Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

5 Melhores estratégias para seleção de candidatos e contratação

Já não é mais novidade que o capital humano de uma empresa é seu maior bem. Uma das responsabilidades do Recursos Humanos é selecionar e contratar os melhores talentos para que a empresa colecione profissionais de alta performance e, assim, alcançar todos os seus objetivos.

Para que o processo de seleção de candidatos e contratação seja o mais eficiente possível, o profissional de RH deve levar em consideração uma série de fatores, como a cultura da empresa, conhecimento técnico, experiência, entre outros.

Obviamente, não há uma fórmula para que o RH seja sempre bem-sucedido nas seleções e contratações. No entanto, há estratégias que beneficiam as partes envolvidas e facilita a identificação do candidato mais adequado.

Neste artigo, vamos apresentar cinco melhores estratégias para selecionar e contratar candidatos. Acompanhe!

1. Defina o perfil do profissional que procura

O primeiro passo para ter sucesso na seleção e contratação de candidatos é definir claramente o perfil comportamental e profissional que deseja que ocupe a vaga. Reflita sobre os seguintes fatores:

  • Experiência no segmento;
  • Experiência na função que ocupará;
  • Conhecimento e habilidades técnicas relacionadas ao cargo;
  • Talentos especiais;
  • Relacionamento interpessoal, entre outros.

De nada adianta contratar um candidato tenha experiência e conhecimento técnico para a função se ele não estiver alinhados com os valores e a missão da empresa. Por esse motivo, a definição do perfil é fundamental para o sucesso desta estratégia.

Documentos Admissionais

2. Procure nos lugares certos

Ao longo dos anos, muitos gestores de pessoas vão acumulando contatos de profissionais e formam seu próprio banco de talentos, categorizado por capacidade, experiência, etc., para facilitar sua busca no momento de encontrar o profissional adequado para preencher uma vaga. O networking é uma ferramenta valiosa para o RH.

Quando não há um banco de talento, o profissional de RH deve buscar pelo perfil que deseja utilizando o próprio processo seletivo para atrair os candidatos. Em alguns casos, o profissional mais adequado já está na empresa, mas em outro departamento.

Assim, uma boa estratégia é começar procurando internamente, pois o colaborador já está alinhado à cultura organizacional e, depois, se for o caso, procurar por indicações ou utilizando buscas em sites especializados, como o Linked.In.

3. Triagem inicial

Processos seletivos longos e burocráticos são coisa do passado! Agora, quanto mais breve e assertivo for a seleção e contratação de um profissional, mais economia de tempo e recursos para as empresas.

Portanto, vá direto ao ponto e faça uma triagem inicial com os candidatos. Logo na primeira entrevista, peça para que eles realizem um teste de habilidades ou avaliação de conhecimento que comprovem sua experiência e conhecimento técnico para o cargo.

Dessa forma, poderá eliminar os candidatos que não cumprem com todos os requisitos da vaga e focar nos que estão mais aptos.

4. Competência x experiência

A maneira mais adequada de encontrar o candidato com o perfil que deseja em um processo de seleção é avaliá-lo por competências, em vez de por experiência.

Estas duas características nem sempre andam de mãos dadas e, por esse motivo, um recém formado pode ser muito mais competência para ocupar um cargo do que um profissional com maior tempo de experiência.

5. Utilize mapas de perfis comportamentais

O mapa de perfil comportamental permite que a empresa possa avaliar o comportamento de um candidato, com o intuito de saber se ele vai de encontro às expectativas da empresa.  Atualmente, já é possível encontrar softwares para aplicar esta ferramenta importante para identificar o profissional que terá maior facilidade para se adequar à cultura da empresa.

O colaborador que acredita nos valores e na missão da empresa é mais engajado e tende a permanecer na empresa por mais tempo que um colaborador que parece não se encaixar.

Para a empresa, colaboradores engajados e alinhados à cultura da empresa promovem o desenvolvimento sólido e mais eficiência para alcançar as metas estabelecidas.

A área de Recursos Humanos oferece diversos de desafios. Para lidar com pessoas, é preciso levar em consideração que os comportamentos estão em movimento e,  por isso, sempre mudando. Dessa forma, é preciso atentar-se às principais tendências e acompanhar as inovações da área.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau