App de controle de ponto

App de controle de ponto: qual o melhor para sua empresa?

As empresas estão buscando no app de controle de ponto uma ajuda adicional para conseguir aprimorar suas rotinas e processos burocráticos, deixando tudo mais tecnológico e mais eficiente.

Algumas rotinas, como o recrutamento e seleção, gestão de benefícios, cultura organizacional e gestão de jornada, em muitas empresas, ainda são feitos à moda antiga, com processos manuais e sem rotinas automatizadas.

New call-to-action

Por isso, é importante contar com a melhor tecnologia em aplicativos, para garantir que a gestão das principais atividades financeiras e gestão de pessoas sejam feitas da melhor forma possível.

Para te ajudar, preparamos um artigo especial para que você possa entender como escolher o melhor app de controle de ponto e porque ele é a melhor escolha para sua empresa. Veja a seguir!

Por que sua empresa precisa de um app de controle de ponto digital?

O RH e o departamento pessoal contam com inúmeras ferramentas, porém nem sempre com ferramentas tecnológicas, os processos ainda são manuais, geridos com usos de planilhas de Excel.

E com o app de controle de ponto digital foi possível atender às solicitações do setor, como a desburocratização de rotinas e processos manuais, que em sua maioria, apresentam falhas além da necessidade de retrabalho constante.

controle de ponto digital

Com essa ferramenta, foi possível automatizar as rotinas, ganhar em tempo e produtividade, não apenas das equipes envolvidas no processo, mas em todos os colaboradores, de uma forma geral.

Veja algumas das rotinas que foram automatizadas a partir do controle de ponto online:

  • Espelho de ponto: a criação e assinatura digital foram processos automatizados com a adoção do sistema de controle de ponto digital;
  • Cartão de ponto: todos os processos e documentações que estão relacionadas à gestão de ponto eletrônico serão armazenadas em nuvem, garantindo a segurança e a confidencialidade das informações;
  • Gestão de banco de horas e horas extras: os líderes e colaboradores conseguem realizar o acompanhamento das horas praticadas ao longo da jornada de trabalho mensal, permitindo que todas as horas sejam acompanhadas de perto.

Essas são apenas alguns dos recursos que podem ser automatizados, permitindo agilizar os processos diários e conseguir a desburocratização da gestão de ponto.

Mas ainda existe uma dúvida, como escolher o melhor app de controle de ponto para a sua empresa? Vamos te ajudar com essa questão, veja a seguir!

App de controle de ponto digital: como funciona?

O app de controle de ponto digital funciona a partir de uma plataforma em nuvem, que faz a gestão de todas as solicitações online. É possível acessar o app a partir dos seguintes canais:

  • Próprio smartphone;
  • Qualquer computador;
  • Quiosque de acesso na empresa;
  • Integração REP;
  • API de integração Oitchau.

E através de um dos canais disponíveis para acesso é possível a gestão de ponto e o registro das marcações dos horários praticados. Para os gestores, é possível acompanhar em tempo real as marcações realizadas, bem como fazer gestão de férias, de ausências e de licenças, entre outros.

Quais são os benefícios que o app de controle de ponto proporciona para sua empresa?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o funcionamento do app de controle de ponto, entenda quais são os benefícios proporcionados pela adoção na sua empresa.

Melhor custo x benefício

O app de controle de ponto deve ter o melhor custo x benefício para o seu negócio, pois eles não possuem gastos adicionais, como a manutenção, instalação ou outro custo, como o relógio de ponto, por exemplo.

Ainda, é importante que ele seja acessível para todos os profissionais, com uma plataforma rápida e eficiente, garantindo uma economia direta no holerite dos colaboradores.

Redução de tempo

As atividades burocráticas demandam muito tempo em sua execução, principalmente por ser necessário executar toda a rotina, e depois ter o cuidado de rever todo o processo, para evitar que possíveis falhas possam ser cometidas ao longo da execução.

controle de ponto digital

E em algumas empresas, as áreas mais burocráticas lidam com vários processos de forma concomitante. Com o uso de um aplicativo eficiente de controle de ponto, é possível economizar esse tempo, e focar em atividades mais estratégicas.

O RH é um dos setores que mais sofrem com atividades burocráticas, que impedem de dar conta de atividades estratégicas, como ações para redução do turnover ou ações motivacionais para os colaboradores.

Agilidade na gestão de jornada de trabalho

A gestão da jornada praticada pelos colaboradores pode demandar bastante tempo e atenção de todos os envolvidos, principalmente em empresas com quadros acima de 20 colaboradores, que possui obrigações legais quanto a gestão de ponto.

É necessário realizar o registro correto de entrada e saída, bem como os intervalos praticados, as horas extras, realizar o controle de ausências, entre outras atividades.

O aplicativo de controle de ponto pode conceder agilidade em todos os processos, garantindo um acompanhamento eficiente, ao alcance das suas mãos.

Facilita a avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode ser desgastante em empresas que não possuem suas rotinas automatizadas, pois não é simples gerar indicadores sobre a atuação de cada um dos colaboradores, sem o auxílio de um sistema de gerenciamento.

O controle de ponto online pode auxiliar nessa atividade, a plataforma Oitchau possui relatórios completos com indicadores que auxiliam na identificações de padrões comportamentais de todos os colaboradores.

controle de ponto digital

Conheça alguns dos relatórios que podem ser gerados com um simples toque na tela:

  • Absenteísmo: saiba quais os colaboradores estão ausentes da jornada de trabalho, os motivos apresentados e qual a periodicidade;
  • Horas extras: identifique quais os colaboradores estão sobrecarregados, em quais áreas e os motivos para tal;
  • Marcações incorretas/indevidas: acompanhe as inconsistências na marcação do ponto em tempo real, com um simples relatório.

Aderência às exigências legais

Uma gestão de ponto praticada de forma incorreta, sem considerar todos os aspectos legais, é um dos principais causadores de ações trabalhistas.

O legislação trabalhista é bem rígida em relação as obrigações legais de uma empresa com seus colaboradores. Por isso, é muito importante que a empresa invista em um controle de ponto efetivo.

Para que dessa forma, a empresa esteja resguardada contra possíveis ações judiciais de cunho trabalhista.

Como escolher o melhor app de controle de ponto para o seu negócio?

Se você ainda está em dúvidas sobre o melhor aplicativo para controle de ponto para a sua empresa, que se encaixe com todas as particularidades e necessidades do seu negócio, fique de olho das funcionalidades do sistema.

Confira algumas funções essenciais para o seu negócio:

  • Interface simples e prática;
  • Possibilidade de inclusão de jornada flexível;
  • Criação de banco de horas;
  • Interação com holerite;
  • Espelho-ponto;
  • Garante implementação simplificada;
  • Atende à quantidade de colaboradores do quadro;
  • Acompanha o crescimento do negócio;
  • Geração de relatórios de forma simples e prática;
  • Possui o melhor custo x benefício.

Esses são as principais funcionalidades e requisitos para a escolha de um aplicativo de gestão de ponto. E o mais importante, procure pelas empresas que permitam um teste avaliativo, para que você possa conhecer mais sobre o produto e ver o seu funcionamento na prática.

A plataforma Oitchau permite a realização de um teste grátis com todos os recursos disponíveis, além de atender todos os requisitos de um sistema eficiente para sua empresa.

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau