Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
terceirizados

Terceirizados: como fazer o controle de ponto? Entenda!

Muitas vezes, a equipe é comporta por colaboradores que são terceirizados, ou seja, contratado para serviços por meio de empresa, intermediária entre ele e o tomador de serviços, mediante contrato de prestação de serviços. Isso é cada vez mais comum em projetos. Também pode ocorrer da empresas terceirizar toda a equipe, como acontece com as equipes de segurança e limpeza, por exemplo.

Com a simplificação da terceirização no Brasil, ocorrida no governo de transição a alguns anos, ocorreu um no número de colaboradores terceirizados, exigindo também ao gestor adotar maneiras legais de fazer o controle de ponto destes terceirizados.

Aumento de terceirizados

As regras legais foram alteradas recentemente quanto aos terceirizados e as obrigações das empresas. A Lei 13.429/2017 e a reforma trabalhista ampliou as possibilidades de atuação das empresas junto aos terceirizados. O serviço terceirizado se tornou mais comum, mas não menos fiscalizado.

Segundo o IBGE, no Brasil até 2018 tinha 22% dos trabalhadores formais terceirizados atuando. Com o grande aumento do desemprego, a previsão é que as empresas continuem contratando neste modelo, aumentando o número de terceirizados nos próximos anos.

Vale ressaltar que o profissional terceirizado não é um profissional informal e tem direitos. Muitas empresas acreditam que ao terceirizarem terão grandes vantagens e não precisaram arcar com responsabilidades na relação de trabalho. E isso não é verdade. Veja a seguir quais são as implicações legais deste tipo de trabalhador.

O que são colaboradores terceirizados?

Os colaboradores terceirizados são aqueles contratados para prestar serviço dentro de uma empresa, sem vínculo empregatício direto. Se antes da reforma trabalhista apenas atividades podiam funcionar neste modelo de contratação, como era o caso de profissionais da limpeza, manutenção de equipamentos, segurança, recepção e outras, agora este tipo de contratação chega a quase todos os campos de atuação,

Uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode contratar colaboradores terceirizados e equipes inteiras para realizar atividades de programação de softwares ou testes, por exemplo, algo muito comum.

Esta primeira empresa pode contratar uma empresa que se encarrega da contratação, recolhimento do INSS, pagamento de salário e benefícios, e estas obrigações recaem sobre ela.

Controle de ponto descomplicado para terceirizados

Mas não basta contratar terceirizados para expandir as possibilidades da sua empresa. É preciso controlar os seus horários, entradas e saídas, com precisão. É uma obrigação efetivar o controle de ponto também entre funcionários terceirizados, responsabilidade esta da empresa contratada. Contudo, se a sua empresa faz uso deste tipo de serviço, deve estar atento para que todos os direitos (como banco de horas ou horas extras) sejam concedidos.

Conforme determina a Lei 13.429, a empresa que contrata colaboradores terceirizados deve garantir os mesmos benefícios concedidos aos profissionais em regime de CLT. Todas as obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços devem ser garantidos.

Inadimplência

Contudo, em caso de inadimplência das obrigações trabalhistas há implicações para o tomador dos serviços, conforme descrito na súmula 331 do Ministério do Trabalho. Isso significa que se a terceirizada não cumprir com as obrigações, o compromisso passa a ser da empresa contratante dos serviços. E por este motivo, vale a pena conferir todo o procedimento de controle de ponto de funcionários terceirizados atuantes em sua empresa.

Além disso, garantir que o colaborador tenha os seus direitos respeitados, pois isso contribui com o bem-estar no ambiente de trabalho e com a boa imagem da empresa junto aos seus públicos. O funcionário contratados e os efetivos se tornam mais engajados e motivados.

A responsabilidade dos gestor é, desta forma, se inteirar de como o controle de ponto é feito e, se necessário, indicar a contratação de uma solução digital que ofereça mobilidade corporativa.

Isso inclusive quando os colaboradores terceirizados executam atividades externas, necessitando de uma solução mais pontual com as suas condições de trabalho. O controle de ponto dos terceirizados deve ser feito separadamente, já que só pode ser utilizado por trabalhadores inscritos sob um mesmo CNPJ.

Futuro da Terceirização

A nova lei da terceirização trouxe muitas vantagens para as empresas e abre novos rumos para a economia. Além disso, oferece mais segurança jurídica aos trabalhadores e aos empregadores, o alcance facilitado de serviços especializados pelas empresas, e a simplificação da estrutura administrativa da companhia – com redução significativa dos custos.

As relações de trabalho também são mais dinâmicas com a terceirização da mão de obra. Quando a empresa tomadora dos serviços ou o terceirizado não tiver mais interesse em manter o trabalho, o empregado poderá ser realocado pela empresa prestadora do serviço em outra empresa contratante, sem perdas da sua função ou estabilidade e sem burocracia para todas as partes.

A diminuição de custos das folhas de pagamento é outra realidade da terceirização, o que facilita-se a criação de vagas de emprego. Houve de fato uma evolução nas relações de trabalho, com mais proteção e segurança jurídica tanto ao tomador quando ao prestador de serviço.

Quanto ao futuro desta modalidade de trabalho, espera-se que mais empresas venham a aderir a terceirização, não apenas de serviços de base, mas de serviços mais especializados, como desenvolvedores de software ou profissionais estratégicos em projetos.

Controle de ponto Oitchau

Uma dica de controle de ponto eficiente e transparente entre colaboradores, empresa contratante e contratada é o controle de ponto digital, que atende às necessidades legais.

A solução Oitchau é uma plataforma inteligente de controle e marcação de ponto com diversas funcionalidades para apoiar nas marcações de horários da rotina de trabalho e serve para todos os tipos de colaboradores da sua empresa.

Veja algumas vantagens oferecidas pela plataforma Oitchau:

Mobilidade – Os colaboradores terceirizados não precisam se deslocar até a empresa que os contratou para efetivar o ponto e depois seguir para a empresa que os contratou. Isso só geraria gastos de tempo de dinheiro. Com a solução Oitchau, o colaborador pode registrar a jornada de qualquer local de trabalho, por meio de dispositivos eletrônicos como celular, computador ou tablete.

Integração e escalabilidade – Com Oitchau, você pode adquirir o serviço na medida da sua necessidade, conforme a quantidade de colaboradores que possui. É possível expandir o seu plano gradualmente. Você obtém todas as informações integradas deste processo em um só lugar e poderá tomar decisões mais assertivas.

Segurança de dados e registros – O sistema Oitchau é seguro e integrado e utiliza os mais recentes protocolos para evitar fraudes e erros. O sistema permite o acesso por leitura biométrica facial para impedir que qualquer colaborador se passe por outro. O acesso de dados pode ocorrer em tempo real e as possibilidades ao colaborador são limitadas na hora da marcação.

Marcação de ponto off-line – E mesmo que não haja conexão de internet disponível, é possível fazer a marcação e o controle de ponto off-line.

Diferentes modalidades de trabalhos e segmentos – A solução Oitchau possui amplas possibilidades de configurações de controle de ponto, como gestão completa da jornada de trabalho (semanal, flexível, turnos), controle de férias, controle de equipes externas por GPS, e muito mais.

Flexibilidade para empresas de diferentes segmentos – O sistema Oitchau é flexível e pode atender a diferentes tipos de empresas e de distintos segmentos – como condomínios, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, empresas de terceirização de mão de obra e outros tipos de negócios. Há uma funcionalidade para terceirizados que permite criar relatórios por clientes em tempo real.

Em suma, estes são alguns diferenciais do sistema Oitchau:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

O sistema eletrônico Oitchau oferece várias vantagens sobre os demais, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais. É a tecnologia aplicada ao seu negócio!

Realize um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais! O sistema se integra com outras ferramentas digitais. Veja mais nesta página.

Veja também: Scrum: entenda como agilizar sua equipe com a metodologia

Gostou das novidades sobre controle de ponto para terceirizados? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau