Auditoria empresarial: como funciona e como fazer?

Procedimento que garante que os processos internos de uma empresa sejam realizados com absoluta transparência, a auditoria empresarial tem se tornado elemento essencial nas relações profissionais, sejam elas com colaboradores, fornecedores e clientes!

New call-to-action

A auditoria empresarial, entre outros benefícios, traz segurança para a empresa, uma vez que a medida permite que todos os protocolos internos sejam seguidos para manter a qualidade, garantir a sobrevivência da organização e ganhar credibilidade em seu segmento.

Neste artigo, você vai saber o que é, como funciona e como fazer uma auditoria empresarial!

O que é auditoria empresarial?

A auditoria empresarial refere-se às análises das operações contábeis para adequá-las aos procedimentos internos das empresas para propiciar clareza, economia e segurança em todo círculo de relacionamento profissional: seja com clientes, acionistas, fornecedores e, sobretudo, com clientes.

Durante o processo de auditoria empresarial são avaliados todos os controles internos (trabalhistas, tributários e contábeis) e o desenvolvimento anual da empresa, buscando qualquer tipo de incoerência nas informações registradas e proporcionando meios para que os gestores criem medidas de melhoria.

Depois da análise, o auditor empresarial precisa elaborar relatórios, dando o seu parecer sobre a situação atual dos processos internos da empresa. Nestes relatórios são apontadas todas as medidas que deverão ser feitas para que os procedimentos estejam de acordo com as políticas organizacionais internas.

Um ponto importante que vale citar é que, geralmente, a auditoria empresarial é conduzida por um profissional (auditor) independente e que não tenha ligação com a empresa. Essa precaução tem o objetivo de garantir a imparcialidade das análises e a precisão dos relatórios entregues aos gestores.

O objetivo da auditoria empresarial é apontar possíveis erros que comprometem os resultados da empresa como um todo e que podem, inclusive, prejudicar o nível  de satisfação das equipes.

Em que momento se faz a auditoria empresarial?

Diferentemente do que todos pensam, a auditoria empresarial pode ser realizada a qualquer momento, e não apenas quando algo não vai bem. Na verdade, o melhor momento para se fazer a auditoria empresarial é, justamente, o contrário: quando tudo está ótimo!

Ao realizar a auditoria empresarial na fase de “vacas gordas” da empresa, é possível garantir que a boa fase tenha maior duração e estabilidade.

O gestor pode pedir que a auditoria empresarial seja realizada sempre que achar necessário. Além disso, ele pode determinar quais departamentos precisam ser auditados com maior frequência.

Uma excelente maneira de perceber o momento a realizar uma auditoria é conversando com os colaboradores, pois eles lidam diariamente com os processos internos e sabem se as exigências legais e burocráticas estão sendo feitas corretamente.

Qual o tempo de duração de uma auditoria?

O tempo de duração das auditorias sejam elas internas (feitas pelos próprios colaboradores) ou externas (realizadas por empresa alheia à organização) depende da quantidade de setores que forem abarcados por ela, bem como o porte da empresa e a quantidade e natureza dos processos judiciais.

Quanto maior for o número setores e processos e o porte das empresas, maior será o tempo necessário para que a auditoria empresarial seja concluída.

Não é possível se estabelecer de imediato o prazo que os trabalhos dos auditores, pois isso varia conforme a situação concreta e suas particularidades.

Entretanto, é possível mensurar a média de tempo necessária em alguns casos mais simples.

Por exemplo, estudos apontam que uma auditoria com fins trabalhistas em uma empresa de porte médio em que há a análise de documentos e do cumprimento das exigências legais pela organização demanda cerca de três meses.

Por outro lado, um estudo desse mesmo tipo aplicado em uma empresa de grande porte que possui maior número de setores demanda em torno de seis meses para ser concluído.

Nem sempre, esses estudos demandarão meses. Em casos em que eles são promovidos sobre processos específicos ou um único setor podem ser feitos em apenas uma ou algumas semanas, sem necessidade de disponibilidade de grandes períodos.

Auditoria interna x auditoria externa

No caso de empresas de grande porte, a necessidade de auditorias empresariais é bem maior do que nas empresas menores. Boa parte das empresas grandes tem seu próprio departamento de auditoria composto por profissionais altamente qualificados para realizar a tarefa com imparcialidade. Essa é o que denominamos de auditoria interna!

A auditoria externa, por outro lado, é realizada por uma empresa especializada que é contratada apenas nestes momentos. Neste tipo de auditoria, os auditores procuram por erros ou até fraudes que possam comprometer a saúde financeira da empresa.

As informações colhidas pelo auditor externo são, em linhas gerais, enviadas a acionistas, instituições financeiras, entre outros, para que os investimentos na empresa sejam feitos de forma segura.

Como mencionamos no início deste artigo, a auditoria empresarial, quando realizada por auditor externo, garante a imparcialidade da análise e reverte em ainda mais credibilidade para a empresa e seus processos. As empresas de capital aberto são obrigadas a realizar a auditoria externa por lei.

Qual a relação entre auditoria e gestão empresarial?

A auditoria empresarial pode trazer inúmeros benefícios à organização, de forma que ela está diretamente ligada à gestão da empresa. Isso porque ela é extremamente importante para identificar quais são as irregularidades dos setores, assim como documentar todas as informações relevantes que sejam referentes a esses resultados.

Essa auditoria empresarial, é indicada para a identificação de ações que possam promover a melhoria dos processos realizados na empresa e do clima organizacional.

É possível que a relação entre os setores, assim como a qualidade e prazo dos processos e mesmo o relacionamento com os consumidores sejam melhorados.

São cabíveis medidas destinadas à correção de atividades. A promoção desse tipo de auditoria, leva à redução dos riscos empresariais e se mostra essencial para a gestão da empresa.

A promoção da auditoria empresarial, assim, é intimamente ligada à gestão das empresas, pois permite que novos caminhos e soluções sejam propostos ao passo em que problemas até então desconhecidos podem ser identificados e as medidas para sua resolução podem ser tomadas.

Outro motivo que demonstra sua importância para a gestão de empresas é que a auditoria auxilia na institucionalização de boas práticas, na auto fiscalização da empresa e na criação de ferramentas e ações benéficas à organização como um todo.

Benefícios da auditoria empresarial

A ideia de se fazer uma auditoria empresarial está incorretamente ligada à ideia de que algo está errado com a empresa. Hoje isso não reflete a verdade.

Realizar a auditoria empresarial é uma forma de garantir que todos os processos sejam feitos corretamente para que a empresa possa alcançar o sucesso de forma sólida!

Veja abaixo alguns dos benefícios que a auditoria empresarial traz a todos os envolvidos em uma organização:

  • Processos internos e burocráticos feitos com transparência.
  • Identificação precoce de erros para que não impactem a empresa negativamente.
  • Identificação de falha nos processos internos e correção destes.
  • Identificação dos pontos fracos da empresa, possibilitando maneiras de transformá-los em qualidades únicas.
  • Criação de processos mais otimizados e robustos.
  • Garantia de boas práticas de negócios.
  • Preparação da empresa para o futuro, principalmente se tem a intenção de expandir.

Como fazer a auditoria empresarial?

Para ser realizada, a auditoria empresarial precisa seguir alguns passos:

  1. Identificação dos setores da empresa que precisam passar pelo processo de auditoria. Em alguns casos, a empresa é auditada;
  2. Caso a empresa não tenha um departamento interno de auditoria, é o momento de buscar uma empresa especializada ou um auditor que atuará como consultor.
  3. Liste os pontos que precisam de maior atenção no processo de auditoria;
  4. Facilite o processo de auditoria disponibilizando todos os documentos necessários para que seja bem feita.
  5. Depois de ler os relatórios do auditor, tire todas as dúvidas e promova melhorias para corrigir os pontos indicados.

Vale lembrar que as melhorias devem ser adotadas em implantadas por toda empresa, afinal de contas, os benefícios serão colhidos por todos e poderão ser transformados em diferenciais competitivos diante da concorrência.

New call-to-action

Se você busca por medidas para tornar sua empresa mais competitiva em seu segmento, a realização de uma auditoria interna é fundamental.

Aproveite os benefícios da prática e garanta que sua empresa ganhe ainda mais credibilidade!

Veja também: Entenda a diferença entre equiparação x equivalência salarial

Gostou das dicas sobre auditoria empresarial? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau