ilustração de mulher cfo (chief financial officer)

Chief Financial Officer: entenda sua importância e responsabilidades

O Chief Financial Officer opera importantes papéis dentro de uma empresa. Com responsabilidades plurais, ele é central no controle financeiro e na tomada de decisões corporativas.

Com isso, se torna um dos protagonistas da gestão estratégica empresarial, que necessita de suas atividades e da eficácia delas. Hoje, conheça melhor o seu papel e as habilidades das quais necessita para exercê-lo.

O que é Chief Financial Officer?

Chief Financial Officer ou CFO é o diretor financeiro de uma organização, que pode ou não ser uma empresa. Seu papel é de auxiliar na gestão estratégica e financeira, o que abarca uma série de tarefas.

Quais são as responsabilidades do Chief Financial Officer?

O CFO tem inúmeras responsabilidades e cada uma delas abarca atividades específicas. Conheça quais são elas.

Gestão financeira

O CFO tem um importante papel na gestão financeira, o que é natural, pois ele é o diretor financeiro.

New call-to-action

Na gestão, cabe ao Chief Financial Officer supervisionar as operações financeiras diárias. Também, deve desenvolver e implementar políticas financeiras internas que otimizem o uso de recursos e a gestão deles.

Relatórios financeiros

Cabe ao CFO preparar e apresentar relatórios financeiros para gestores, acionistas e eventuais investidores. Por isso, ele também tem um papel na imagem empresarial e na valorização dela.

Para isso, ele deve trabalhar para que o documento esteja conforme os regulamentos contábeis.

Essa é uma responsabilidade que pode ser otimizada com o uso de softwares modernos, dotados de IA. Com eles, torna-se possível ler e interpretar inúmeros dados de forma rápida e precisa.

Planejamento financeiro

Outra responsabilidade do Chief Financial Officer é fazer o planejamento financeiro da empresa. Ele deve desenvolver estratégias e planos de curto, médio e longo prazo. 

Portanto, ele deve realizar previsões financeiras – de acordo com a saúde da empresa, seu nicho e tendências do mercado – e orçamentos.

É importante destacar que neste papel o CFO deve revisar continuamente essas estratégias e as formas como estão sendo colocadas em prática. Assim, deve adaptá-las de acordo com o momento e com os objetivos da empresa.

Tomada de decisões estratégicas

O CFO também está envolvido nas decisões estratégicas. Isso ocorre justamente porque elas envolvem valores e a disposição financeira da empresa. 

Gestão de risco

O Chief Financial Officer deve gerir os riscos de operações e de momentos específicos do mercado. Aliás, não apenas deve conhecê-los, mas também atuar de modo a evitá-los. 

Gestão da equipe financeira

A gestão da equipe financeira é uma das atribuições que recaem sobre o CFO. Desse modo, cabe a ele supervisionar a tesouraria e a contabilidade.

Compliance e ética

O Chief Financial Officer tem o dever de atuar de acordo com as regras financeiras e contábeis. Outra de suas responsabilidades é garantir que as equipes e a empresa, de modo geral, também atuem de maneira ética.

Por isso, ele deve promover ações éticas, bem como garantir que os canais de fiscalização e de denúncias internas funcionem corretamente. 

Relação com os investidores

Por fim, o CFO também deve manter uma relação com os investidores, de modo a atraí-los e retê-los. Para tanto, deve participar de eventos da área e promover financeiramente a empresa.

Qual é a importância do CFO em uma empresa?

O Chief Financial Officer é essencial para o correto funcionamento da empresa. Isso já fica claro com a sua lista de responsabilidades, que é bastante abrangente.

O CFO atua pela estabilidade financeira da empresa, na medida em que contribui para seu equilíbrio e pela sua sustentabilidade. Ainda, ele é quem prevê riscos e deve evitá-los, bem como atua de modo a atrair mais dinheiro para a corporação.

Quais são as habilidades que um Chief Financial Officer precisa ter?

As atribuições do CFO são diversas. Isso faz dele crucial para a empresa. Também, faz com que o profissional deva apresentar uma série de habilidades para que seja capaz de exercer suas responsabilidades. São elas:

  • Visão integrada do negócio, de modo a entender as atividades, objetivos e necessidades de todos os setores. Isso é importante para a tomada de decisões e para a gestão de recursos;
  • Entendimento sobre o mercado e o negócio em que está inserido, algo essencial para o desenvolvimento, prática e adaptação de estratégias;
  • Conhecimento financeiro avançado, com experiências contábeis e analíticas;
  • Liderança, pois ele é o responsável por liderar toda a equipe financeira;
  • Comunicação eficaz para entender as necessidades dos diferentes setores e compartilhar estratégias. Isso também é importante para que possa compreender ideias das equipes, bem como para atuar junto aos investidores, de modo a vender a imagem da empresa e atraí-los;
  • Visão estratégica que alinhe ações aos objetivos empresariais;
  • Capacidade de interpretar dados financeiros de alta complexidade;
  • Inteligência emocional;
  • Adaptabilidade, especialmente diante das mudanças do mercado e do comportamento do público.

Qual é a diferença entre CEO, CFO, COO e CIO?

Essas 4 siglas são recorrentemente confundidas, o que ocorre pela semelhança entre elas. Contudo, saiba que se tratam de 4 nomenclaturas diferentes que, por sua vez, representam 4 profissões e atividades distintas. Entenda melhor o que significa cada sigla de liderança!

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que é o diretor executivo de uma corporação. Ele é responsável por liderar a empresa e ocupa o papel mais alto na hierarquia. A ele cabe representar a empresa e buscar os objetivos dela.

Já o COO é o Chief Operating Officer, ou o diretor de operações. Esse é um profissional cujas atividades focam nas operações diárias empresariais. Assim, ele deve garantir sua eficácia e implementar estratégias operacionais.

New call-to-action

Ainda, o CIO é o Chief Information Officer, correspondente ao diretor de tecnologia da informação. Ele, então, trabalha diretamente com a parte tecnológica. É responsável pela gestão da infraestrutura de tecnologia.

O CIO desenvolve iniciativas tecnológicas ao mesmo tempo em que busca no mercado novas tecnologias que podem somar à empresa e aos objetivos dela. Ainda, é responsável pela segurança cibernética e sua implementação. 

Portanto, são papéis diferentes daquele exercido pelo Chief Financial Officer, que trabalha no campo das finanças. 

Apesar disso, a eficiência das operações da empresa e o alcance dos objetivos dela dependerão, sempre, do alinhamento entre estes diretores. 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau