Assiduidade

Assiduidade: Conheça a importância desse indicador

A assiduidade é um dos melhores indicadores de RH do qual as empresas podem fazer uso. Ela pode indicar inúmeros fatores que influenciam diretamente na produtividade e lucratividade empresarial.

Permitem que a empresa recolha dados que permitam analisar políticas internas e o sucesso delas. Para conhecer melhor esse indicador continue lendo e confira tudo sobre ele.                        

Indicadores de RH: Como funciona a assiduidade?

Um colaborador assíduo é aquele que está devidamente de acordo com as políticas da empresa. O cumprimento das regras internas é um dos seus destaques e o respeito às suas atividades, à qualidade delas e ao comparecimento para realizá-las também o caracterizam.

Ele age com o que se chama de “senso de dono”, que demonstra que o indivíduo se vê como proprietário da empresa e em razão disso se desenvolve melhor dentro dela.

O “senso de dono” é essencial por demonstrar que um colaborador está sempre em busca de novas e melhores soluções ao longo da jornada de trabalho.

Ele não se limita a prestar os serviços de uma forma mecânica, correndo atrás de ações que impliquem em melhorias da produtividade e dos próprios processos produtivos.

Esse tipo de colaborador se mostra comprometido com a empresa e com os princípios empresariais estipulados. Ao mesmo tempo ele possui entregas que são consideradas como acima da média geral e por isso ele tende a se destacar.

O que se pode concluir é que o colaborador assíduo é o sonho de qualquer empresa. E como é possível medir essa assiduidade e como utilizar os dados que ela levanta para a empresa? Isso é o que veremos abaixo.

Antes é preciso entender a diferença entre ela e a pontualidade para então darmos seguimento.

O que é ser uma pessoa assídua?

Separamos uma comapração de uma pessoa assídua com uma que não possui esse perfil, para indicar como age uma pessoa assídua.

Colaborador assíduo x Colaborador pontual

Muitas pessoas ainda confundem um colaborador pontual com um colaborador assíduo.

O cumprimento dos horários pode ser uma das características de quem é assíduo e a questão é que ele não é o único. De igual forma a sua ausência não é capaz de retirar o conceito de “assíduo” de um indivíduo.

A pontualidade se refere ao cumprimento dos horários contratuais, sem atrasos ou variações nos registros de ponto que não estejam de acordo com o contrato de trabalho.

O conceito de assíduo está relacionado muito mais às atividades e à presença do colaborador de uma maneira geral. Ele não apenas se encontra presente, já que a sua presença deve ser produtiva.

É por isso que os dois conceitos não podem ser usados como sinônimos. Um colaborador assíduo pode até ter atrasos e variações de horários sem que isso lhe torne menos assíduo.

Qual a importância do indicador assiduidade?

Conforme apontamos, esse é um importante indicador para a empresa no geral e especialmente para o RH.

Não basta saber quais são as características da assiduidade e sim saber como utilizar as informações que ela levanta e como buscar aumentar o número de colaboradores assíduos.



O que é assiduidade em uma empresa?


Veja agora os principais benefícios desse indicador.

Desenvolvimento de políticas internas

A partir da análise quanto aos colaboradores assíduos ou não é possível que a empresa e o RH desenvolvam de melhor forma as políticas internas.

Muitas vezes os dados negativos ou não tão positivos quanto o esperado permitem que a empresa entenda como suas próprias políticas estão deixando de engajar os colaboradores.

Um colaborador que não é considerado como assíduo pode demonstrar isso a partir da ausência de consistência em tarefas ou na qualidade delas. A partir disso a empresa pode investigar o que pode estar atrapalhando na realização dos trabalhos.

A partir de dados relacionados com questões assíduas a empresa pode conversar com o colaborador de maneira sincera e buscar entender alguns motivos das falhas.

Outro ponto importante é que a empresa pode entender como o ambiente de trabalho está estruturado e se ele é compatível com as atividades. O mesmo ocorre em relação à comunicação interna e às políticas para os colaboradores.

São diversas as ações que podem ser tomadas para melhorar o funcionamento da empresa a partir desse indicativo.

Análise do engajamento

Um dos principais pontos que faz da assiduidade tão importante é que ela demonstra o engajamento de um colaborador.

Esse engajamento se relaciona ao cumprimento de horários e à apresentação contínua do colaborador às suas atividades diárias na empresa. Outros pontos que o constituem se relacionam á produtividade e ao sentimento de dono do qual falamos brevemente.

O engajamento é essencial para uma empresa. Ele deve ser buscado na medida em que colaboradores engajados são mais produtivos e buscam sempre formas de melhorar a empresa e suas próprias atividades.

A ausência de engajamento pode demonstrar uma má gestão, falta de comunicação e políticas internas defasadas, o que nos remete ao primeiro ponto aqui destacado.

Priorização dos processos seletivos

Quando uma empresa possui colaboradores assíduos ela pode buscar entender quais são as características em comum que cada um deles possui e que pode ser essencial para sua qualificação.

A partir disso é possível que o recrutador e responsável pela seleção de novos talentos identifique de maneira mais rápida um colaborador que possui essas características que podem indicar desde logo um bom investimento empresarial.

Como medir a assiduidade dos colaboradores?

Agora que você já sabe a importância desse indicador é chegado o momento de entender como obtê-lo.

Para isso a empresa deve contar com um sistema de controle de jornada que se mostre eficiente. Ele deve permitir a obtenção de relatórios e disponibilizar em tempo real as informações sobre as marcações diárias de entrada, saída e intervalos.

A melhor opção existente no mercado para isso é o sistema digital de ponto como é o oferecido pela Oitchau.

Diferentemente do relógio de ponto eletrônico que apenas permite a análise dos horários, horas extras, atrasos e faltas ao final do mês, o sistema digital capta em tempo real as marcações e as disponibiliza em sistemas de nuvem que podem ser acessados a qualquer momento.

Com ele a empresa passa a ter maior controle das atividades. O mesmo ocorre com a análise e acompanhamento da produtividade. A variação de horas trabalhadas de forma negativa com a manutenção da produtividade é um exemplo de indicação de profissional assíduo.

O mesmo ocorre com aqueles que não apresentam variações de produtividade de maneira negativa em comparação ao número de horas trabalhadas.

O sistema de ponto Oitchau pode ser a solução para a sua empresa não apenas no que se refere à análise de quem é assíduo e sim para melhoria geral da organização dos setores e especialmente do RH.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau