa que traz desafios, uma vez que existe um alto índice de turnover de profissionais, escalas diferenciadas, e horas extras.

O setor de Recursos Humanos precisa ter cuidado redobrado para gerar a folha de pagamento corretamente, contemplando os horários praticados, e pagamentos devidos aos colaboradores.

Mas, se não houver um sistema de gestão de ponto adequado, essa pode ser uma tarefa muito mais complexa. Quer saber mais? Veja a seguir!

Quais são os benefícios de se adotar um controle de ponto de comércio?

O comércio varejista, e as empresas de médio porte em geral, precisam de soluções práticas, que facilitem sua rotina administrativa e atuem de acordo com a sua realidade.

Esse setor possui horários diferenciados de trabalho, horas extras, banco de horas, o que muitas vezes resulta em um banco de horas praticamente impossível de ser controlado manualmente. 

Daí a importância de se adotar um controle de ponto de comércio que não apenas facilite a gestão dos horários dos profissionais, mas também ajude a avaliar o custo-benefício das horas extras e a mapear a necessidade (ou falta) de novas contratações.

Além disso, a utilização do registro de ponto​ dentro do varejo trará vários benefícios, dentre eles estão:

  • Mais tranquilidade e segurança para os comerciantes e seus trabalhadores;
  • Maior disciplina entre os colaboradores;
  • Garantia no pagamento e promoção dos direitos dos profissionais;
  • Aumento da transparência no processo de gerenciamento dos horários;
  • Otimização e praticidade na gestão de horário dos colaboradores.

Quais são os principais tipos de registro de ponto?

1. Digital/online

É o mais indicado por ser muito mais econômico e prático. O controle de ponto de comércio não precisa ser feito com muito espaço e equipamentos físicos, tanto gestores quanto colaboradores podem instalar um aplicativo online em seus próprios celulares, por exemplo. 

O sistema, como o Oitchau, pode ser acessado via site na web, em aplicativo nos tablets, ou ainda, de forma integrada com o relógio de ponto, caso o comerciante já o tenha.

Os gestores realizam a gestão em tempo real, com acesso total às informações. Os colaboradores, podem realizar a marcação dos horários praticados ao longo da sua jornada, bem como o acompanhamento das suas rotinas.

2. Biometria

Seu funcionamento registra os horários de entrada e saída do colaborador estipulados anteriormente pelo departamento pessoal.

A principal vantagem desse sistema é que, para fazer os registros de entrada ou saída, o funcionário terá que inserir um de seus dedos no dispositivo de leitura de impressão digital. 

Isso evita, por exemplo, que um funcionário peça para o outro bater o cartão para ele, enquanto sai mais cedo do trabalho. Afinal, as impressões digitais são únicas e exclusivas de cada pessoa.

Vale lembrar que o ponto biométrico também imprime um comprovante com o horário de entrada e saída para o colaborador, estando em concordância com as determinações da CLT e da Portaria 1510.

3. Cartográfico

Se a empresa tem poucos colaboradores e precisa de uma opção prática e barata para fazer o controle das horas trabalhadas, a melhor opção é o relógio de ponto cartográfico.

O colaborador deve sempre, ao entrar ou sair da empresa, inserir um cartão no relógio, que fará o registro das horas trabalhadas.

O controle de jornada das horas extras ou saídas antecipadas pode ser feito facilmente pelo departamento de recursos humanos, que deverá apenas consultar o cartão de cada empregado.

O ponto digital pode ser a solução que o seu comércio precisa

A vantagem principal oferecida pelo ponto digital é a precisão nos registros de entrada e saída de cada trabalhador.

Ao aderir esse tipo de ferramenta mais moderna, o controle de ponto manual é aposentado, pois é um método passível de fraudes e sujeito a eventuais falhas.

Os comerciantes podem acompanhar a jornada de trabalho dos seus profissionais em tempo real, identificando possíveis atrasos, faltas e horas extras.

Os colaboradores, por sua vez, têm um instrumento para monitorar sua própria organização e comprometimento com o cumprimento de horários.

Todos os comprovantes de marcação de ponto são enviados diretamente para o e-mail do profissional, que pode fazer a gestão do seu banco de horas de forma proativa e segura.

Controle de ponto de comércio digital para equipes internas e externas

O registro de ponto digital traz ainda o benefício de monitoramento, em tempo real, do expediente de cada trabalhador.

Não existe limitação física, pois ele pode ser utilizado também para controlar o trabalho externo. Basta que o colaborador esteja conectado à internet e acesse uma plataforma digital habilitada com um software de controle de ponto.

Com o acompanhamento individualizado sendo feito de forma ágil e eficiente, os dados processados serão fundamentais para o desenvolvimento de uma rotina de trabalho mais tranquila e sem erros. 

Os números apresentados pelos relatórios gerados na plataforma online podem revelar ameaças e oportunidades, auxiliando os gestores a proporem ações de melhoria de desempenho das equipes de vendas.

Os comerciantes que optarem pelo controle de ponto digital vão perceber, logo nas primeiras semanas de uso, os resultados positivos. O manuseio do sistema é bem intuitivo, sendo de fácil adaptação por parte dos colaboradores.

Por isso, o sistema de controle de ponto digital é a melhor solução para o comércio em geral, o custo x benefício é acessível, e muito mais interessante do que os controles convencionais!

 

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